Pular para o conteúdo

Won sul-coreano: conheça a história e aprenda sobre a moeda coreana

Coreano · Por Juliane Santos

10 de agosto de 2022, às 09:00

Vamos falar sobre algo que dizem não comprar felicidade, mas paga internet e plataformas de streaming, o que é praticamente um sinônimo de felicidade!

Não só para manter o nosso estilo de vida, mas também para comprar o pão de cada dia, o dinheiro é necessário aqui ou do outro lado do globo!

A moeda oficial da Coreia do Sul é o 원 (won), representada pelo símbolo ₩ e, apesar de as notas apresentarem números grandes, não correspondem a altos valores. Quer entender mais sobre o won sul-coreano? Então vem com a gente.

O won sul-coreano

Se você acompanha doramas, já deve ter visto alguma cena em que as personagens utilizam o dinheiro em espécie ou mencionam uma determinada quantia. Em Round 6, podemos ver um “porquinho” engordando cada vez mais com notas de ₩50,000, resultando numa bolada de 45,6 bilhões de won.

Se o prêmio não fosse uma grande quantia de dinheiro, não teria disputa, né? Mas a real é que 45,6 bilhões de won não é tanto dinheiro quanto parece! Convertendo o won sul coreano para real, dá um pouco mais de R$182.000.000 (em junho de 2022).

Ainda é uma boa grana, mas não chega a valer bilhões! Isso porque o won é assim mesmo: as notas têm números grandes como ₩1000, ₩5000, ₩10000 e ₩50000, mas com ₩1000 dá para comprar um ou mais itens (dependendo da marca) como: máscara facial, ramyun, soju, picolé e outras guloseimas.

Pelas lojas coreanas, você verá os preços escritos como: 5000원 = 오천원 (/ocheonwon/), 10000원 = 만원 (/manwon/).

A história do Won

Won é a leitura coreana do caractere chinês 圓 = redondo (yuan e iene também derivam desse mesmo caractere), e se tornou a moeda oficial da Coreia do Sul em 1962, apesar de já ser usado há anos na península.

O design atual das cédulas foi apresentado em 2006, trazendo não só um visual mais moderno, mas também uma tecnologia anti-falsificação super avançada.

No entanto, antes de qualquer cédula moderna ou até mesmo de disco feito de materiais preciosos serem inventados, era comum que se usasse alimentos não perecíveis como moeda de troca na antiguidade. E esse era o caso no Leste Asiático: o arroz, item indispensável nas refeições, já foi usado como dinheiro.

Mas como um alimento básico poderia ser considerado moeda de troca? Pasme: para os agricultores coreanos que cultivavam arroz muito tempo atrás, era considerado um luxo! 😱

Apesar disso, a primeira moeda introduzida na Coreia, no século XVII (dinastia Goryeo), foi Mun. Derivadas do wén chinês, as moedas Mun eram feitas de bronze, apresentavam um buraco quadrado no centro e inscrições em caracteres chineses que podiam identificar o valor, número de série, o local de fabricação e o órgão emissor.

mun sul-coreana
Fonte: Stringfixer

Em 1892, já na dinastia Joseon, foi substituída pelo Yang, mas as moedas Mun ainda continuaram em circulação por bastante tempo.

Já Yang começou a ser produzida com equipamentos importados da Alemanha e Japão, na Casa da Moeda recém-construída em Incheon.

Seu design foi inspirado nos dos japoneses e o material padrão utilizado na confecção era a prata, mas também existiram moedas feitas de cuproníquel. Essas moedas apresentavam inscrições em chinês e coreano e os vários nomes da Coreia: “Grande Joseon”, “Joseon” e “Grande Han”.

Yang sul-coreano
Fonte: UCoin

Em seguida, uma moeda que inicialmente equivalia a 10 yang foi criada em 1902: o won. Esse won não durou muito tempo, pois, com a Ocupação Japonesa iniciada em 1910, os coreanos passaram a usar o iene japonês.

Apesar da moeda ser japonesa, as notas eram emitidas no Banco da Coreia, em Seul. Foi só depois da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, em 1945, que a Coreia foi libertada e voltou a usar o won.

Após a divisão das Coreias, devido à desvalorização do won, a moeda Hwan (1 hwan = 100 won) foi introduzida em 1953, na Coreia do Sul, mas só foi usada até 1962.

Hoje, na Coreia do Norte, também se usa o won, mas é claro que não é o mesmo que conhecemos da Coreia do Sul. Os códigos das moedas do Sul e do Norte são respectivamente: KRW (Korean Republic Won) e KPW (Korean People’s Won).

Conheça as cédulas e as moedas coreanas

Em coreano: 지폐 (/jipye/) e 동전 (/dongjeon/). As palavras mudam de uma língua para outra, mas o conceito de usar símbolos muito importantes para a nação no dinheiro, é universal, não é mesmo?

No real, por exemplo, temos os animais da fauna brasileira representando uma de nossas riquezas. Já o won sul-coreano traz símbolos nacionais e personalidades que fizeram história na ciência, arte e filosofia coreana. Confira:

Nota de ₩1000

Yi Hwang, também conhecido como Toegye, foi o filósofo-escritor responsável por difundir as ideias neoconfucionista através de seus escritos na Era Joseon.

Fonte: Koreain

Atrás de Yi Hwang, podemos ver: Sungkyunkwan Myeongnyundang, um dormitório onde os estudiosos confucionistas repousavam; flores de umê, muito apreciada pelos estudiosos de Joseon e imagem frequente nos poemas de Yi Hwang.

No verso da nota azul, está a pintura “Gyesangjeonggeodo” (por Jesonseong) representando a paisagem de uma das academias fundadas por Toegye.

Nota de ₩5000

A cédula laranja traz Yi I ou Yulgok, também um filósofo, estudioso e escritor, mas que, ao contrário de Yi Hwang, se envolvia bastante na política, pois acreditava ser importante implementar os valores e princípios confucionistas na administração do governo.

Fonte: Koreain

Ao fundo, vemos uma árvore de bambu e o seu local de nascimento: Ojukheon, que significa “lugar onde há bambu negro”. Estampado no verso da nota está uma das pinturas de Shin Saimdang, mãe de Yi I.

Nota de ₩10000

Nosso Grande Rei Sejong não poderia ficar de fora, né? Além de ser o rei que criou o alfabeto coreano – o Hangul – por amor ao povo, ele era um promotor da ciência.

Fonte: Koreain

Por isso, na parte de trás da cédula verde, decidiram ilustrar o primeiro globo celestial construído na Coreia por Jang Yeong-sil. O inventor era pobre, mas graças ao financiamento das autoridades, o globo pôde se tornar uma realidade.

Atrás da imagem do Rei Sejong, vemos Irworobongdo (significa: Pintura do Sol, da Lua e dos Cinco Picos), uma tela dobrável que sempre ficava atrás do trono real durante a dinastia Joseon.

Nota de ₩50000

A nota amarela é a mais recente de todas, passou a circular em 2009, trazendo a primeira figura feminina: Shin Saimdang, a mãe de Yi I.

Fonte: Koreain

Além de mãe e pintora, ela era poeta e caligrafa. Várias de suas pinturas ilustravam insetos e plantas, como é o caso da imagem atrás do rosto dela e da pintura usada na cédula de 5,000 won. Porém, no verso da nota, as as imagens são de outros pintores importantes de Joseon: Eo Mong-ryong e Yi Jeong.

Moedas

As moedas sofreram mais modificações ao longo do tempo e hoje só sobraram quatro delas na Coreia do Sul: ₩10, ₩50, ₩100 e ₩500.

Cada moeda tem o seu valor estampado numa face e, na outra, símbolos nacionais. Partindo da moeda de menor valor para a de maior valor, esses símbolos são:

  • Pagoda de Dabo (Dabotap) – localizada na antiga capital do Reino Silla, onde há muitos tesouros nacionais, sendo a própria pagoda uma delas.
  • Espiga de arroz – já mencionamos a importância desse grão: entre as definições de arroz, só falta a palavra “tradição” no dicionário de coreano.
  • Yi Sun Sin – o general mais famoso da dinastia Joseon, venceu diversas batalhas navais contra o Japão na Guerra Imjin e foi responsável por construir os revolucionários  navios-tartaruga.
  • Grou-da-manchúria – apesar do nome remeter a outro país, essa ave é muito popular na mitologia chinesa e, na Coreia, é um símbolo de longevidade, pureza e paz.

Vocabulário relacionado a dinheiro para você gastar

Agora que você já sabe tudo sobre o dinheiro sul-coreano, chegou a hora de aprender os vocabulários e expressões que você precisa usar quando o assunto envolve dinheiro!

은행 (/eunhaeng/) – banco

은행은 어디에 있어요?/eunhaengeun eodie isseoyo?/Onde fica o banco?

현금인출기(/hyeongeuminchulgi/) – caixa eletrônico

이 근처에 현금인출기 어디에 있어요?/i geuncheoe hyeongeuminchulgi eodie isseoyo?/Onde tem um caixa eletrônico por aqui?

돈 (/don/) – dinheiro

돈이 있어요. /doni isseoyo/Tenho dinheiro.
돈이 없어요./doni eopseoyo/Não tenho dinheiro.

돈을 쓰다 (/doneul sseuda/) – gastar dinheiro

어제 월급을 받았는데 벌써 다 썼어요?/eoje wolgeubeul badanneunde beolsseo da sseosseoyo?/Você recebeu seu salário ontem e já gastou tudo?

돈을 모으다 (/doneul moeuda/) – juntar dinheiro

한국에 가려고  돈을 모으고 있어요./hanguge garyeogo  doneul moeugo isseoyo/Estou juntando dinheiro para ir pra Coreia.

용돈 (/yongdon/)  – mesada

우리 동생은 용돈을 받는데 나는 스스로 돈을 벌어야 돼! 흥칫뿡!/uri dongsaengeun yongdoneul banneunde naneun seuseuro doneul beoreoya dwae! heungchitppung!/Meu irmão mais novo recebe mesada, mas eu tenho que conseguir meu próprio dinheiro! Hunf!

얼마예요? (/eolmayeyo?/) – Quanto custa?

이거 얼마예요?/igeo eolmayeyo?/Quanto custa isto?

싸다 (/ssada/) – ser barato e 비싸다 (/bissada/) – ser caro

망고는 8000원이에요? 너무 비싸요! 브라질에서 정말 싸게 살 수 있어요!/manggoneun 8000wonieyo? neomu bissayo! beurajireseo jeongmal ssage sal su isseoyo!/A manga custa 8000 won? Isso é muito caro! No Brasil dá pra comprar bem baratinho.

입금 (/ipgeum/) – depósito e 출금 (/chulgeum/) – saque

입금하고 출금을 어떻게 해요? 좀 가르쳐 주세요./ipgeumhago chulgeumeul eotteoke haeyo? jom gareuchyeo juseyo/Como posso fazer depósito e saque? Me ensine, por favor.

부자 (/buja/) – pessoa rica

제 꿈은 부자가 되는 거예요./je kkumeun bujaga doeneun geoyeyo/Meu sonho é ser rico.

신용카드 (/sinyongkadeu/) – cartão de crédito

신용카드 받으세요?/sinyongkadeu badeuseyo?/Aceita cartão de crédito?

Como contar os números em coreano?

Você já sabe sobre a moeda coreana e o vocabulário relacionado ao dinheiro utilizado no país.

Que tal então aprender como contar em coreano e aumentar ainda mais o seu conhecimento no idioma? Com certeza esse conteúdo irá contribuir muito com os seus estudos!

Como contar em coreano

Pratique seu coreano com música

Inscreva-se para receber conteúdos para treinar o idioma com letras e traduções.

Leia Também

Ver mais posts