Pular para o conteúdo

Gato em espanhol: entenda os significados dessa palavra

Aprenda a dizer gato em espanhol e descubra outros significados.

Espanhol · Por Bianca Carvalho

18 de novembro de 2022, às 09:00

Embora a língua espanhola tenha muitas palavras semelhantes ou até mesmo iguais ao português, nem sempre podemos usá-las no mesmo contexto, pois elas podem causar uma confusão danada, como acontece com a palavra gato em espanhol.

Enquanto em português, gato e gata podem se referir tanto ao animal de estimação quanto a um homem ou mulher atraente, no espanhol, a palavra gato pode soar ofensiva quando não é usada em referência ao mascotinho! Para entender o motivo disso e evitar confusão, continue por aqui.

Como se fala gato em espanhol?

Para falar sobre o animalzinho peludo em espanhol, existem diversas palavras que variam de um país para o outro. Confira algumas das maneiras mais usadas:

Gato/gata

De modo geral, essa é a forma mais comum em espanhol, podendo ser considerada o nome padrão dos bichanos.

En mi casa, hay gatos de muchos colores.Na minha casa, temos gatos de muitas cores.

Michi

A palavra michi é uma maneira carinhosa para falar sobre os felinos em espanhol. Usada em diversos países hispanohablantes, sua origem exata é incerta, mas há duas teorias bem interessantes que tentam explicar de onde vem esse nome fofo.

A primeira é que essa forma deriva de palavras que significam gato em línguas indígenas originárias do México, como a palavra miztli, que vem do náhuatl, ou mixi, do otomí.

Acredita-se, ainda, que a palavra michi tenha relação com a invasão do império Inca pelos espanhóis. Há teorias que dizem que os espanhóis teriam levado alguns gatos com eles e, para chamá-los, faziam um som muito peculiar, algo como mishi mishi mishi – o nosso famoso psi psi psi.

Os povos originários teriam acreditado que esse era o nome do animal, já que eles atendiam ao ouvir esse som – assim teria surgido a palavra michi.

Tengo un michi comilón y dormilón.Tenho um gato comilão e dorminhoco.

Uma curiosidade interessante para os amantes de memes de gatinhos é que, no Brasil, as tutoras de gatos costumam ser chamadas de Márcia na internet. Nos memes em espanhol, é muito comum que as Márcias sejam chamadas de Karen!

Yo soy la Karen de un michito negro.Eu sou a Márcia de um gatinho preto.

Minino/minina

As formas minino e minina também podem ser encontradas em muitos memes de gatinhos na internet. Ambas significam gato em espanhol e são comumente usadas, em especial, por colombianos e argentinos.

Aquí está mi minino consentido.Aqui está meu gatinho mimado.

Cuchito

Outra palavra em espanhol usada para falar sobre os peludinhos é cucho. Sua forma diminutiva cuchito é mais frequente, usada principalmente na Colômbia e no Chile.

Mi cuchito es el más lindo del mundo.Meu gatinho é o mais lindo do mundo.

Gatito/gatita ou gatico/gatica

As formas gatito/gatita e gatico/gatica são diminutivas de gato e gata, usadas para expressar mais ternura ao mencionar os bichanos.

Mi gatito está conmigo desde hace muchos años.Meu gatinho está comigo há muitos anos.

Cabe destacar que, ao contrário do português, não é comum usar gato ou gata como elogio em espanhol. Além de fazer referência ao animal, gato em espanhol pode ser usado de maneira pejorativa em muitos contextos, como você verá a seguir.

O que significa gato em espanhol

Quando não se refere ao animal, gato pode assumir diversos significados em espanhol, e a maioria deles costuma ser usada de modo ofensivo. Portanto, muito cuidado ao chamar alguém de gato ou gata em espanhol, ok?

Madrilenho

De modo coloquial, a palavra gato pode ser usada para indicar que uma pessoa nasceu em Madri, capital da Espanha.

Hay muchos gatos en esta fiesta, los reconozco por el acento típico de Madrid.Há muitos madrilenhos nessa festa, estou reconhecendo o sotaque típico.

Mulherengo

Em países como Argentina, gato pode ser uma forma de descrever um homem que tem muitas aventuras com mulheres e faz muitas promessas a elas, mas não as cumpre. Ou seja, o famoso mujeriego (mulherengo)!

Antonio es re gato, ¡tené cuidado!Antonio é um mulherengo, tenha cuidado!

Ladrão

Segundo o dicionário da Real Academia Española, um gato, além de um animal, também significa bolso en que se guardaba el dinero (bolsa onde se guardava o dinheiro).

Antigamente, o dinheiro era guardado em bolsas feitas de pele de gato, por isso recebiam esse nome. Os ladrões que roubavam essas bolsinhas de dinheiro também eram chamados de gatos.

Esse uso permanece até hoje, e também existe em português, já que temos a palavra gatuno para fazer referência a uma pessoa que realiza furtos.

Juancho es un gato, me robó el dinero que tenía en mi ropero.Juancho é um gatuno, roubou o dinheiro que eu tinha guardado no guarda roupas.

Outros significados depreciativos

Como você pode perceber, a palavra gato em espanhol apresenta diversos usos, de modo que a maioria soa como depreciativos quando se referem a uma pessoa

Mas não se preocupe com a multiplicidade de usos em cada país, pois o contexto geralmente indica qual significado gato terá em um determinado diálogo.

Gato em espanhol também costuma ser usado de modo ofensivo para menosprezar uma pessoa que está a serviço de outras, podendo significar prostituta ou servente.

Aprenda o nome de outro animal de estimação em espanhol

Agora que você já sabe os significados de gato em espanhol e como se referir a sua mascota no idioma, aproveite para conferir outra palavra relacionada ao mundo animal, mas cujo uso é bem diferente do português: aprenda a falar cachorro em espanhol! 🤩

cachorro em espanhol

Pratique seu espanhol com música

Inscreva-se para receber conteúdos para treinar o idioma com letras e traduções.

Leia Também

Ver mais posts