Eu em espanhol: descubra como dizer com alguns exemplos
Conheça os pronomes pessoais de primeira pessoa em espanhol.
Espanhol · Por Bianca Carvalho
7 de setembro de 2022, às 09:00
Falar sobre nós mesmos pode ser um desafio e tanto, principalmente quando precisamos fazer isso em um idioma diferente, não é mesmo? Para dizer eu em espanhol, podemos usar os pronomes pessoais: yo, mí, me e conmigo.
E agora, você vai conferir em primeira mão quando usar cada um deles! Bora lá?
Como se fala eu em espanhol
Existem quatro pronomes em espanhol que são usados para falar eu: yo, me, mí e conmigo. Mas você sabe a diferença entre cada um deles e quando usá-los?
Comecemos do começo: yo em espanhol é equivalente a eu em português. Ele é usado para designar a pessoa que fala ou escreve. É com ele, por exemplo, que a gente conjuga os verbos: yo soy, yo fui, yo era.
Yo fui al concierto de Rosalía en Brasil, soy su fan número uno. | Eu fui ao show da Rosalía no Brasil, sou a fã número um dela. |
Para pronunciar yo, existem quatro maneiras possíveis: /djô/, /iô/, /jô/ ou /xô/.
Já o me, é um pronome pessoal átono, usado muitas vezes como complemento ou como parte de um verbo pronominal ou reflexivo. Em português, ele corresponde à mesma palavra: me.
Me llamo Rocío, ¿y tú? | Eu me chamo Rocío, e você? |
Atente-se para a pronúncia! No português, é muito comum trocarmos o som de e por i ao final das palavras. Em espanhol, você pode dizer /mê/.
O próximo da nossa lista é o pronome mí, equivalente ao nosso mim. Esse pronome pessoal é sempre precedido de uma preposição e se pronuncia como se lê: /mí/.
Contudo, em alguns casos, mí pode ser traduzido como eu, já que é usado em algumas estruturas que não são comuns em português, como é o caso do verbo gustar. Veja:
A mí me encantaba comprar discos cuando era joven. | Eu adorava comprar cds quando era jovem. |
Cuidado para não confundir mí e mi, com e sem acento gráfico, ok? Embora a pronúncia dos dois seja a mesma, mí com acento é o pronome pessoal (correspondente a mim, em português), enquanto mi, sem acento, é o pronome possessivo (meu, minha).
Por último, o pronome conmigo, que, assim como mí, é um pronome pessoal tônico. O que acontece é que o pronome mí não vai acompanhado pela preposição con – não se diz con mí, mas sim conmigo.
Tanto a letra n quanto a letra m são pronunciadas, por isso devemos dizer /cônmigô/! Perceba como Luis Fonsi pronuncia essa palavra em Despacito:
Para que te acuerdes si no estás conmigo
Pra você se lembrar quando não estiver comigo
Além de mim: aprenda a dizer você em espanhol
Falar sobre outras pessoas costuma ser mais fácil do que falar sobre a gente, não é mesmo? 😂
Agora que você já sabe como falar eu em espanhol, por que não aproveita o embalo para aprender a falar sobre os outros também? Confira as diferentes formas de dizer você em espanhol!