11 de Janeiro de 2025, às 12:00
Com uma letra bem complexa e cheia de mensagens reflexivas, a música Catedral, de Zélia Duncan, tem um significado que já fez muita gente perder noites de sono, tentando entender a sua letra.
Em poucas palavras, a canção mais famosa do repertório de Zélia Duncan fala sobre a busca por conexão, seja ela entre pessoas ou da pessoa com ela mesma. Ela ressalta que, mesmo buscando com muita convicção,nem sempre conseguimos encontrar o que tanto buscamos.
Conseguimos esclarecer ou ficou ainda mais confuso? Então, confira a seguir a nossa análise completa da letra de Catedral, de Zélia Duncan, e desvende o seu significado.
A música Catedral foi lançada em 1994, no álbum Zélia Duncan. Esse foi um disco muito importante na carreira da cantora, porque teve bastante repercussão na época. Tanto que ele está presente, inclusive, na lista de Melhores Álbuns Latinos da Billboard.
Além disso, no segundo semestre de 1995, Zélia Duncan recebeu o Disco de Ouro pela venda de 100 mil cópias do disco.
É claro que uma de suas músicas mais famosas até hoje é Catedral. Mas, entre as faixas, estão outros hits, como Nos Lençóis Desse Reggae, incluída na trilha sonora da série Confissões de Adolescente, que bombou nos anos 90.
É inegável que Catedral foi um grande sucesso e projetou Zélia Duncan como uma grande referência na MPB. Aliás, até hoje muita gente se lembra dessa música quando pensa na cantora.
Mas essa repercussão não foi premeditada nem por ela, nem pelos seus empresários. A faixa sequer foi incluída no disco promocional e não era considerada uma “música de trabalho”.
Na verdade, o que fez com que Catedral se tornasse conhecida pelo público foi sua inclusão na trilha sonora da novela A Próxima Vítima, da Rede Globo. Ela foi escolhida para ser o tema dos personagens Irene e Diego, os protagonistas da trama.
Assim que tocou na atração, ela não parou de tocar nas rádios de todo o Brasil e as pessoas começaram a conhecer o trabalho de Zélia Duncan. As críticas especializadas também não economizaram elogios para o seu talento.
A partir de 1995, Zélia passou a fazer shows em várias cidades do país, o que contribuiu ainda mais para o seu reconhecimento a nível nacional como uma grande cantora brasileira.
Muita gente não sabe, mas Catedral não é uma música original de Zélia Duncan. Ela é, na realidade, uma versão em português de Cathedral Song, da cantora alemã Tanita Tikaram, lançada em 1988, no álbum Ancient Heart.
Já a letra que conhecemos na voz de Zélia Duncan foi sim composta pela artista, em parceria com Christiaan Oyens, que contribuiu para várias outras composições do disco.
Uma curiosidade pouco conhecida é que a Cathedral Song, na versão original, foi regravada por outro brasileiro, o cantor Renato Russo.
Outros cantores também regravaram Catedral, na versão de Zélia Duncan. São eles: Leandro, da dupla com Leonardo, e a banda Catedral.
Você já se perguntou qual o significado da música Catedral, de Zélia Duncan? Com certeza muitos fãs de MPB já pararam para analisar uma das letras mais enigmáticas desse gênero musical.
De forma geral, a letra aborda uma espécie de jornada pessoal, em que um personagem caminha pelo deserto, em busca de respostas para seus questionamentos mais profundos.
A própria ideia de “deserto” transmite uma sensação de isolamento e introspecção, que é o estado ideal para quem quer refletir sobre a vida.
A visão do céu e do tempo demonstram a imensidão do mundo diante das nossas dores. E também indicam algo que vai além da nossa compreensão imediata, daquilo que podemos ver com nossos próprios olhos.
O deserto que atravessei
Ninguém me viu passar
Estranha e só
Nem pude ver que o céu é maior
O paradoxo estabelecido nos versos tão longe de chegar mais perto de algum lugar mostram o quanto nossas buscas nem sempre nos levam a um destino específico. Na maioria das vezes, buscamos algo que não temos, simplesmente porque não suportamos sentir uma falta, que é inerente ao ser humano.
Tentei dizer
Mas vi você
Tão longe de chegar
Mais perto de algum lugar
Muitas pessoas acreditam que Catedral não se trata apenas de uma busca de si, mas também da busca por outras pessoas. Essa interpretação pode ser justificada pela estrofe a seguir, que expressa o desejo de chegar perto de alguém que está sempre inalcançável.
Olhei pra mim
Me vi assim
Tão perto de chegar
Onde você não está
A expressão um templo em mim, que aparece neste trecho, expressa a importância de valorizar o autoconhecimento, para que nossa mente seja um templo de bons pensamentos e bem-estar.
E a repetição dos versos vai ter que existir e vai resistir nosso lugar sugere a insistência de que, apesar de todas as dúvidas e inquietações, ainda pode ser estabelecido um ponto de encontro, de conexão, que permite paz e tranquilidade no tempo e no espaço.
No silêncio, uma catedral
Um templo em mim
Onde eu possa ser imortal
Mas vai existir
Eu sei, vai ter que existir
Vai resistir nosso lugar
Assim, podemos dizer que Catedral é uma música que desperta reflexões profundas sobre a importância do autoconhecimento e a busca incessante de algo que nem sempre sabemos o que é.
Para finalizar a letra, Zélia Duncan canta sobre a resiliência humana na busca por pertencimento, significado e amor.
Se eu disser que foi por amor
Não vou mentir pra mim
Se eu disser deixa pra depois
Não foi sempre assim
Tentei dizer
Mas vi você
Tão longe de chegar
Mais perto de algum lugar
Com certeza, Catedral, de Zélia Duncan, tem um dos significados mais enigmáticos da MPB. Pensando nisso, que tal entrar no clima da música popular brasileira e relembrar 22 canções nacionais inesquecíveis?
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.