4 de Junho de 2020, às 12:00
Aclamados como a maior banda de todos os tempos, os Beatles construíram seu legado com canções populares que se tornaram sucesso de público.
Ao mesmo tempo, eles também falavam sobre suas convicções políticas e questões sociais em diversas faixas, principalmente as escritas por John Lennon e Paul McCartney.
Em 1968, o grupo gravou o The Beatles, álbum em que seus integrantes liberaram seus pensamentos e ideias em vários sons, deixando o trabalho mais experimental, intimista e único.
Uma das músicas foi Blackbird, composta por Paul e que faz referência subliminar a luta pelos direitos civis na época da segregação racial nos Estados Unidos. Com sua doce melodia, é bem lembrada pelos fãs e outros artistas, que gravaram suas versões.
Por isso, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre seu significado e história. Confira!
Como outras canções da banda, Blackbird possui interpretações distintas sobre o seu sentido, mas somente uma foi confirmada por Paul McCartney.
Pelo seu nome, tudo leva a pensar que a inspiração para a música foi um pássaro negro. Segundo o boato, o cantor se encantou pelo canto da ave em uma passagem pela Índia e o homenageou com a composição.
No entanto, Paul desmentiu essa possibilidade ao afirmar que a motivação era a luta por questões sociais da população negra durante os anos 50 e 60 na América do Norte.
Mais especificamente, o caso que chamou a atenção do músico foi o caso dos estudantes negros de Little Rock, em 1957.
Após terem a aprovação judicial para frequentarem a mesma escola de alunos brancos, eles sofreram a retaliação da comunidade conservadora do Arkansas e não conseguiram assistir às aulas naquele dia.
A presença dos alunos na escola só foi possível com o auxílio das tropas federais enviadas pelo presidente para escoltar o grupo até as salas semanas depois. Assim, “Os Nove de Little Rock” se tornaram exemplos e figuras importantes para o movimento social.
Pensando nesse momento, Paul transformou a figura de uma das estudantes negras em um pássaro, como algo simbólico. Mais tarde, fez a seguinte declaração em entrevista:
Eu tinha em mente uma mulher negra, não um pássaro. Aquela era a época dos movimentos pelos direitos civis, pelos quais todos nós nos importávamos, então essa era realmente uma música sobre uma mulher negra passando por esses problemas nos Estados Unidos.
Apesar dessa dedicatória à importante ocasião, eles nunca haviam estado frente a frente. Isso mudou em 2016, quando Paul teve um emocionante encontro com Thelma Mothershed e Elizabeth Eckford, duas das estudantes que participaram da reintegração em Little Rock.
Pronto para saber mais detalhes sobre essa bela canção? Dê o play e confira!
Blackbird singing in the dead of night (Pássaro negro cantando na calada da noite)
Take these broken wings and learn to fly (Pegue essas asas quebradas e aprenda a voar)
All your life (Durante sua vida toda)
You were only waiting for this moment to arise (Você só estava esperando este momento para decolar)
A analogia escolhida por Paul não poderia ser mais singela, e a figura do pássaro representa não só a mulher como todo a população negra norte-americana.
Em tom de aconselhador, a música encoraja as mulheres a seguirem a sua batalha pelos direitos que lhe deviam ser garantidos, a tomar uma atitude e permanecerem firmes.
As asas quebradas são uma lembrança do passado de sofrimento, da segregação pelo racismo e consequente pobreza.
Mas com novos protestos e movimentos, era a hora de brigar contra a desigualdade e o momento de mostrar o valor do povo negro, de alçar voos e um lugar justo na sociedade.
Blackbird singing in the dead of night (Pássaro negro cantando na calada da noite)
Take these sunken eyes and learn to see (Pegue estes olhos fundos e aprenda a enxergar)
All your life (Durante sua vida toda)
You were only waiting for this moment to be free (Você só estava esperando este momento para ser livre)
Na segunda estrofe, novamente a música foca no paralelo de transformar a dor em esperança, em acreditar que dias melhores iam chegar e a tão sonhada liberdade de pensamento estava próxima.
Seja em canções, em filmes ou na literatura, olhos fundos remetem ao cansaço, ao choro, mas também à resiliência.
Com isso, apesar de todas as barreiras colocadas à sua frente, o pássaro (ou melhor, a jovem) poderia notar que ela podia manter a fé, pois a luz ao fim do túnel está mais forte.
A oportunidade de estudar em uma escola melhor já era um avanço para mudanças futuras. A cada dia, os protestos civis que davam voz a comunidade negra ganhavam mais força com o surgimento de ativistas como Martin Luther King, que liderou a luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos.
Blackbird, fly, blackbird, fly (Pássaro negro, voe, pássaro negro, voe)
Into the light of the dark black night (Para o clarão da escura noite)
Blackbird, fly, blackbird, fly (Pássaro negro, voe, pássaro negro, voe)
Into the light of the dark black night (Para o clarão da escura noite)
Apesar dessa intensa mobilização por direitos civis, isso não quer dizer que as coisas seriam mais fáceis dali para frente. Porém, com o fim da segregação e a participação mais efetiva dos negros na mídia e na sociedade, o caminho estava aberto.
Usando uma linguagem poética, Paul estimula que o pássaro voe em direção a luz durante a noite, ou seja, que vá em frente e brigue por cada espaço e oportunidade, que faça seu nome e ajude a tornar o mundo num lugar melhor.
Alguns pequenos fatos deixam a composição ainda mais interessante:
O significado de Blackbird é lindo e inspirador, assim como as outras músicas dos Beatles, que emocionam e animam os fãs, e a história da banda.
Mas será que você realmente sabe TUDO sobre os Beatles? Descubra nesse quiz!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.