30 de Junho de 2024, às 12:00
A biografia de Bruno Mars tem lugar de destaque no panteão da música pop moderna, brilhando com uma intensidade rara por seu talento indiscutível como cantor, compositor e ícone do entretenimento.
Nascido e criado no Havaí, em meio a uma mistura efervescente de influências musicais, o artista começou sua jornada para o estrelato nos palcos de Honolulu. E vive uma carreira meteórica, marcada por trabalho árduo, talento indiscutível e um magnetismo único.
Hoje um consagrado produtor musical e multi-instrumentista versátil, Bruno Mars acumula hits internacionais, recordes de vendas e uma legião de fãs apaixonados por todo o mundo. Continue lendo para descobrir tudo sobre o artista!
Nascido em Honolulu, no Havaí, em 8 de outubro de 1985, Peter Hernandez – o verdadeiro nome de Bruno Mars – já trazia a música em sua essência desde os primeiros anos de vida.
Filho de um percussionista porto-riquenho e de uma cantora e dançarina filipina, o astro foi criado em meio a um ambiente rico em influências musicais diversas, o que certamente moldou seu futuro como artista completo.
Com menos de 3 anos de idade, o cantor já demonstrava seu talento precoce, participando das apresentações da banda familiar ao lado de seus pais e irmãos. Nessa época, ele já era chamado carinhosamente de “Bruno” pela família.
Influenciado pela musicalidade doméstica, ele logo se familiarizou com diversos instrumentos, aprendendo a tocar guitarra, baixo, piano e percussão com maestria. O artista também ficou relativamente conhecido em Honolulu como cover de Elvis Presley.
Ele ainda estava na escola, aos 14 anos, quando fundou sua primeira banda, a School Boys. Ao lado de amigos, ele se apresentava em eventos locais, aprimorando suas habilidades musicais e alimentando sua paixão pelos palcos.
Em 2003, Bruno Mars fez as malas e se mudou para Los Angeles para realizar seu sonho. Em menos de um ano, assinou o primeiro contrato com a Motown Records, gravadora que revelou grandes nomes da música, incluindo Michael Jackson.
Logo nos primeiros anos na Califórnia, Bruno Mars não se limitou apenas a cantar. Ele passou a escrever suas próprias canções e, em 2006, formou a produtora musical The Smeezingtons.
A equipe não demorou a encontrar grande destaque na indústria musical, escrevendo e produzindo hits para artistas de renome como Flo Rida, Alexis Jordan e B.o.B.
O talento de Bruno Mars como compositor e produtor chamou a atenção da indústria, especialmente após o notável sucesso de Long Distance, da cantora Brandy, e Right Round, de Flo Rida, que chegou ao topo das paradas em diversos países.
O astro também assina a faixa Wavin’ Flag, de K’Naan, que bombou como música-tema da Coca-Cola para a Copa do Mundo FIFA 2010.
Esses hits abriram as portas para que Bruno Mars finalmente lançasse sua carreira solo em 2010, com o EP It’s Better If You Don’t Understand. O trabalho apresentou sucessos como Talking To The Moon e chegou às paradas do mundo inteiro.
Ainda em 2010, o artista lançou seu álbum de estreia, Doo-Wops & Hooligans, que ficou na primeira posição da Billboard Hot 100 por mais de um mês, no embalo do sucesso de Just The Way You Are, hit que finalmente o catapultou para uma próspera carreira internacional.
Outras faixas do mesmo disco também fizeram sucesso surpreendente, como Grenade e The Lazy Song, mantendo o nome de Mars em alta nas paradas do mundo inteiro.
O resultado foi a primeira indicação de Bruno Mars para grandes premiações, como o Grammy, concorrendo em várias categorias, incluindo Álbum do Ano. Ele saiu de mãos abanando, mas em alta após uma performance dedicada ao cantor James Brown.
Em 2012, Bruno Mars voltou ao topo das paradas com seu segundo álbum de estúdio, Unorthodox Jukebox, aclamado por crítica e público. O primeiro single, Locked Out of Heaven, liderou os charts por seis semanas e ficou no Top 10 de mais de 20 países.
O trabalho bem-sucedido, que incluiu também singles como When I Was Your Man e Treasure, levou ao primeiro Grammy do cantor, na categoria Melhor Álbum Pop Vocal.
A carreira seguu uma ascendente impressionante, culminando em uma apresentação inspirada no Superbowl de 2014, ao lado do Red Hot Chilli Peppers, e em uma participação no filme de animação Rio 2, que contou com a faixa Welcome Back na trilha sonora.
A biografia de Bruno Mars ganhou um capítulo ainda mais especial em 2016, quando o artista lançou o álbum 24K Magic, embalado por faixas como That’s What I Like e o megahit Uptown Funk.
A música foi um sucesso instantâneo e levou Mars a se apresentar no intervalo do Superbowl de 2016, ao lado de Coldplay e Beyoncé.
A fase com estética retrô, uma pegada funk ao estilo Motown 1970 e as composições tecnicamente impecáveis do 24K Magic também levaram o artista a “gabaritar” no Grammy de 2018.
O astro venceu as seis categorias nas quais estava indicado, incluindo Gravação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano, além de se apresentar durante o evento ao lado de Cardi B, com a faixa Finesse.
Bruno Mars surpreendeu os fãs em 2021, com o lançamento inesperado do álbum An Evening with Silk Sonic, da banda Silk Sonic, formada pelo próprio Mars com o rapper Anderson Paak.
O primeiro single, Leave The Door Open, foi número 1 nos Estados Unidos, na Nova Zelândia, na Itália e em diversos outros países, com visual e sonoridade inspirados na estética dos anos 1970.
O trabalho, mais uma vez, foi coroado pela indústria, incluindo o Grammy de melhor álbum, melhor música, melhor música de R&B e melhor performance de R&B.
Ao longo de sua carreira, Bruno Mars se tornou um colecionador entusiasmado de prêmios e nomeações. Até o momento, ele já recebeu nada menos que 78 nomeações a grandes prêmios, vencendo em 16 deles.
No Grammy Awards, um dos prêmios mais respeitados do mundo da música, Mars acumula um total de 20 nomeações e 11 vitórias.
Ele também conquistou reconhecimento em outras premiações importantes, como MTV Video Music Award, People’s Choice Award, Soul Train Music Award, Teen Choice Awards e MTV Europe Music Awards.
O disco 24K Magic, aliás, é o álbum masculino mais premiado do século XXI, com seis Grammys.
Leia Mais: Os maiores cantores de R&B, dos clássicos aos atuais.
A vida pessoal de Bruno Mars não costuma ser tema frequente das entrevistas do cantor. Desde 2011, ele mantém um relacionamento sério e discreto com a modelo e artista Jessica Caban, com quem divide o cachorrinho Geronimo.
O artista também já teve problemas com a Justiça americana, por ter sido preso por porte de cocaína durante uma viagem a Las Vegas. Ele precisou pagar uma multa e teve que cumprir centenas de horas de serviço comunitário.
A biografia de Bruno Mars é recheada de sucessos que emocionam, inspiram e, muitas vezes, convidam a longas sessões de dança embaladas por hits já consagrados como clássicos.
Por isso, vale a pena conferir o material que preparamos com as “canetadas” do Bruno Mars, com seus melhores trechos para compartilhar. Você vai relembrar alguns dos maiores hits do cantor e compositor talentoso, que ajudou a ditar os rumos da música no século XXI!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.