Pular para o conteúdo

Doces coreanos: aprenda como se diz e conheça alguns

Descubra alguns doces coreanos e aprenda todo o vocabulário relacionado!

Coreano · Por Agueda Kim

8 de abril de 2023, às 09:00

Comer doces geralmente nos ajudam quando estamos tristes e estressados. E por que não escolher doces coreanos para adoçar a vida?

Já sabemos como nomear os sentimentos em coreano para falar como estamos, agora aprenderemos como falar dos doces que queremos provar!

Como dizer doce e doces em coreano

Em coreano, para dizer que algo é doce, usamos o verbo adjetivo 달다 (/dalda/). No dicionário oficial coreano ainda não existe uma palavra específica que abrange vários tipos de doces como a palavra “doces” em português ou “sweets” em inglês.

No entanto, recentemente, surgiu a expressão informal “달달구리” (/daldalguri/) ou “달다구리” (/daldaguri/), que abrange qualquer comidinha doce. 😍

Além disso podemos dizer o tipo de refeição em questão, como 간식 (/gansik/, lanche) e 후식 (/husik/, sobremesa), ou até especificar o tipo do doce:

사탕 (/satang/)bala
아이스크림 (/aiseukeurim/)sorvete
초콜릿 (/chokollit/)chocolate
케이크 (/keikeu/)bolo

Existe o termo 군것질 (/gungeotjil), para pequenos lanches que comemos fora da refeição. Normalmente são salgadinhos e petiscos, que nem sempre são doces. Então, cuidado ao usá-lo.

Doces coreanos: delícias para saborear

Quando pensamos em doces, a primeira imagem que vem à mente são os doces europeus, aqueles de confeitaria, não é mesmo? Mas hoje, não vamos falar deles.

Conheceremos alguns doces coreanos, típicos ou não, para que você possa provar algum dia!

약과 (/yakgwa/)

É um dos doces típicos da Coreia do Sul. É feito com óleo de gergelim em farinha finamente peneirada, adiciona-se mel e álcool, formando uma massa, em seguida é formatada da maneira correta e fritada em óleo.

doce yakgwa
Créditos: School Jam Blog | Naver

Diz-se que a palavra 약 (/yak/, remédio) foi colocada no nome porque antigamente o óleo e o mel eram escassos e eram utilizados como remédios.

유과 (/yugwa/)

É outro doce típico da Coreia do Sul. Feito com 찹쌀가루 (/chapssalgaru/), farinha de arroz glutinoso, formando uma massa com formato adequado e frito em óleo vegetal.

Após frito é coberto por mel ou xarope, para que o arroz frito, sementes de gergelim ou outros grãos e nozes grudem bem.

떡 (/tteok/)

Esse não pode faltar quando se fala de doces coreanos. 떡 é um termo geral que usamos para chamar os bolinhos preparados com arroz (glutinoso ou não glutinoso) ou outros grãos pulverizados ou triturados e cozidos.

Eles podem ser cozinhados de diversas maneiras e com ingredientes diversos, por isso os formatos, as texturas e os gostos são bem variados. Dos que são doces, podemos mencionar:

송편 (/songpyeon/)

Aqueles que comemos em dias festivos tradicionais, como o 추석 (/chuseok/). Pode conter recheios de pasta de feijão doce, semente de gergelim e castanhas com mel.

songpyeon
Créditos: Convenii

꿀떡 (/kultteok/)

Bolinho de arroz com recheio de mel ou açúcar mascavo com semente de gergelim. Às vezes misturado com pó de morango ou de abóbora para dar cor.

무지개떡 (/mujigaetteok/)

Feito em dias de festas como o de 백일 (/baekil/), centésimo dia de vida, primeiro aniversário, casamento e sexagésimo aniversário. É um doce coreano colorido como o arco-íris, por isso o 무지개 (/mujigae/, arco-íris) no nome.

mujigaetteok
Créditos: Blog DDBA | Naver

São feitos dividindo a farinha de arroz não glutinosa em várias cores, peneirando o pó, adicionando açúcar e mel, misturando-os e empilhando-os um a um para cada cor e cozinhando-os em uma panela a vapor. A farinha de arroz não glutinosa cozida sem cor, é chamada de 백설기 (/baekseolgi/).

강정 (/kangjeong/)

Esse doce coreano é feito misturando sementes de gergelim ou outros grãos em xarope e secando-os para que fiquem duros.

빙수 (/bingsu/)

Sobremesa coreana feita de gelo raspado, consumido com vários ingredientes como pasta de feijão doce, frutas, leite, 떡, xaropes, entre outros. Muito procurado no verão por ser refrescante.

bingsu
Créditos: KFOOD DW

Bebidas doces

Existem algumas bebidas doces que são também servidas como sobremesa ou lanche, sozinhas ou com algum petisco, veja:

식혜 (/sikhye/)

Bebida tradicional coreana, é feita a partir da fermentação de malte junto com arroz. Despeja-se água de malte sobre arroz cozido.

bebida coreana sikhye
Créditos: 더농부 | Naver

O líquido é peneirado e fervido cuidadosamente até que fique doce o suficiente, todo o sabor doce vem daí, sem adição de outro açúcar. Existe também o 식혜 de abóbora.

수정과 (/sujeongkwa/)

Essa é outra bebida tradicional da Coreia, feita fervendo água com gengibre e canela, adoçando-o com mel ou açúcar e depois resfriando-o, servindo com caquis secos e pinhões.

Conheça mais comidas coreanas

Agora que você conheceu alguns doces coreanos para saborear, que tal se aventurar mais a fundo na culinária e conhecer algumas comidas coreanas? Não pare de estudar.

comidas coreanas

Pratique seu coreano com música

Inscreva-se para receber conteúdos para treinar o idioma com letras e traduções.

Leia Também

Ver mais posts