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Tire todas suas dúvidas sobre como escrever um email em inglês

Aprenda as formalidades e principais pontos para redigir um e-mail em inglês.

Inglês · Por Felipe Oliveira

22 de junho de 2023, às 09:00

Seja para enviar um currículo, fazer solicitações, ou se comunicar no ambiente corporativo, os emails fazem cada vez mais parte de nossas vidas.

E se você estuda outro idioma, saiba que é muito importante saber fazer tudo isso em outra língua também! Por isso, vamos te ensinar tudo sobre como escrever um email em inglês! Are you ready?

Como falar seu email em inglês?

Tão importante quanto escrever um email em inglês é saber passar o seu endereço eletrônico no idioma.

Por isso, além de ter o alfabeto e os números na ponta da língua, você também precisa saber os símbolos mais comuns na hora de passar ou de anotar um email em inglês. Confira os principais símbolos utilizados:

SímboloNome em inglêsTradução
@atarroba
_underscoreunderline
dashhífen
.dotponto

Como começar um email em inglês?

Agora que você já sabe passar e receber endereços de email em inglês, está na hora de realmente começar a sua escrita!

Porém, antes de iniciar o texto, existem os campos da mensagem. Também é importante saber o que cada um significa, para não cometer erros.

CampoTradução
FromDe / Destinatário
ToPara
CC (carbon copy)CC (com cópia)
BCC (blind carbon copy)CCO (com cópia oculta)
SubjectAssunto

Além disso, quando recebemos um email temos a opção de reply (responder), reply all (responder todos) e forward (encaminhar). É comum, inclusive, encontrarmos a palavra forward escrita de forma abreviada, sendo então “Fwd”.

Com essa parte resolvida, chegou a hora de efetivamente escrever a mensagem do email. O primeiro passo é fazer uma saudação e introduzir o assunto. Nesse momento, é preciso estar atento ao nível de formalidade do seu email.

Em contextos profissionais, não se deve usar gírias e abreviações devem ser evitadas. Se for um email pessoal, vai depender do nível de intimidade que você tem com a pessoa.

Algumas formas de se iniciar um email são:

  • Dear [name] — Seria o nosso “prezado ou prezada”.
  • Dear Mr. / Dear Mrs. — Um pouco mais formal, pois utiliza pronomes de tratamento.
  • Hi / Hello — Um pouco mais informal, mas ainda aceito em ambientes de trabalho.
  • To whom it may concern — Usado geralmente quando você escreve para algum setor ou área, e não para uma pessoa específica. Significa “a quem interessar possa”.

Após a saudação, é bom ir direto ao ponto. Você pode se apresentar, caso seja sua primeira troca de mensagens com a pessoa, fazer um pedido, ou agradecer algum contato anterior, por exemplo.

  • My name is [name] and I’m a [position] at [company] (Meu nome é [nome] e eu sou [cargo] na [empresa]
  • I hope this email finds you well (Espero que este email lhe encontre bem)
  • I’m writing to you about (Estou te escrevendo sobre)
  • I’m reaching out about (Estou te contactando sobre)
  • I would like to inform (Gostaria de te informar)
  • I would like to remind you (Gostaria de te lembrar)
  • This message is in regards to (Essa mensagem é em relação a/ao)
  • As discussed previously (Como discutido previamente)
  • Thanks for contacting me (Obrigado por me contactar)

Expressões para email formal em inglês

Uma vez introduzido o assunto, o corpo do email pode ser de tamanho e formato variados. Porém, algumas palavras e expressões são comuns ao se desenvolver um texto de email formal em inglês.

Antes de tudo, você deve lembrar que sua comunicação deve ser clara e objetiva. Sua mensagem deve ser lida e entendida rapidamente por todos, sem necessidade de releitura e novas explicações.

Por isso, confira algumas frases e expressões para email formal em inglês:

  • I would like to schedule a meeting (Eu gostaria de agendar uma reunião)
  • I propose that we (Proponho que nós)
  • I am hereby attaching (Estou anexando)
  • Please find attached (Favor conferir o anexo)
  • I understand your concern, but (Eu entendo sua preocupação, porém)
  • I would like to apply for a job position (Eu gostaria de me candidatar a uma vaga de emprego)
  • I’m looking for an opportunity at your company (Estou em busca de uma oportunidade em sua empresa)
  • Feel free to contact me (Sinta-se livre para entrar em contato comigo)
  • Let me know if you need anything (Me avise se precisar de alguma coisa)

Como terminar um email em inglês?

Para finalizar um email em inglês, algumas dicas podem ser bastante úteis. Não se esqueça de manter o nível de formalidade até o final de sua mensagem.

Oferecer ajuda e pedir por um retorno são situações comuns, além de agradecer pelo tempo da pessoa que recebeu a mensagem.

Veja algumas formas de terminar um email em inglês:

  • Thank you for your time (Obrigado pelo seu tempo)
  • Thank you for your consideration (Obrigado pela sua consideração)
  • Thank you for your assistance (Obrigado pela sua ajuda)
  • I look forward to hearing from you (Aguardo seu retorno)
  • I look forward to your reply (Aguardo sua resposta)
  • I remain at your disposal for any further questions you may have (Estou à disposição para qualquer dúvida que surgir)
  • Please confirm upon receipt (Favor confirme o recebimento)

Para a saudação final, existem algumas maneiras formais. Confira:

  • Best regards (Atenciosamente)
  • Sincerely (Sinceramente)
  • Have a nice day (Tenha um bom dia)
  • Kind regards (Cordialmente)
  • All the best (Tudo de bom)
  • Cheers (Felicidades)
  • Respectfully (Respeitosamente)
  • Yours truly / Yours faithfully / Yours sincerely (Atenciosamente)

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