16 de Janeiro de 2021, às 12:00
A Londres de 1969 presenteou o mundo da música com o rock progressivo do Supertramp, grande representante do rock dos anos 70.
Liderada por Rick Davies e Roger Hodgson, a banda britânica era dona de uma incrível capacidade criativa e mesclava ainda o art rock com pop e o rock tradicional.
Até os mais jovens certamente se lembrarão de alguns dos hits mais populares da banda, que conquistou o estrelato com o disco Breakfast In America, lançado em 1979.
Agora, para quem já é fã, é só vir com a gente e relembrar os maiores sucessos do Supertramp!
Selecionamos as melhores 12 músicas do Supertramp para você relembrar a incrível época que foram os anos 70!
Uma das canções mais famosas do Supertramp, The Logical Song, apresenta uma letra idealista sob a visão de homem que carrega a inocência da juventude.
Mas, aos poucos, é como se ele acordasse, passando a fazer uma crítica ao sistema educacional e à falta de sensibilidade.
The Logical Song faz parte do disco Breakfast In America, lançado em 1979.
It’s Raining Again é uma boa pedida para ouvir pela manhã, enquanto você toma café e se anima para o dia. A canção foi lançada como single em 1982, dentro do álbum Famous Last Words.
A letra é bem otimista e sugere que, apesar da insistente chuva, vale seguir em frente sem se estressar.
Outro grande sucesso do Supertramp, Breakfast In America é também o nome do sexto disco da banda, lançado em 1979.
A canção marca a elogiada voz de Roger Hodgson e fala sobre tomar café da manhã e olhar as garotas da Califórnia.
Até a galera mais jovem acaba reconhecendo algumas canções do Supertramp, como é o caso de Give a Little Bit. Às vezes rola um cover, ou o tio bota pra tocar nas festinhas em família… 😅
A alegre canção faz parte do disco Even In The Quietest Moments, lançado em 1977. O vocalista Hodgson chegou a comentar que a canção All You Need Is Love foi a inspiração para criar a música.
Com uma linda introdução de piano, Goodbye Stranger é mais uma faixa do álbum Breakfast in America.
A canção foi composta por Rick Davies e Roger Hodgson e fala sobre despedidas através de um ponto de vista mais positivo.
And i will go on shining (E avanço de forma brilhante)
Shining like brand new (Reluzindo totalmente novo)
I´ll never look behind me (Nunca olharei para trás)
My troubles will be few (Meus problemas serão poucos)
O personagem de Take The Long Way Home não está em uma fase muito boa da vida: sua esposa o vê como uma mobília da casa e ele é considerado uma piada no bairro em que mora.
A música foi escrita por Roger Hodgson e retrata sentidos diferentes de voltar para casa pegando o caminho mais longo.
A balada My Kind Of Lady está presente no disco Famous Last Words, lançado em 1982.
O clipe em preto e branco mostra os integrantes de terno e alternando passagens de falsete, porém ambas as vozes foram feitas por Davies.
Roger Hodgson compôs Dreamer aos 19 anos, em seu piano Wurlitzer, na casa de sua mãe e fala sobre os momentos de devaneios que todos nós temos.
A música faz parte do disco Crime Of The Century, de 1974.
Free As a Bird já não tem uma letra tão otimista e aborda o fim de um relacionamento, quando tudo parece perder o sentido.
A música faz parte do disco homônimo lançado em 1987. Os Beatles têm uma música com o mesmo nome, escrita por John Lennon.
Uma das faixas do disco homônimo, Crime Of The Century foi composta por Rick Davies e Roger Hodgson e tem uma sonoridade mais densa, com letra que traz alguns questionamentos sobre poder, riscos e universo.
Fool’s Overture é uma canção diferenciada, muito bem trabalhada com longos trechos instrumentais e conta, na letra, com o discurso de Winston Churchill, feito em 4 de junho de 1940, sobre a Segunda Guerra Mundial.
É como se fosse uma miscelânia, pois também há trechos de um poema de William Blake e mostra bem o rock progressivo da banda.
A clássica Hide In Your Shell faz parte do disco Paris, o sétimo lançado pelo Supertramp, em 1980.
A letra, bastante atual, fala sobre as angústias internas, medos e solidão.
O Supertramp foi formado em 1969 por Rick Davies em Londres, na Inglaterra, e ganhou popularidade nos anos 70 por fazer rock progressivo de extrema qualidade.
Na época, o pianista e vocalista Rick Davies anunciou, em um jornal de música chamado Melody Maker, que estava em busca de integrantes para formar uma banda.
E foi assim que conseguiu reunir Roger Hodgson no baixo e vocal, Richard Palmer na guitarra e Keith Baker na percussão.
Rick Davies e Roger Hodgson se tornaram os principais compositores e, apesar de terem inspirações musicais bastante divergentes, criaram juntos grandes sucessos que marcaram a década de 70 e 80.
O primeiro álbum do Supertramp foi lançado em 1970 e levou o nome da banda. Foi com o disco Breakfast In America, lançado em 1979, que eles conquistaram maior notoriedade.
O disco completou 40 anos em 2019 e entrou para a história da banda como o mais vendido da discografia.
Bastante criativos, os integrantes incorporaram muito bem os elementos do rock progressivo com o pop e art rock.
Gostou de voltar ao passado e curtir as melhores do Supertramp? Agora, que tal continuar a viagem e conferir uma seleção especial com 12 músicas inesquecíveis dos anos 70?
Tem Heroes, do David Bowie, Simple Man, do Lynyrd Skynyrd, Rock And Roll All Nite do Kiss e muito mais!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.