Apelidos carinhosos em espanhol: aprenda os mais populares
Hora de conhecer os apodos románticos y cariñosos mais comuns em espanhol!
Espanhol · Por Taylor Oliveira
3 de janeiro de 2023, às 09:00
Uma maneira de demonstrar afeto e expressar sentimentos por alguém é lhe dar um apelido carinhoso. E você sabe como são os apelidos carinhosos em espanhol?
Seja numa relação amorosa, entre familiares ou amigos íntimos, os apelidos são tão frequentes que, em alguns casos, chegam a ser mais usados que os nomes próprios das pessoas. Por isso, vem com a gente para aprender os apelidos carinhosos mais comuns em espanhol!
Apelidos carinhosos em espanhol
Antes de mais nada, vamos relembrar um ponto importante: a palavra apellido significa sobrenome em português. Para dizer apelido em espanhol, usamos as palavras apodo, sobrenombre ou mote. Cuidado para não se confundir com esses falsos cognatos!
Quando falamos de apodos cariñosos, é fundamental ter em mente, também, que a troca de apelidos entre duas pessoas exige certo nível de confiança e intimidade. Entre parejas (casais), é bem comum apodos empalagosos (apelidos melosos) e cursis (bregas).
Contudo, nem todo mundo gosta ou acha, de fato, romântico esse gesto. Muitas vezes, depende do contexto e até da região em que são utilizados, uma vez que os apelidos em espanhol podem variar de significado de um lugar para outro.
Em geral, os apelidos são nomes ou adjetivos que destacam uma característica marcante de uma pessoa. Por serem parte da linguagem informal, seu uso não está obrigatoriamente atrelado ao seu significado literal, em especial quando se trata de um flerte ou cantada.
Confira alguns dos apelidos carinhosos em espanhol mais comuns usados entre namorados e amigos:
- amor (amor)
- bebé/beba; bebecito/a (bebê; bebezinho/a)
- bombón (bombom)
- cariño (querido/a; meu bem)
- corazón (coração)
- dulzura (docinho)
- diosa (deusa)
- hermoso/a (lindo/a)
- mi niño/a (meu menina/minha menina)
- mi vida (minha vida)
- muñeca (boneca)
- nene/a (bebê; querido/a)
- osito (ursinho)
- rey/reina (rei/rainha)
- peque (pequena)
- precioso/a (precioso/a)
Como podemos observar, uma maneira de demonstrar intimidade é através da adição do pronome possessivo mi (meu/minha) antes do apodo. Isso acontece, por exemplo, em mi cielo, outro apelido carinhoso em espanhol muito utilizado.
A tradução literal de mi cielo é “meu céu”, que, a depender do contexto, pode ter o mesmo sentido de “meu bem” ou “meu amor”, como aparece na letra e no clipe de HAWÁI, grande sucesso do Maluma:
Deja de mentirte
Pare de mentir para si mesma
La foto que subiste con él, diciendo que era tu cielo
Aquela foto que você postou com ele, dizendo que ele era seu bem
Bebé, yo te conozco tan bien, sé que fue pa’ darme celos
Meu amor, eu te conheço tão bem que sei que foi só para me fazer ciúmes
Na internet, os hispanohablantes adotaram a forma mi ciela para tratar alguém com ironia, embora algumas pessoas utilizem de maneira carinhosa também.
Um meme bastante popular com esse apelido é o “no mi ciela” (não, querida), usado quando você quer se recusar a alguma coisa, porém de modo divertido e glamouroso.

Já o apelido mi amor (meu amor) possui a variante amor mío (amor meu). Nesse caso, o mi deixa de ser um pronome e se torna um adjetivo possessivo. O mesmo vale para mi vida e vida mía.
Gordi
Um apelido carinhoso em espanhol muito comum em países como Argentina, Chile e México, entre outros, é gordi ou gordis. Equivale a chamar alguém de fofo ou fofa em português, sem estar necessariamente ligado à aparência física da pessoa. Entretanto, pode soar ofensivo quando usado para menosprezar alguém gordo/a.
Mami, papi
Bem frequentes entre as gírias de reggaeton, os apelidos mami e papi, assim como suas variações mamita, mamacita e papacito, são usados para descrever uma mulher ou homem atraentes. Nesse sentido, possuem um apelo mais sexual, o que pode ser ofensivo se não houver intimidade entre as pessoas.
Por outro lado, mami e papi também podem ser maneiras carinhosas de chamar uma amiga ou amigo em espanhol, algo como chamar alguém de gata ou gato em português.
Saiba como elogiar a beleza de alguém em espanhol
As palavras hermoso e hermosa são apodos cariñosos muito frequentes para quem fala espanhol. Mas essas não são a única forma de se referir a beleza de uma pessoa no idioma. Quer aprender outras? Então confira como dizer linda em espanhol e enriqueça seu vocabulário!