Análise do clipe How You Like That, do BLACKPINK

#kpoppers · Por Karoline Póss

14 de Novembro de 2021, às 19:00


Que o BLACKPINK sempre faz músicas ótimas, todo mundo já sabe. Mas você já parou para analisar a mensagem por trás dos clipes desse quarteto de k-pop?

Cena do clipe How You Like That, do BLACKPINK
Créditos: Divulgação

Um dos maiores hits do BLACKPINK, How You Like That, carrega um poderoso conceito de mulheres fortes e emancipadas, que deram a volta por cima de um relacionamento abusivo. Bora entender essa história? 

Ligação de How You Like That com Kill This Love

Antes de mais nada, é preciso saber que há uma grande teoria de que as músicas do BLACKPINK são interligadas, e Kill This Love e How You Like That, quando analisadas em sequência, parecem formar uma história única.

Quando lemos a letra da música Kill This Love, em português, percebemos que a canção de 2019 fala sobre a emancipação feminina, que está se livrando de um relacionamento abusivo, matando o amor que tanto lhe fez mal e dando início a uma grande revolução feminina. 

Na cena final, as meninas do BLACKPINK cercadas de dançarinas podem representar outras mulheres que também se livraram de namoros dolorosos.

Então, no ano seguinte, o girl group de k-pop entra em cena com How You Like That, que mostra o quarteto empoderado, como se tivessem superado a dor de outrora e mais prontas do que nunca para dominar o mundo com o seu poder. 

Entendendo How You Like That, do BLACKPINK

A música How You Like That começa melancólica, Jennie e Jisoo cantam tristes, sentadas no chão com olhares de quem sofreu muito.

A maquiagem de Jennie ainda traz uma lágrima de cristal, enquanto o esfumado no olho de Jisoo dá a impressão de que ela chorou. 

A música começa a ganhar ritmo na parte de Rosé, que está literalmente no fundo do poço, demonstrando que sua situação não poderia estar pior. No entanto, como diz o ditado, quando se chega ao fundo do poço, a única coisa que pode fazer é ir para cima

Conforme Rosé canta, ela se demonstra cada vez mais forte, encarando a câmera sem medo enquanto anda para a frente, chegando ao refrão de forma poderosa.

Vestidas em jeans e croppeds, as integrantes do BLACKPINK mostram um lado mais rebelde, animadas, falando para todos quem é que manda.

A este ponto da música, elas já superaram todo o sofrimento que vinham guardando para si desde músicas passadas, nesta longa história de um amor doloroso do qual elas finalmente estão livres. 

No refrão, perguntam constantemente How You Like That?, que em tradução livre pode ser algo como o que você acha disso?, questionando àqueles que já as fizeram sofrer sobre como eles se sentem agora, vendo que elas superaram tudo e estão arrasando. 

Percebam, no entanto, que a Lisa não teve nenhuma cena triste no MV. Sua única aparição pré-refrão foi logo na abertura da música, quando ela desce as escadarias soltando a famosa frase BLACKPINK in your area.  

Terminando o refrão, Lisa entra com seu rap poderoso, falando sobre karma e que não se importa se as pessoas não gostarem dela. Lisa já aprendeu sua lição sobre amor próprio e não se deixa mais ser machucada pelos outros. 

Nesta segunda parte da música, as outras três garotas do BLACKPINK se juntam a Lisa, demonstrando suas novas “eus” poderosas. O cenário conversa muito com essas cenas.

Guarda-chuva

Jennie está em um cenário rosa com guarda-chuvas pendurados no teto. Esse objeto é feito para nos proteger, mas seu formato pontiaguda também é capaz de ferir, dualidade que também está presente no amor.

Cenário de Fogo

Na cena seguinte de How You Like That, com Jisoo, os guarda-chuvas pegam fogo enquanto a visual do grupo, toda vestida em vermelho, lê seu livro tranquilamente, sem se importar com o caos ao seu redor. 

Tudo pega fogo para representar que o amor representado naquele guarda-chuva acabou, e dele só sobrou uma mulher forte que está pronta para se reerguer.

Cenário de Gelo

O refrão entra novamente em um cenário de gelo, contrastando com a cena anterior. 

Já ouviu Antes sofria, agora sou fria? O BLACKPINK, cansado de sofrer por amor, assume agora uma posição de garotas frias que só querem curtir a vida e se divertir. 

Cavalo de Troia

O cavalo de Tróia é uma figura histórica. Estudamos na escola que ele foi utilizado pelos gregos como armadilha para entrar no território inimigo e matá-los quando eles menos estavam esperando.

Foi a virada de jogo para os gregos, que estavam perdendo a guerra para os troianos, mas conseguiram enganá-los e dar a volta por cima. 

O mesmo acontece com o BLACKPINK: depois de tanto sofrerem, agora que elas estão no controle vão fazer todos pagarem pelas lágrimas que derramaram, se arrependendo ao verem como elas estão agora. 

Comparando as letras 

Outra música do BLACKPINK que também parece estar relacionada nesta teoria é Playing With Fire, que mostraria quando esse relacionamento amoroso começou a dar errado, com as meninas entrando em um amor perigoso, que queima, que machuca. 

Nas três músicas, é possível notar uma semelhança na letra:

Look at me, look at me now (olhe pra mim, olhe pra mim agora)— Em Playing With Fire, apaixonadas, as meninas cobram atenção de seus amados que, naquela época, já aparentava ser um relacionamento no qual elas brincam com fogo, e quem brinca com fogo sempre se queima. 

Look at me, look at you (Olhe pra mim, olhe pra você)— Em Kill This Love, as integrantes do BLACKPINK começam a perceber que as coisas não estão bem, que o estrago já está sendo feito, que as coisas mudaram e não estão boas. 

Now look at you, now look at me (Agora olhe para você, agora olhe para mim) — Já na letra de How You Like That, que posteriormente entrou para o The Album, elas finalmente se livraram desse amor doentio e, agora, cantam com força que estão livres.

É como se elas dissessem: olhe para mim, veja como eu estou bem melhor sem você!.

Venha ser blink você também!

Nós amamos tanto o BLACKPINK que fizemos uma seleção com alguns dos maiores hits das divas do k-pop pra você escutar e entrar para o fandom agora mesmo!

Depois de conhecer o significado do clipe de How You Like That, mergulhe de vez no mundinho BLINK com as melhores músicas do BLACKPINK!

Melhores músicas do BLACKPINK

Aprenda coreano com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e receba dicas e materiais por e-mail

Obrigado por se inscrever na newsletter! Nos vemos em sua caixa de entrada 💜


Leia também