Fear of the Dark: história do clássico do Iron Maiden

Saiba todos os detalhes sobre a história de composição e o significado da letra de um dos maiores sucessos do Iron Maiden.

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

31 de Julho de 2024, às 12:00


A história de Fear of the Dark, do Iron Maiden, faz jus à tradição e ao peso da banda britânica, um dos maiores nomes do heavy metal.

Fear of the Dark história
Créditos: Reprodução / Youtube

Escrita pelo baixista e principal compositor da banda, Steve Harris, a faixa foi lançada em 1992 como a faixa-título do nono álbum de estúdio da banda e rapidamente conquistou popularidade entre fãs e críticos.

Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre uma das melhores músicas do Iron Maiden e um dos clássicos atemporais do heavy metal. Vamos lá?

Fear of the Dark, do Iron Maiden: conheça a história do hino do rock

Mais de três décadas após seu lançamento, Fear of the Dark está marcada na história do Iron Maiden por seu impacto duradouro, sendo há mais de três décadas lembrada como uma das melhores músicas da banda.

A faixa foi lançada em um momento em que a banda já estava consolidada pelo enorme sucesso comercial e crítico dos álbuns antecessores, como The Number of the Beast e Powerslave.

Mesmo assim, não restam dúvidas: Fear of the Dark levou o grupo a um novo patamar de popularidade. A faixa alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e se tornou um hit mundial, impulsionando o álbum homônimo a vender mais de 10 milhões de cópias.

O sucesso não se deve apenas à melodia eletrizante, catapultada por um riff de guitarra épico. A letra, escrita pelo baixista Steve Harris, aborda temas universais como medo, insegurança e a busca por significado na vida. 

A poderosa performance vocal de Bruce Dickinson e a instrumentação impecável da banda completam o pacote, criando uma experiência musical memorável.

O começo da história de Fear of the Dark, do Iron Maiden

O Iron Maiden se recuperava de uma experiência negativa com a gravação do disco No Prayer For The Dying (1990), feita em uma fazenda com um estúdio móvel – nos mesmos moldes em que o Deep Purple gravou sua obra-prima, Smoke On The Water, em 1972.

A tensão estava em alta na banda. O vocalista Bruce Dickinson já se estranhava com Steve Harris, e os desentendimentos tornavam-se cada vez mais nítidos e públicos. O novo álbum, aliás, foi o último trabalho de Dickinson com a banda até a reconciliação, em 1999. 

Para evitar um fiasco, o baixista Steve Harris, principal letrista da banda, construiu um pequeno estúdio provisório – o Barnyard Studios, na Inglaterra – para otimizar o processo de gravação, especialmente no que diz respeito à captação de áudio.

Foi ali que o Iron Maiden passou a se reunir para gravar o nono álbum de estúdio, formado, na maioria, por faixas compostas durante a turnê mais recente do grupo. 

Uma dessas canções era Fear of the Dark, que surgiu quando o lendário vocalista Bruce Dickinson experimentava com uma melodia que havia acabado de compor.

Por trás da letra de Fear of the Dark

Uma das músicas mais famosas da discografia da banda, Fear of the Dark fala sobre a nictofobia, isto é, o medo do escuro, citado logo nos primeiros versos.

I am a man who walks alone 
Sou um homem que caminha sozinho

And when I’m walking a dark road 
E quando estou andando por uma estrada escura

At night or strolling through the park 
À noite ou passeando pelo parque

When the light begins to change 
Quando a luz começa a mudar

A letra conta a história de um homem paranoico que vive com um medo constante de que alguém ou algo esteja prestes a atacá-lo, saltando do escuro sobre suas costas. É uma materialização da ansiedade, transformada em um quase mantra no refrão.

Fear of the dark 
Medo do escuro

Fear of the dark 
Medo do escuro

I have a constant fear that something’s always near 
Tenho um medo constante de que há sempre algo por perto

Fear of the dark 
Medo do escuro

Fear of the dark 
Medo do escuro

I have a phobia that someone’s always there 
Tenho uma fobia de que alguém sempre esteja lá

Um baixista-letrista com muito a dizer

Sem dúvidas, Fear of the Dark representa muito bem a personalidade de Steve Harris, fã declarado de filmes de terror e um estudioso do ocultismo. Não coincidentemente, o tema é comum em muitas faixas e álbuns do Iron Maiden, como Sanctuary.

Com uma exímia destreza em descrever cenários sombrios, Steve Harris foi capaz de transportar o ouvinte consigo para uma história realmente arrepiante, ao mesmo tempo em que oferece vislumbres de dias melhores por vir.

Have you run your fingers down the wall
Você já passou seus dedos pela parede

And have you felt your neck skin crawl
E sentiu a pele da sua nuca arrepiar

When you’re searching for the light?
Quando está procurando pela luz?

Sometimes when you’re scared to take a look
Às vezes, quando você está com medo de olhar

As descrições de Harris traduzem o que há de mais aterrorizante: o medo irracional e arrebatador que, vez ou outra, aparece durante situações simples do cotidiano, como andar à noite ou sentir calafrios ao buscar um interruptor para acender a luz.

A luz metafórica no fim do túnel em Fear of the Dark

A mensagem central da música, assim, é positiva. Acima de tudo, Fear of the Dark fala sobre a coragem para enfrentar e superar os piores medos de uma pessoa. 

Isso acontece especialmente na segunda metade da música, com menções a folclores e lendas, que supostamente alimentam o medo e povoam o imaginário coletivo, tirando o peso da fobia.

Watching horror films the night before
Assistindo a filmes de terror na noite anterior

Debating witches and folklore
Debatendo sobre bruxas e folclore

The unknown troubles on your mind
Os problemas desconhecidos na sua mente

Maybe your mind is playing tricks
Talvez sua mente esteja pregando peças

You sense, and suddenly eyes fix
Você sente e, de repente, os olhos se fixam

On dancing shadows from behind
Em sombras dançando por trás de você

O medo do escuro, ou nictofobia, é visto como uma experiência natural e coletiva, fruto de pressões que vão muito além das experiências do próprio nictofóbico. 

Fear of the Dark na história do Iron Maiden: sucesso instantâneo na fase mais difícil 

Quando Fear of the Dark foi lançada, a recepção da mídia especializada foi positiva. Alguns críticos elogiaram sua complexidade musical e letra envolvente, destacando a habilidade da banda em criar uma atmosfera de tensão e medo. 

Fear of the Dark: história
Créditos: Reprodução / Youtube

A faixa foi vista como um retorno às raízes do heavy metal, por meio de elementos melódicos e pesados de maneira eficaz. 

O álbum homônimo, por sua vez, foi recebido de forma mista. Muitos críticos foram menos entusiasmados, apontando que o álbum como um todo, embora sólido, não alcançava as alturas de alguns dos lançamentos anteriores da banda. 

Entre os fãs, contudo, não houve incerteza: a canção tornou-se uma das preferidas do público, sobretudo pelo riff inconfundível e pela maneira como a música foi capaz de capturar a essência do medo do desconhecido.

Fear of the Dark tornou-se a faixa mais esperada nas performances da banda e costumava ser tocada mais de uma vez nos shows do Iron Maiden.

A música foi incluída em vários álbuns ao vivo e coletâneas, como A Real Live One (1993), Best of the Beast (1996) e Edward the Great (2002), apresentando-a a um público ainda maior. Hoje, é o maior hit do Iron Maiden nas paradas musicais do mundo inteiro.

Além da história de Fear of the Dark, do Iron Maiden: relembre as melhores frases da banda

Se você gostou da história de Fear of the Dark, do Iron Maiden, não deixe de conferir o compilado com as melhores frases das músicas da banda britânica para celebrar o talento e a genialidade de Steve Harris, Bruce Dickinson e companhia!

Frases: Iron Maiden

Leia também