30 de Março de 2023, às 12:00
Quer conhecer os melhores cantores de forró da história? Você chegou ao artigo certo! Preparamos uma seleção com os maiores nomes desse gênero musical que arrasta multidões por todo o país.
Com raízes no Nordeste, o forró é um dos gêneros musicais mais populares no Brasil desde sua origem, no final do século XIX.
Desde então, muitos artistas contribuíram para a evolução dessa expressão importante da cultura brasileira — de ícones do forró das antigas, como Dominguinhos e Luiz Gonzaga, a nomes mais recentes, como João Gomes e Zé Vaqueiro.
Com suas melodias animadas e letras que retratam a vida do povo nordestino, o forró conquistou o coração de muitos brasileiros e se tornou uma parte fundamental da identidade cultural do país. Vem conhecer um pouco mais sobre o estilo!
O forró nasceu há cerca de 200 anos, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O gênero se originou a partir da mistura de diversos ritmos nordestinos, como o baião, o xaxado, o coco, o maxixe e o samba.
Utilizando instrumentos como sanfona, triângulo e zabumba, o forró se espalhou por todo o país, ganhando novas interpretações e influências, sem nunca perder suas raízes.
Conheça os principais cantores de forró do Brasil!
Imortalizado pela icônica Asa Branca, Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, é considerado um dos artistas mais importantes na história do forró.
O pernambucano começou a tocar sanfona ainda na infância, influenciado pelo pai, e teve uma sólida carreira de mais de 50 anos, durante a qual gravou mais de 600 músicas e se apresentou em todo o país.
O cearense Xand Avião começou a carreira como vocalista da banda Aviões do Forró e logo se tornou um dos artistas mais populares do forró eletrônico no Brasil.
Desde 2018 em carreira solo, o cantor tem lançado vários sucessos, como Pirulitinho, além de parcerias com outros grandes artistas, misturando elementos do forró eletrônico, do sertanejo e do funk.
Um dos maiores artistas de forró da história, Alceu Valença iniciou sua carreira na década de 1970, misturando elementos da música nordestina com rock, pop e outros gêneros musicais.
Conhecido por sucessos como Anunciação e Belle de Jour, o artista já colaborou com diversos outros nomes e bandas, além de ter trabalhado em trilhas sonoras para filmes e programas de TV.
Leia Mais: Conheça o significado de Anunciação, música de Alceu Valença.
Carmélia Alves foi uma cantora brasileira conhecida como “Rainha do Baião”, que teve uma carreira de sucesso nas décadas de 1940 e 1950, com canções que misturavam ritmos como baião, samba, marchinha e samba-canção.
Gravou mais de 200 discos ao longo de sua carreira, como o sucesso Sabiá Lá Na Gaiola, e se apresentou em diversos programas de rádio e televisão, sendo considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira.
Jonas Esticado começou a carreira em 2013 e, desde então, já emplacou sucessos como Investe Em Mim e Com Amor Não Se Brinca.
Com carreira marcada pelo estilo romântico e animado, além de letras que falam de amor e festa, o cantor já gravou com ícones renomados, como Felipe Araújo e Matheus e Kauan.
O pernambucano João Gomes se firmou como um dos maiores nomes do forró na atualidade desde que estourou nas plataformas de streaming e no YouTube, em 2019.
O astro já compôs para artistas como Gusttavo Lima e Marília Mendonça, além de ter seu próprio repertório recheado de sucessos, como Dengo e Eu Tenho a Senha.
Um dos maiores cantores de forró da história, Dominguinhos começou a carreira como sanfoneiro ainda na infância e ajudou a ditar os rumos do estilo musical com seus grandes sucessos, incluindo a atemporal Eu Só Quero Um Xodó.
O artista faturou inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, como Grammys Latinos e Prêmio Shell, e colaborou com muitos artistas renomados, como Gilberto Gil, Gal Costa e Chico Buarque, até sua morte, em 2013.
É impossível falar de grandes nomes de cantores de forró sem citar Jackson do Pandeiro, conhecido por músicas como Chiclete Com Banana e Sebastiana.
Ele despontou no mundo da música na década de 1940 e gravou mais de 120 discos, ajudando a popularizar o ritmo do coco, do forró e do baião no Brasil e no exterior. O artista faleceu em 1982, deixando um legado importante na cultura popular brasileira.
O multi-instrumentista Sivuca, do sucesso Feira de Mangaio, deu seus primeiros passos na música tocando acordeão em festas na Paraíba. Foi o começo de uma história que inclui colaborações com Elis Regina, Gal Costa e outros ícones da música nacional.
O estilo elegante do artista fez história, especialmente pela mistura de ritmos nordestinos e outros estilos musicais, como jazz e música clássica.
Marcando a presença feminina entre os maiores cantores de forró, Elba Ramalho é uma das grandes expoentes da música nordestina, com mais de 30 álbuns lançados ao longo de sua bem-sucedida carreira.
A cantora de O Xote Das Meninas estreou na década de 1970 e coleciona hits em diversos ritmos, como forró, baião, xote, frevo e maracatu. Além disso, Elba também atuou em filmes e novelas e já ganhou um Grammy Latino.
Os maiores cantores de forró da história não são famosos apenas por suas melodias dançantes, cheias de suingue e com composições elaboradas, que misturam influências de diversos estilos.
Esses artistas também são notórios por suas letras, que fazem referências a traços da cultura e da história do Nordeste, podem ser bastante românticas e até inusitadamente engraçadas.
Conheça a seleção que preparamos com as melhores frases de forró para aquecer o coração e arrastar o pé! A lista inclui sucessos de Luiz Gonzaga, Alceu Valença e outros ícones.
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.