Doces coreanos: aprenda como se diz e conheça alguns
Descubra alguns doces coreanos e aprenda todo o vocabulário relacionado!
Coreano · Por Agueda Kim
8 de abril de 2023, às 09:00
Comer doces geralmente nos ajudam quando estamos tristes e estressados. E por que não escolher doces coreanos para adoçar a vida?
Já sabemos como nomear os sentimentos em coreano para falar como estamos, agora aprenderemos como falar dos doces que queremos provar!
Como dizer doce e doces em coreano
Em coreano, para dizer que algo é doce, usamos o verbo adjetivo 달다 (/dalda/). No dicionário oficial coreano ainda não existe uma palavra específica que abrange vários tipos de doces como a palavra “doces” em português ou “sweets” em inglês.
No entanto, recentemente, surgiu a expressão informal “달달구리” (/daldalguri/) ou “달다구리” (/daldaguri/), que abrange qualquer comidinha doce. 😍
Além disso podemos dizer o tipo de refeição em questão, como 간식 (/gansik/, lanche) e 후식 (/husik/, sobremesa), ou até especificar o tipo do doce:
사탕 (/satang/) | bala |
아이스크림 (/aiseukeurim/) | sorvete |
초콜릿 (/chokollit/) | chocolate |
케이크 (/keikeu/) | bolo |
Existe o termo 군것질 (/gungeotjil), para pequenos lanches que comemos fora da refeição. Normalmente são salgadinhos e petiscos, que nem sempre são doces. Então, cuidado ao usá-lo.
Doces coreanos: delícias para saborear
Quando pensamos em doces, a primeira imagem que vem à mente são os doces europeus, aqueles de confeitaria, não é mesmo? Mas hoje, não vamos falar deles.
Conheceremos alguns doces coreanos, típicos ou não, para que você possa provar algum dia!
약과 (/yakgwa/)
É um dos doces típicos da Coreia do Sul. É feito com óleo de gergelim em farinha finamente peneirada, adiciona-se mel e álcool, formando uma massa, em seguida é formatada da maneira correta e fritada em óleo.

Diz-se que a palavra 약 (/yak/, remédio) foi colocada no nome porque antigamente o óleo e o mel eram escassos e eram utilizados como remédios.
유과 (/yugwa/)
É outro doce típico da Coreia do Sul. Feito com 찹쌀가루 (/chapssalgaru/), farinha de arroz glutinoso, formando uma massa com formato adequado e frito em óleo vegetal.
Após frito é coberto por mel ou xarope, para que o arroz frito, sementes de gergelim ou outros grãos e nozes grudem bem.
떡 (/tteok/)
Esse não pode faltar quando se fala de doces coreanos. 떡 é um termo geral que usamos para chamar os bolinhos preparados com arroz (glutinoso ou não glutinoso) ou outros grãos pulverizados ou triturados e cozidos.
Eles podem ser cozinhados de diversas maneiras e com ingredientes diversos, por isso os formatos, as texturas e os gostos são bem variados. Dos que são doces, podemos mencionar:
송편 (/songpyeon/)
Aqueles que comemos em dias festivos tradicionais, como o 추석 (/chuseok/). Pode conter recheios de pasta de feijão doce, semente de gergelim e castanhas com mel.

꿀떡 (/kultteok/)
Bolinho de arroz com recheio de mel ou açúcar mascavo com semente de gergelim. Às vezes misturado com pó de morango ou de abóbora para dar cor.
무지개떡 (/mujigaetteok/)
Feito em dias de festas como o de 백일 (/baekil/), centésimo dia de vida, primeiro aniversário, casamento e sexagésimo aniversário. É um doce coreano colorido como o arco-íris, por isso o 무지개 (/mujigae/, arco-íris) no nome.

São feitos dividindo a farinha de arroz não glutinosa em várias cores, peneirando o pó, adicionando açúcar e mel, misturando-os e empilhando-os um a um para cada cor e cozinhando-os em uma panela a vapor. A farinha de arroz não glutinosa cozida sem cor, é chamada de 백설기 (/baekseolgi/).
강정 (/kangjeong/)
Esse doce coreano é feito misturando sementes de gergelim ou outros grãos em xarope e secando-os para que fiquem duros.
빙수 (/bingsu/)
Sobremesa coreana feita de gelo raspado, consumido com vários ingredientes como pasta de feijão doce, frutas, leite, 떡, xaropes, entre outros. Muito procurado no verão por ser refrescante.

Bebidas doces
Existem algumas bebidas doces que são também servidas como sobremesa ou lanche, sozinhas ou com algum petisco, veja:
식혜 (/sikhye/)
Bebida tradicional coreana, é feita a partir da fermentação de malte junto com arroz. Despeja-se água de malte sobre arroz cozido.

O líquido é peneirado e fervido cuidadosamente até que fique doce o suficiente, todo o sabor doce vem daí, sem adição de outro açúcar. Existe também o 식혜 de abóbora.
수정과 (/sujeongkwa/)
Essa é outra bebida tradicional da Coreia, feita fervendo água com gengibre e canela, adoçando-o com mel ou açúcar e depois resfriando-o, servindo com caquis secos e pinhões.
Conheça mais comidas coreanas
Agora que você conheceu alguns doces coreanos para saborear, que tal se aventurar mais a fundo na culinária e conhecer algumas comidas coreanas? Não pare de estudar.