Pular para o conteúdo

Meu em espanhol: entenda a diferença entre mi, mío e mía

Aprenda a falar meu em espanhol e aumente o seu vocabulário no idioma.

Espanhol · Por Taylor Oliveira

5 de setembro de 2023, às 09:00

Quando queremos falar de algo que nos pertence, é comum utilizarmos os pronomes possessivos. E para dizer “meu” em espanhol, temos mais de uma opção possível.

Contudo, o uso das formas mi e mío em espanhol dependerá de sua posição na frase, entre outros fatores. A seguir, vamos te mostrar quando você deve optar por cada uma delas.

Meu em espanhol: qual a diferença entre mi e mío?

A tradução de “meu” em espanhol pode ser mi ou mío. Mas cuidado: essas duas palavras são usadas em contextos diferentes.

mi

Vamos usar mi apenas antes de um substantivo, isto é, o nome de alguma coisa, assim como o Humbe faz no seguinte trecho de CÓMO RESPIRAR???:

Va cediendo

Está acabando

Mi oxígeno y mi voluntad

Meu oxigênio e minha vontade

Perceba que mi serve, também, para dizer “minha” em espanhol. Nesse caso, dizemos que mi é um pronome possessivo, e sua forma no plural é mis (meus, minhas).

mío, mía

Além de indicar posse, mío e mía servem para dar uma característica a algo ou alguém. Sendo assim, são chamados de adjetivos possessivos.

La persona que escribió esta canción es amiga mía.A pessoa que escreveu essa música é amiga minha.

Note que o mía não fica antes do substantivo (amiga). Inclusive, quando se comporta como um pronome, em geral, aparece no final da frase:

Ese lápiz no es mío.Esse lápis não é meu.

Além disso, mío em espanhol pode substituir um substantivo, como acontece no trecho abaixo de CAROLINA, da KAROL G:

Ya sé que tu cama está vacía

Já sei que sua cama está vazia

Bebé, pues quédate en la mía

Bebê, então fica na minha

Percebeu que mía se refere à cama? Esse recurso é usado para evitar a repetição de um nome mencionado anteriormente. A propósito, o plural de mío e mía é míos e mías.

Qual a diferença entre mi e mí em espanhol?

Ao dizer “meu” ou “minha” em espanhol, o mi não deve ser acentuado. A tilde diacrítica que aparece em é um acento de diferenciação que, nesse caso, indica que significa mim em espanhol.

Mi mamá me dijo que ella solo quiere lo mejor para Minha mãe me disse que ela só quer o melhor para mim.

Assim sendo, é fundamental se atentar para a acentuação em espanhol, pois ela é quem evita esse tipo de confusão na comunicação escrita.

Saiba também quando usar el e él

Assim como a tilde diacrítica serve para diferenciar mim e meu em espanhol, ela é responsável por fazer uma distinção fundamental sobre o pronome pessoal “ele”. Descubra agora quando usar el e él!

ele em espanhol

Pratique seu espanhol com música

Inscreva-se para receber conteúdos para treinar o idioma com letras e traduções.

Leia Também

Ver mais posts