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Como começar a dar aulas particulares? 6 dicas para você dar os primeiros passos

Inglês · Por Larissa Granato

11 de abril de 2022, às 17:00

Não é fácil começar a empreender, mas também é verdade que nem os melhores professores autônomos de idiomas começaram sua carreira sabendo como dar aulas particulares. Todos precisam partir de algum lugar! 

Há muitos fatores a serem considerados antes que você decida se tornar um professor particular, e trouxemos alguns dos principais pra te ajudar a começar essa jornada. 

Dos amantes de metodologias tradicionais aos que querem ensinar idiomas com música, todos que querem começar a empreender enquanto ensinam têm algo a aprender por aqui. Vamos lá? 

Como dar aulas particulares?

Ser proficiente no idioma que você quer ensinar é essencial, mas não é o suficiente para ser um bom profissional. Você não precisa de licenciatura para dar aulas particulares, mas suas aulas e sua rotina ainda precisam ser bem estruturadas. 

Neste texto, você vai aprender mais sobre dar aulas particulares através de dicas sobre…

  • Autogerenciamento;
  • Seleção de material didático;
  • Engajamento de alunos;
  • e muito mais! 

1. Saiba se autogerenciar

Para se tornar um professor particular de sucesso, a organização é essencial. Agende suas aulas com antecedência, levando em consideração o tempo necessário de planejamento, suas horas de descanso e os horários disponíveis do aluno.

Ferramentas como calendários e blocos de nota online ou agendas e planners físicos podem ser de grande ajuda nessa etapa de agendamento.

Na plataforma de contratação de professores do Letras Academy, por exemplo, você pode disponibilizar horários de atendimento dentre os quais os alunos podem escolher; a automatização desse processo evita conflitos e torna tudo mais prático para ambas as partes. 

Quadro de horários de aulas

Também é importante que você esteja preparado para imprevistos! Uma sugestão é a redação de um contrato onde são detalhados todos os direitos e deveres do seu aluno e cliente, além das consequências de eventuais cancelamentos, faltas ou atrasos.

2. Decida quanto cobrar pelas suas aulas

E falando em sair caro, quanto se cobra numa aula particular? Você já deve imaginar que não há uma única resposta certa. Apesar de não haver um preço universal para aulas particulares de idioma, essas são algumas questões que você deve considerar na hora de precificar suas aulas:

  • Qual o tempo da sua hora-aula? O preço pode variar dependendo do tamanho das suas aulas. A hora-aula mais comum dura 50 minutos!
  • Quanto tempo você investiu no planejamento das suas aulas? Se todos os seus materiais são personalizados, isso pode implicar no aumento dos seus valores!
  • Quanta experiência de ensino você tem? Professores mais experientes podem cobrar mais por suas aulas.
  • Qual seu público-alvo? Cada público-alvo tem suas particularidades na hora de desembolsar a mensalidade de um curso. Adolescentes dependentes dos pais e executivos de uma multinacional provavelmente não tem a mesma renda ou os mesmos objetivos de aprendizagem.
  • Quanto você investe em formação, ferramentas, infraestrutura, e deslocamento? Para compensar seus gastos, os preços precisam aumentar.
  • Qual o tamanho da sua concorrência? Quanto mais concorrentes, mais competitivos devem ser seus preços! Cursos mais exclusivos podem custar um pouco mais caro.
  • Alunos que agendam mais horários recebem algum desconto? Elaborar “pacotes” pode ser uma boa forma de organizar seus preços.
  • Quanto da sua renda depende dessas aulas? É interessante estabelecer preços competitivos, mas não ao custo das suas necessidades básicas. 

Tendo decidido a “mecânica” por trás do seu negócio, está na hora de pensar no seu dia a dia como professor particular. 

3. Escolha o tipo de aula mais confortável pra você

Uma grande vantagem das aulas particulares é a flexibilidade. Você pode decidir como serão seus encontros dependendo das suas prioridades e das dos seus alunos.

Duas escolhas principais devem ser feitas: suas aulas serão online ou presenciais? Elas serão individuais ou em grupos? Ao fazer essas escolhas, tenha em mente que:

  • Aulas online demandam ferramentas adequadas e experiência com ambientes virtuais. Você tem uma boa conexão com a internet? Sua casa tem um espaço com privacidade e iluminação apropriada? Você tem domínio das plataformas necessárias para encontrar seus alunos e receber/reenviar as atividades deles?
  • Aulas presenciais demandam tempo de deslocamento e espaço. Onde serão ministradas suas aulas particulares? Em quanto tempo você e seus alunos conseguem chegar nesse lugar?
  • Aulas individuais têm muuuuito potencial para personalização! Você pode construir o conteúdo programático de acordo com as necessidades, ritmo e objetivos de cada aluno.
  • Aulas em grupo criam ótimas oportunidades de interação na língua-alvo e atividades com dinâmicas interessantes para seus alunos. Além disso, elas permitem que você tenha mais “clientes” ocupando menos espaço na sua agenda.

Cada um desses estilos de aula tem seus prós e contras, o importante é manter suas expectativas realistas e saber qual deles se encaixa melhor na sua rotina e apresenta um maior atrativo para seu público-alvo. 

4. Selecione o material didático com cuidado

Você pode adotar um material preexistente ou criar o seu próprio, mas, como já discutimos antes, a possibilidade de personalização é um grande benefício das aulas particulares.

Isso significa que o material didático usado nas suas aulas pode ter de tudo um pouco: dos livros tradicionais às listas de exercícios redigidas por você mesmo. 

Exercícios

Caso você escolha basear a maior parte das suas aulas num livro didático específico, lembre-se que tanto você quanto seus alunos precisam adquiri-lo.

Se você escolher trabalhar principalmente com materiais originais, a pesquisa é imprescindível; compare currículos e metodologias de outros cursos, explore formatos diferentes de exercícios, e separe tempo suficiente para elaborar cada aula.

Seja qual for a sua escolha, há uma infinidade de recursos adicionais à sua disposição na internet. Você pode recomendar listas de exercícios disponíveis gratuitamente para que seus alunos continuem praticando o novo idioma, além de indicar fontes confiáveis de pesquisa para dúvidas pontuais relacionadas a gramática ou vocabulário. 

Além de tornar suas aulas mais dinâmicas, toda essa variedade é muito enriquecedora para sua experiência como professor e para a construção de conhecimento do seu aluno.

5. Engaje seus alunos

Outra função do material didático, se bem trabalhado, é a de engajar seus alunos. Mantenha suas aulas sempre atualizadas trazendo exemplos relevantes para o contexto de ensino.

Seja uma notícia relacionada a cultura pop, uma canção que eles gostam, ou um texto a ser lido para a escola ou trabalho, incrementar seus materiais com conteúdo obviamente aplicável no dia a dia agrega valor às suas aulas particulares.

A avaliação também é uma etapa essencial tanto para o ensino quanto para a fidelização dos seus alunos como clientes; tenha critérios claros de avaliação durante provas e atividades para não deixar dúvidas quanto ao progresso e às áreas a serem trabalhadas para que o seu aluno avance no idioma. 

Se o aprendiz não se identificar com suas aulas ou não tiver um senso de propósito, ele provavelmente não se sentirá motivado a continuar estudando com você.

6. Divulgue seu trabalho e mostre seus diferenciais 

Como mencionamos antes, o conhecimento profundo do idioma deixou de ser um diferencial e se tornou um pré-requisito. Para se destacar, você deve investir nos aspectos que tornam suas aulas únicas, e seus próprios alunos podem te ajudar a descobrir quais são esses aspectos.

Preste atenção ao feedback recebido; as aulas são divertidas? Você consegue deixar simples os assuntos que parecem complexos? Sua ética profissional e pontualidade são invejáveis? Encontre os pontos positivos comuns a seus encontros e os use ao seu favor.

E se você está se perguntando “e onde eu encontro esses alunos?”, não se preocupe. A divulgação é essencial para qualquer profissional autônomo e essas são algumas das nossas sugestões de como anunciar suas aulas particulares:

  • Redes sociais; use suas plataformas, por menores ou maiores que sejam, para compartilhar informações sobre suas aulas. Fale sobre sua experiência profissional, sua disponibilidade de horários e a estrutura das suas aulas. 
  • Networking; entre em contato com outros professores particulares através das redes sociais ou eventos específicos da categoria. Outros profissionais podem, além de te recomendar para alunos, oferecer insights importantes sobre a profissão.
  • O famoso “boca a boca”; peça que um amigo ou ex-aluno te recomende quando a oportunidade surgir, comente com vizinhos e conhecidos que você dá aulas particulares de idiomas. 

Comece a empreender como professor particular de idiomas

No Letras Academy, você pode dar aulas particulares dos mais diversos idiomas: inglês, espanhol, francês, japonês, coreano e outros!

Você tem a possibilidade de marcar encontros personalizados e usar todas essas vantagens, que agora você conhece bem, para se tornar um professor de sucesso. Confira a nossa plataforma!

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