26 de Dezembro de 2023, às 12:00
Quer conhecer a história de 18 And Life, do Skid Row, um dos maiores sucessos da banda americana de hard rock? Você chegou ao lugar certo!
A faixa do álbum de estreia da banda tem uma melodia cativante, que poderia facilmente caracterizá-la como uma balada. No entanto, por trás dessa roupagem aparentemente romântica, há uma narrativa sombria e comovente.
A letra conta a história de um jovem cuja vida é marcada por tragédias, envolvendo álcool, um crime irreversível e a inevitável prisão, narrada pela voz poderosa de Sebastian Bach.
A faixa não apenas solidificou a posição do Skid Row como uma potência do hard rock, mas também deixou uma marca duradoura na cultura musical da década de 1980.
Mesmo décadas depois, a canção continua a ressoar com os fãs, lembrando-nos de que, por trás das melodias envolventes, algumas músicas carregam consigo narrativas profundas e emocionantes.
Conheça um pouco mais sobre essa música que parece romântica, mas não é!
A década de 1980 foi verdadeiramente excepcional para a música pesada, testemunhando o surgimento de diversas bandas de estilos variados em vários cantos do planeta.
Naquele período, surgiram nomes como Guns N’ Roses, Bon Jovi, Metallica e muitas outras, incluindo Skid Row. A banda surgiu em 1986 e estourou com Scotti Hill na guitarra, Rob Affuso na bateria e Sebastian Bach nos vocais.
Seus dois primeiros álbuns de estúdio, Skid Row e Slave To The Grind, lançados em 1989 e 1991, respectivamente, apresentaram ao mundo uma coleção de clássicos que perduram até os dias atuais.
A história de 18 And Life, do Skid Row, em muito se confunde com a história da própria banda, pois foi o segundo single do álbum de estreia da banda e é, até hoje, um de seus maiores sucessos.
A música narra a trajetória de Ricky, um jovem que enfrenta inúmeras adversidades. A letra ilustra como ele se esforça arduamente, mas mal consegue equilibrar as contas.
Ricky was a young boy
Ricky era um jovem garoto
He had a heart of stone
Ele tinha um coração de pedra
Lived 9 to 5 and worked
Vivia das 9h às 5h trabalhando
His fingers to the bone
Até os dedos irem ao osso
A música sugere que essas lutas o levaram a envolver-se em atividades criminosas, que resultaram em uma sentença de 18 anos de prisão — daí o nome da canção.
Este verdadeiro hino do hard rock dá a entender que Ricky está ciente das consequências de seus atos, mas escolhe deliberadamente o caminho do crime e da imprudência devido às dificuldades que enfrenta na vida.
He had no money
Ele não tinha dinheiro
No good at home
Não era bom em casa
He walked the streets a soldier
Ele andou pelas ruas como um soldado
And he fought the world alone
E lutou contra o mundo sozinho
No decorrer da letra, a música conta que Ricky desenvolveu um sério vício em álcool e drogas, tinha a garrafa como “sua melhor amiga” e “se casou com a confusão”.
O problema é que sua vida de crimes acabou ceifando a vida de uma criança por acidente, o que lhe rendeu uma condenação de 18 anos, podendo chegar à prisão perpétua. Ou, em inglês, 18 and life.
Assim, o título da faixa é um lembrete das penalidades que podem ser enfrentadas quando alguém decide trilhar o caminho equivocado.
Por muito tempo, acreditou-se que a dramática história de Ricky teria sido inspirada em um artigo de jornal encontrado pelo guitarrista Dave “Snake” Sabo.
Recentemente, em entrevista ao site Professor of Rock, o músico revelou que, na verdade, a inspiração foi real e veio de sua própria família.
De acordo com Sabo, a história de Ricky foi inspirada na vida de seu próprio irmão após voltar com muitos traumas da Guerra do Vietnã.
A parte do assassinato e da condenação, entretanto, não é verídica. O irmão de Sabo chegou a se envolver com álcool, drogas e confusão, mas não cometeu um assassinato. Essa parte foi uma licença poética da banda na composição da música.
A música 18 And Life ganhou um videoclipe no mesmo ano de lançamento, o que turbinou a faixa de rock romântico e ajudou a levá-la para a quarta posição das músicas mais ouvidas de 1989, de acordo com a Billboard.
O clipe complementou a narrativa da música, mostrando um jovem na prisão e flashes dos problemas que o levaram a essa situação. Tudo isso em meio a muitas jogadas de cabelo para a câmera de Sebastian Bach e seus companheiros de banda.
A música foi um sucesso de audiência e tem mais de 400 mil visualizações no YouTube, além de ter rendido o certificado de ouro à banda pela Associação Americana da Indústria de Gravação.
18 And Life também foi bem-recebida na Europa, ficando entre as mais tocadas do Reino Unido, Canadá e Irlanda.
Em meados de 1996, após um show conturbado no Brasil em que o grupo foi muito vaiado, o vocalista Sebastian Bach se desentendeu com os demais integrantes da banda e acabou expulso do Skid Row.
O artista seguiu em carreira solo, mas a banda não foi desmantelada. Vários cantores se sucederam nos vocais do grupo, como Johnny Solinger e Tony Harnell, voz por trás da regravação de 18 And Life em 2015.
Nos anos seguintes, a banda também contou com ZP Theart nos vocais, até a chegada curiosa de Erik Grönwall. O artista sueco ganhou o reality show Swedish Idol com uma versão de 18 And Life e acabou convidado para se tornar o novo vocalista do Skid Row!
A história de 18 And Life, do Skid Row, é recheada de drama, talento e uma pitada de revolta, como ditava o bom e velho hard rock nos anos 1980.
A banda foi uma das maiores expoentes do rock naquela década, e estava muito bem-acompanhada por nomes como The Smiths, U2 e The Cure.
Quer saber mais? Então, não deixe de conferir o conteúdo que preparamos sobre bandas que marcaram o rock dos anos 80!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.