Banana em espanhol: entenda a pronúncia correta dessa fruta
Saiba como pronunciar banana em espanhol e conheça outras formas de se referir à fruta.
Espanhol · Por Bianca Carvalho
18 de outubro de 2022, às 09:00
Embora português e espanhol compartilhem diversas semelhanças, nem tudo é o que parece entre os dois idiomas. Podemos observar isso no caso da palavra banana em espanhol que, apesar de sua escrita ser igual à do português, a pronúncia é diferente.
Para entender de vez como pronunciar banana em espanhol de maneira correta e aprender outras formas de se referir a essa fruta, continue até o final, pois vamos te explicar tudinho!
Como se fala banana em espanhol
Se você está aprendendo espanhol há algum tempo e mantém contato com o idioma, possivelmente já percebeu que para falar banana, podemos usar a mesma palavra que temos em português.
Contudo, a pronúncia nas duas línguas é diferente, pois as vogais em espanhol não são nasalizadas, como é comum acontecer no português. Inclusive, essa é uma das principais diferenças na pronúncia do alfabeto em espanhol!
Portanto, para pronunciar banana, em vez de dizermos “banãna” ou “bãnãna”, o mais adequado é dizer “banana”, com todas as vogais abertas. Perceba que o movimento que sua boca fará será igual nos três as!
Como guia, você pode dizer a letra A três vezes e, em seguida, encaixar as consoantes. A penúltima sílaba deve ser pronunciada mais forte, porque, assim como no português, banana em espanhol é uma palavra proparoxítona.
Outras formas de dizer banana em espanhol
Como você já sabe, é bastante comum que determinadas palavras mudem bastante entre as variações regionais do espanhol – um fenômeno comum que inclusive pode acontecer dentro do próprio Brasil, por exemplo.
Alguns outros nomes para banana em espanhol são:
- banano
- plátano
- guineo
- cambur
- gualele
A forma plátano é a usada com mais frequência em países como Espanha, Guiné Equatorial, Bolívia, Chile, Equador, Cuba e México.
Há duas frases coloquiais muito interessantes com a palavra plátano:
- Estar más pelado que un plátano, usada em Cuba para indicar que alguém está liso, sem dinheiro;
- No comer plátano por no botar la cáscara, expressão peruana usada para dizer que uma pessoa é mão de vaca: não come a banana para não jogar a casca fora.
Por outro lado, banana tem uso mais comum em regiões como Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.
Inclusive, no Uruguai a palavra banana pode ser usada de maneira bastante similar à que temos no Brasil: para chamar uma pessoa de boba, idiota!
Por sua vez, a palavra cambur é mais frequente na Venezuela, enquanto a forma banano tem uso mais difundido em países da América Central, como Nicarágua, Honduras, Costa Rica e Guatemala.
Temos, ainda, gualele em partes da Bolívia, e guineo em determinadas regiões da América Central e da América do Norte, como México, Panamá, El Salvador, Honduras, dentre outros.
Note que, embora cada região e falante do idioma priorize o uso de uma forma e não outra para dizer banana em espanhol, ao final, a diferença de vocabulário não costuma impedir a comunicação entre os hispanohablantes.
Aprenda sobre outras frutas em espanhol
Algumas coisas podem ter mais de uma palavra correspondente, como acontece com a banana em espanhol, que você acabou de ver. Uma explicação para isso é a quantidade de países que falam o idioma: de modo oficial são 21, para sermos mais exatos.
E a banana não é a única fruta cujo nome pode variar, hein? Aproveite e descubra como falar morango em espanhol!