11 de Novembro de 2023, às 12:00
Pense rápido e responda: quantas bandas femininas de rock você conhece? Apesar do papel fundamental desempenhado por mulheres ao longo da história da música, elas ainda são uma porcentagem discreta em um mercado de maioria masculina.
Isso não quer dizer, no entanto, que as mulheres não tenham conquistado o seu espaço no universo do rock and roll. Pelo contrário, grandes artistas têm contribuído para a diversificação e a evolução do gênero no mundo inteiro.
Bons exemplos são a banda The Runaways, uma das pioneiras na cena das bandas de rock de mulheres, além de grupos como Hole, L7, The Donnas e muitos outros! Essas bandas não apenas romperam barreiras e desafiaram estereótipos, mas também demonstraram que o talento e a paixão pela música não têm gênero.
Elas são parte imprescindível da história do rock, enriquecendo o gênero com suas vozes e perspectivas diferenciadas.
Para celebrar os ícones femininos do rock, preparamos uma lista com bandas que merecem entrar para a sua playlist preferida. Veja só!
Ao longo das décadas, muitas bandas femininas de rock emergiram com força e determinação, quebrando barreiras e desafiando estereótipos na base de muito talento.
Confira alguns dos melhores grupos de rock liderados por mulheres:
É impossível falar de bandas femininas de rock sem citar The Runaways, banda formada em 1975 famosa por hits como Cherry Bomb e Do You Wanna Touch Me, entre outros grandes hits.
O grupo liderado por Joan Jett fez história com seu rock transgressor, sempre com letras que retratam o universo feminino. Não é à toa que Jett está na lista da Rolling Stone dos 20 maiores guitarristas da história!
Courtney Love liderou uma das bandas de rock feminino da história: Hole, responsável por hits lendários como Celebrity Skin.
A banda existiu entre 1989 e 2002 (com um revival entre 2009 e 2012) e teve uma discografia recheada de hits que falavam sobre exploração sexual, feminilidade e outros temas, vendendo quase 20 milhões de cópias no mundo inteiro.
Você não precisa ir para o exterior para encontrar boas bandas femininas de rock. A Crypta, de sucessos como Lord of Ruins, é inteiramente brasileira!
O grupo de death e black metal é formado por ex-integrantes da banda Nervosa e existe desde 2019. O último álbum da banda, Shades of Sorrow, somou centenas de milhares de visualizações no YouTube em apenas dois meses!
No ano de 1985, os Estados Unidos viram o surgimento da L7, uma das maiores bandas de rock feminino internacional da história. A formação original chegou a ter um baterista masculino, mas ele não tardou a ser substituído.
A banda lançou sete álbuns, com sucessos como Pretend We’re Dead, do disco Bricks Are Heavy. O álbum é considerado o 39º melhor de 1992 pela revista NME.
Mundialmente conhecida pelo sucesso What’s Up?, a banda 4 Non Blondes é considerada uma das mais renomadas bandas de rock alternativo formadas por mulheres na história da música.
O grupo, liderado por Linda Perry, surgiu em 1989 e acabou interrompendo suas atividades em 1995 devido à pressão da indústria musical, ao assédio do público e à crescente popularidade da banda. A vocalista deixou o grupo para iniciar uma carreira solo.
Diretamente de São Paulo, o quarteto The Mönic se destaca como uma excelente recomendação para os amantes do rock clássico. A banda tem apenas um homem na formação, o baterista Thiago Coiote.
Dona do hit Bateu, do álbum Cuidado Você (2023), a The Mönic já trabalhou com produtores de gigantes do mundo da música, como Chris Gehringer, que já colaborou com Lady Gaga, Rihanna e Dua Lipa.
Não dá para falar de mulheres do rock sem citar Blondie, banda capitaneada por Debbie Harry e conhecida por faixas como One Way or Another e Heart of Glass.
O grupo estourou nos anos 1970 e 1980 com uma forte pegada punk rock e new wave, já vendeu mais de 40 milhões de cópias e segue em atividade! O álbum mais recente, Pollinator, foi lançado em 2017.
O Paramore, do megahit The Only Exception, entra para a lista de bandas femininas de rock não por ter uma formação exclusivamente feminina, mas por ter uma mulher no comando desde sua criação!
O grupo formado em 2004 nos Estados Unidos já teve diversas formações ao longo da história, mas uma coisa nunca mudou: Hayley Williams segue como vocalista e principal compositora da banda!
A banda The Donnas existe desde 1993, mas só ganhou notoriedade mundial após despontar no início dos anos 2000 com o lançamento do seu quinto álbum, Spend The Night, que traz o sucesso Take It Off.
O quarteto mistura hard rock com elementos do punk pop, mantendo uma abordagem direta e sem muitas sutilezas. Embora tivesse um futuro promissor pela frente, a banda entrou em um período de pausa em 2010 e até hoje não voltou aos palcos.
Leia Mais: As 20 melhores bandas de rock de todos os tempos.
O México também deixou a sua contribuição para a nossa lista de bandas de rock feminino: é de lá que vem a Ultrasonicas, uma banda de punk rock que se firmou como uma das principais referências do cenário underground latinoamericano!
O grupo existe desde 1996, profundamente influenciado pelo movimento Riot Grrrl, e tem letras carregadas de insatisfação com os estereótipos de gênero e a hipersexualização das mulheres, como no hit Adicto Al Rock.
Nossa lista termina com uma menção honrosa a The Pandoras. O grupo não chegou a ser popular quanto as bandas citadas acima, mas entrou para a história como uma das primeiras bandas femininas de rock a assinarem um contrato.
O grupo de punk de garagem ficou em atividade de 1982 a 1991, lançando faixas como That’s Your Way Out e In and Out of My Life (In a Day), entre outros sucessos.
As bandas femininas de rock são apenas uma parte da longa lista de contribuições das mulheres no mundo da música!
Para continuar no tema, não deixe de conferir o texto que preparamos sobre mulheres na música: 14 cantoras incríveis para celebrar!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.