11 de Outubro de 2020, às 19:00
Os reality shows de sobrevivência são uma febre! Não é o método mais tradicional de formação de grupos, mas tem sido cada vez mais explorado na indústria do k-pop e muitos dos maiores nomes da atualidade entraram em cena desta forma.
Pelos survival shows, artistas constroem bases de fãs fiéis ainda antes da estreia, com um público determinado a levar seus competidores preferidos à final — mas as eliminatórias também garantem muito choro, então prepare os lencinhos!
São muitos grupos que surgiram por survival shows, então selecionamos alguns dos mais populares:
O nome é autoexplicativo: são os vencedores do Who is Next: WIN! Dois times competiram e, embora os meninos do A tenham estreado antes como o Winner, os rapazes do B também tiveram sua chance e hoje formam o iKON, ambos na YG Entertainment.
Temos um textão só sobre os reizinhos integrantes do Winner, vem conhecê-los melhor!
Você sabia que um dos grupos mais populares do k-pop nasceu em um reality de sobrevivência? O Sixteen, como o nome sugere, contava com 16 competidoras.
Sete venceram o projeto e outras duas eliminadas foram posteriormente adicionadas ao grupo final, Twice: Tzuyu, pela opinião do público, e Momo, por escolha pessoal do CEO.
Saiba tudo sobre as integrantes do TWICE e sua jornada de sucesso!!
Também da JYP Entertainment, o programa Stray Kids deu origem ao boy group de mesmo nome que estreou 2018. Seu diferencial foi um grande plot-twist: os eliminados puderam entrar para o grupo graças ao apoio dos fãs em uma votação na final. Emocionante!
Venha conhecer melhor o Stray Kids!
O Pentagon também teve uma reviravolta! A estreia do grupo formado pelo Pentagon Maker atrasou, mas os fãs foram recompensados com a adição dos três integrantes eliminados à line-up final.
NO.Mercy foi uma competição entre 12 trainees mentorados por grandes artistas da Starship Entertainment. Ao longo do programa um 13º rapaz foi escalado, I.M, que chegou ao Monsta X ao lado de Jooheon, Shownu, Kihyun, Hyungwon, Wonho e Minhyuk.
Quer conhecer melhor esse super grupo? Conheça melhor os integrantes do Monsta X
Produce 101 é o maior reality de sobrevivência! Sua primeira temporada originou o I.O.I e suas onze membros, dentre elas trainees e idols pouco conhecidas.
As meninas fizeram muito sucesso, mas suas atividades duraram apenas oito meses. Hoje elas continuam em atividades solo, novos grupos e até como atrizes!
O segundo grupo da série Produce foi o Wanna One, que rapidamente se tornou em um dos nomes mais bem-sucedidos da história do k-pop.
Infelizmente também foi temporário, de agosto de 2017 ao último dia de 2018. Os meninos seguem ativos como solistas ou em outros grupos — e o Minhyun retornou ao NU’EST.
A temporada Produce 48 inovou ao colaborar com o grupo japonês AKB48, cujas integrantes competiram contra trainees coreanas.
As onze finalistas são sucesso pelo mundo, mas o IZ*ONE também será temporário: o contrato delas chega ao fim no primeiro semestre de 2021.
O X1 nasceu pelo Produce X 101, mas não teve muita sorte: o programa foi investigado por manipulação de votos e os membros, que tinham um contrato de cinco anos, tiveram que encerrar suas atividades após apenas cinco meses.
Fãs continuam apoiando os onze em suas atividades solo ou em grupos como Victon, H&D e Cravity.
As nove integrantes do Fromis_9 tiveram sua estreia em 2017 como um girl group fixo, mas as coisas não foram fáceis: o programa Idol School também foi investigado por manipulação.
Felizmente tudo se resolveu e as meninas já estão em atividade novamente, um verdadeiro presente para os fãs!
Falando em presente, confira 12 dicas de presentes para quem gosta de k-pop!
Essa pouca gente sabe! Em 2005 o programa Let’s Cokeplay: Mnet Battle Shinhwa mostrava o grupo Shinhwa, da primeira geração do k-pop, em busca de novos artistas para dar continuidade ao seu legado.
Formou-se o BIGBANG originalmente com seis integrantes, mas So-1 (Jang Hyunseung, ex-membro do B2ST) foi retirado antes da estreia oficial.
Que tal aprender mais sobre os integrantes do lendário BIGBANG?
A YG adora um reality de sobrevivência: estreou em 2020 o Treasure, vencedor do YG Treasure Box. Dos 29 participantes do programa apenas 13 foram selecionados para o grupo final.
Eles já estão dando o que falar por aí e prometem crescer ainda mais!
O The Unit visava uma nova chance de sucesso a idols mal-sucedidos. Dois grupos foram formados e no UNI.T estrearam as nove garotas vencedoras, em 2018.
Elas promoveram por apenas seis meses, mas algumas meninas ainda estão ativas em grupos como Laboum e Dia, além da solista NC.A.
O outro grupo formado pelo The Unit foi o UNB, com os nove vencedores da equipe masculina. Este durou de abril de 2018 a janeiro 2019 e você ainda pode ver alguns dos membros em outros grupos, como o Chan no A.C.E e o Hansol no NewKidd.
Os dois grupos até fizeram shows no Brasil!
Apesar de algumas polêmicas, Finding Momoland deu origem a um dos girlgroups mais populares da atualidade. Momoland conta hoje com três membros a menos, mas continua fazendo grande sucesso com suas performances cheias de carisma!
Venha se apaixonar por essas meninas talentosas e divertidas!
E o mais novato do grupo do cenário é o Enhypen: o septeto surgiu pelo programa I-LAND, uma parceria entre a Big Hit Entertainment e a CJENM que contou com mentoria de BTS e Seventeen.
Os meninos já estão treinando e têm sua estreia aguardada ainda para 2020, mas já estão fazendo muito sucesso entre os fãs de k-pop!
Se você gostou de saber mais sobre esses grupos formados por reality shows de sobrevivência, temos outros grandes nomes do k-pop que você precisa conhecer! Com certeza cabe mais um fandom no seu coração. 🧡
Se inscreva em nossa newsletter gratuita e receba dicas e materiais por e-mail
Obrigado por se inscrever na newsletter! Nos vemos em sua caixa de entrada 💜
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.