Integrantes do Arctic Monkeys: conheça tudo sobre eles

Biografias · Por Rafaela Damasceno

22 de Maio de 2021, às 12:00


Diretamente da cidade de Sheffield, na Inglaterra, os integrantes do Arctic Monkeys ganharam o mundo nos anos 2000. Sucesso na internet, eles revolucionaram a forma de divulgar músicas e inspiraram inúmeros artistas a viralizar na rede.

Arctic Monkeys
Créditos: Divulgação

Com hits marcantes, que se tornaram destaque na música indie internacional, é impossível não se apaixonar por eles. Mesmo que você não conheça muito sobre a banda, certamente já ouviu alguma de suas canções por aí. 

Mas, para que um bom grupo exista, os seus músicos são fundamentais. Afinal, são eles que fazem tudo acontecer! Por isso, que tal saber mais sobre os integrantes do Arctic Monkeys? Continue lendo a seguir! 

Arctic Monkeys: integrantes

O Arctic Monkeys começou lá em 2001, quando dois vizinhos ganharam guitarras de Natal. O que parecia ser apenas um hobby acabou se tornando a paixão de dois jovens, que ganharam o mundo inteiro. Conheça essa e outras histórias sobre os integrantes do Arctic Monkeys: 

Alex Turner

Ele é um dos fundadores do Arctic Monkeys e continua assumindo os vocais e a guitarra do grupo até hoje. Alexander David Turner nasceu em 6 de janeiro de 1986, na cidade de Sheffield. 

Alex Turner
Créditos: Divulgação

A ideia de formar uma banda com Jamie Cook surgiu depois que os dois ganharam os instrumentos de presente de Natal. Eles chamaram outros amigos e foi criada a Bang Bang.

Após fazerem shows de covers de rock, os rapazes gravaram as primeiras canções autorais. Para divulgá-las, eles tiveram uma ajudinha do próprio Turner, que trabalhava em um bar e distribuiu CDs para os frequentadores do local. O pessoal curtiu o som e começou fazer cópias. E o resto é história! 

Mas o cantor também tem outros trabalhos. Em 2007, ele gravou um projeto paralelo, chamado The Last Shadow Puppets, ao lado do músico Miles Kane, da banda The Rascals. Essa parceria durou bastante, até 2016, e rendeu vários sucessos no estilo indie

Uma curiosidade interessante sobre Alex Turner foi o caso do seu caderninho roubado em 2008. Era nele que o cantor anotava as composições da banda e o guardava a sete chaves. 

Até hoje ele não apareceu e o mistério continua sem solução, o que acabou forçando a escrita de novas canções que, segundo o artista, ficaram ainda melhores que as originais. 

Quem será que cometeu esse crime, hein? Se foi algum fã, ele acabou ajudando o grupo, porque depois disso um dos seus álbuns mais elogiados, Suck It And See, foi lançado.

Jamie Cook 

O vizinho de Turner, Jamie Cook, é o outro fundador do Arctic Monkeys e continua na banda até hoje. Ele também é conterrâneo do cantor e nasceu em 8 de julho de 1985. Filho de um engenheiro, ele não quis seguir os passos do pai e, assim que ganhou a guitarra de presente, passou a se dedicar inteiramente à música.

Jamie Cook
Créditos: Divulgação

Cook é conhecido nesse meio por se apresentar com uma Fender Telecaster vermelha, que se tornou a sua marca registrada. Muitos fãs atribuem o sucesso da banda a esse instrumento e, claro, à genialidade do guitarrista.

Tímido e reservado, ele não costuma comentar muito sobre a sua vida pessoal. O que se sabe é que ele ajuda bastante os seus pais e conquistou o sonho da casa própria há pouco tempo, quando adquiriu um imóvel na região onde cresceu.  

Nick O’Malley

Desde 2006, Nick O’Malley assumiu o baixo do Arctic Monkeys e continua contribuindo para o grande sucesso da banda. Nascido em 5 de julho de 1985, ele também é natural de Sheffield.

Nick O'Malley
Créditos: Divulgação

O músico foi chamado para substituir temporariamente o baixista original do grupo, Andy Nicholson, pouco antes do início de uma turnê pela América do Norte. Em cima da hora, ele teve que aprender todo o repertório em apenas dois dias! 😱

O pessoal gostou do que viu e O’Malley foi chamado para gravar o próximo EP do Arctic Monkeys, Leave Before The Lights Come On. A partir daí, tornou-se o baixista principal da banda. 

Matthew Helders

O baterista Matthew Helders nasceu em 7 de Maio de 1986, também em Sheffield. Ele já era amigo de Alex Turner e Jamie Cook e foi chamado para integrar a banda de covers Bang Bang, precursora do Arctic Monkeys.

Matthew Helders
Créditos: Divulgação

De acordo com o músico, a paixão pela bateria não veio logo de cara. Na verdade, ele optou por ela porque “era o único que estava faltando” no grupo. Apesar disso, hoje ele ama tocar e não trocaria de instrumento por nada neste mundo!

Prova disso é que ele tem um “B” tatuado no braço. Ao contrário do que muita gente pensa, que seria uma declaração de amor para a namorada, Breana McDow, na verdade é uma homenagem a dois grandes bateristas que ele admira: Bonham e Buddy Rich.

Fora do Arctic Monkeys, Helders também trabalhou em outros projetos. Ele remixou músicas do The Hives e do Duran Duran. O artista também tocou bateria em alguns shows do Reino Unido com a We Are Scientists e remixou Chick Lit, o segundo single da banda. 

Andy Nicholson 

Entre 2002 e 2006, o baixista do Arctic Monkeys era Andy Nicholson. Ele nasceu em 13 de fevereiro de 1986, em Sheffield, e foi um dos amigos chamados por Alex Turner e Jamie Cook para integrar a banda, bem no início de sua formação.

Andy Nicholson
Créditos: Divulgação

Depois de sua saída, ele se dedicou a outros projetos musicais como os grupos The Book Club e Reverend And The Makers. Hoje, o artista ainda trabalha como baixista, DJ e produtor musical. 

Glyn Jones

Muita gente não sabe, mas o primeiro vocalista do Arctic Monkeys foi Glyn Jones. No início da banda, Alex Turner era muito tímido e não queria assumir os vocais, então acabou sobrando para o cantor.

Mas isso durou muito pouco porque, já nos primeiros ensaios, Jones desencanou da ideia e abandonou o projeto. Aí não teve jeito, Turner teve que vencer a timidez e ser o porta-voz do grupo.

Saiba mais sobre música indie

Se você curte o som do Arctic Monkeys e adorou saber mais sobre os seus integrantes, com certeza é fã de música indie. Então, que tal descobrir o significado de Sweater Weather, novo hino bissexual do TikTok?

Significado Sweater Weather The Neighbourhood

Confira também:


Leia também