Pular para o conteúdo

Níveis de espanhol: entenda sobre o Quadro Comum Europeu

Saiba mais sobre os níveis de proficiência em espanhol.

Espanhol · Por Bianca Carvalho

1 de dezembro de 2023, às 09:00

Oye, estudante de línguas, você sabe qual é o seu nível de espanhol? 🤔

Aprender espanhol é uma tarefa cada vez mais importante por vários motivos, como turismo e negócios, e saber seu nível de proficiência na língua é essencial para ter clareza em seus objetivos e poder alcançá-los de maneira mais fácil.

Se você quer conhecer os níveis de proficiência em espanhol, vem com a gente e entenda mais sobre o assunto no texto de hoje!

Quais são os níveis de espanhol?

Para entender bem o nível de proficiência em espanhol, bem como orientar o conteúdo programático dos cursos de idioma e os testes aplicados para medir o conhecimento dos estudantes, existe o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

Este documento foi criado pelo Conselho da Europa e é usado pela maior parte dos cursos de idiomas e exames de proficiência para orientar o ensino de línguas e entender a proficiência de seus aprendizes.

Apesar de ter sido produzido na Europa, suas diretrizes são usadas em muitos lugares do mundo por estabelecer uma divisão prática dos níveis de espanhol e outros idiomas, permitindo um estudo linear e organizado dos temas importantes até chegar ao domínio pleno de uma língua.

É justamente graças a essa divisão que sabemos que dois conteúdos importantíssimos de quem está começando a estudar espanhol são a pronúncia e o presente do indicativo, por exemplo!

Caso você faça um exame de proficiência em espanhol, como o DELE (Diplomas de Español como Lengua Extranjera), um dos mais comuns, sua avaliação será baseada nos seis níveis de espanhol que existem de acordo com o QECR:

  • Nível A1 – iniciante;
  • Nível A2 – básico;
  • Nível B1 – intermediário;
  • Nível B2 – usuário independente;
  • Nível C1 – proficiência operativa eficaz;
  • Nível C2 – domínio pleno.

Cada nível é avaliado de acordo com as várias competências da língua. Portanto, em uma prova de proficiência você encontra testes de leitura, audição, escrita e fala.

Entenda mais sobre o que significam os níveis de espanhol a seguir:

Nível A1

O nível A1 em espanhol é o iniciante. De acordo com o QECR, ao final deste nível o estudante deve ser capaz de compreender e usar estruturas básicas do cotidiano.

Alguns exemplos dos assuntos do nível A1 são apresentar-se, falar de sua rotina, pedir direções na rua, responder sobre perguntas pessoais, falar sobre sua família, descrever pessoas, descrever o local onde vive, pedir em um restaurante, etc.

Nesse nível, o aprendiz de espanhol consegue se comunicar de forma simples e já pode manter algumas conversas com outras pessoas dentro dos assuntos que domina, em especial se seu interlocutor falar devagar e se mostrar cooperante em comunicar-se.

Se você está nesse nível, veja abaixo alguns exemplos de músicas para praticar no nível A1 em espanhol:

Nível A2

No nível A2 em espanhol, o estudante consegue ampliar um pouco mais o leque de assuntos que domina.

Aqui, você já pode falar sobre seus planos para o futuro, falar de experiências passadas, hábitos no passado, ações passadas já terminadas, etc. Além disso, ao final do nível básico o estudante pode descrever de maneira simples mais coisas de seu entorno, como sua profissão, formação e o lugar onde vive.

Bora de músicas para aprender e praticar? Veja algumas sugestões:

Nível B1

O nível B1 é considerado intermediário e nele o estudante ainda não consegue falar sobre assuntos mais complexos, mas já tem confiança e capacidade de compreender e discutir os temas principais de assuntos que lhe são familiares, como o entorno laboral, a escola, momentos de lazer, etc.

No nível B1, você consegue lidar bem com a maior parte das situações que podem aparecer durante uma viagem e já pode falar sobre suas experiências, sonhos, desejos, fazer petições e/ou dar ordens e conselhos, dar justificativas, etc.

Veja algumas músicas do nível B1 em espanhol para colocar em sua playlist e praticar a língua:

Nível B2

No nível B2, o estudante de espanhol já é considerado um usuário independente da língua. Aqui, ele já pode falar de temas mais avançados e não tem tanta necessidade de pensar antes de falar, podendo comunicar-se com os nativos de maneira mais confortável.

Neste nível, você já é capaz de ler e compreender textos e temas mais complexos e de se expressar de maneira mais clara e objetiva. Além disso, também pode explicar seu ponto de vista e apresentar vantagens e desvantagens, bem como produzir textos que exigem mais conhecimentos da língua.

Com maior domínio do vocabulário e das estruturas essenciais da língua, no nível B2 em espanhol, você já é considerado um estudante quase avançado e pode se comunicar em diversas situações, faladas ou escritas, sem muitos inconvenientes.

Chegou a hora de conhecer algumas músicas para este nível:

Nível C1

O nível C1 em espanhol é o primeiro em que o estudante já tem um nível considerado avançado. Nele, você já pode se comunicar com segurança em situações diversas e já pode usar a língua nos âmbitos social, laboral e acadêmico.

Aqui, você pode ler e entender textos mais longos e complexos e consegue entender os seus possíveis significados implícitos, além de também poder se expressar a respeito destes em registros falados e escritos.

Se você pretende estudar no exterior, este é o nível solicitado na maior parte das universidades, e será necessário que você o comprove com algum teste de proficiência, como DELE ou SIELE.

Algumas músicas em espanhol para o nível C1:

Nível C2

O nível C2 em espanhol é o domínio pleno da língua, em que o estudante chegou ao nível mais alto da lista e pode entender praticamente tudo aquilo que ouve e lê sem esforços.

Com este nível, você tem um amplo conhecimento de vocabulário e consegue entender e usar a maior parte das expressões idiomáticas da língua, além de gírias e outras palavras informais usadas no cotidiano.

Você pode se expressar neste nível sem dificuldades em vários contextos de fala, sejam eles formais ou informais, e pode falar e escrever de maneira espontânea.

Para praticar, tendo um C2 você pode aproveitar algumas canções e debater os temas trazidos por ela! Veja exemplos de algumas músicas úteis neste nível:

Aprenda a praticar a conversação em espanhol e melhore sua proficiência

Ao estudar uma língua, é super importante praticar todas as habilidades para você conseguir se expressar e compreender bem seu interlocutor em diversas situações, como escrever e ler um e-mail ou ter uma conversa informal com alguém.

Para isso, sabia que é essencial praticar a conversação? Em nosso blog, você pode conferir dicas preciosas para treinar a conversação em espanhol! 🗣️

conversação em espanhol

Pratique seu espanhol com música

Inscreva-se para receber conteúdos para treinar o idioma com letras e traduções.

Leia Também

Ver mais posts