4 de Julho de 2024, às 14:00
Lançada em 1976 como single do primeiro álbum de Djavan, Flor de Lis é uma das melhores músicas do cantor e também a que gerou mais teorias de fãs sobre a história por trás da letra.
Uma das mais famosas é a de que a música falaria sobre a morte da mulher e da filha recém-nascida do músico durante o parto.
Essa teoria vem rodando na internet desde 2008, mas não passa de um boato que já foi desmentido várias vezes por Djavan.
Vem saber mais sobre a história da música Flor de Lis, o boato que circula na internet sobre ela e seu real significado!
Na internet, é possível encontrar em blogs e redes sociais vários posts que contam que a história da música Flor de Lis é linda. Djavan escreveu para a esposa Maria e a filha Margarida que morreram no parto.
De acordo com essa história, Djavan era casado com uma mulher chamada Maria. Quando Maria engravidou de uma menina, o casal decidiu batizá-la de Margarida.
No entanto, houve uma grave complicação durante o parto e o cantor precisou escolher entre salvar a vida da esposa ou a da filha.
Ele teria pedido ao médico para que fizesse o possível para salvar as duas, mas o destino foi cruel e ambas faleceram na sala de cirurgia.
Assim, Djavan teria escrito a canção em homenagem à esposa e à filha, transformando seu luto em arte. A moral da história seria a de que devemos aproveitar ao máximo os momentos que temos com as pessoas que amamos.
Na verdade, tudo isso não passa de uma lenda. Em 2010, ele comentou sobre o boato durante sua apresentação no Palco MPB, dizendo que:
Existe uma explicação na internet, completamente falsa, nada daquilo jamais aconteceu, não é uma experiência pessoal, é uma invenção. De um modo geral, as minhas composições não falam de mim mesmo.
É claro que eu não posso negar que estão embutidas ali coisas da minha experiência de vida, até coisas que realmente aconteceram, mas não são autobiográficas, de modo algum, essa não é a intenção.
E a explicação que deram pra Flor de Lis, que eu tive uma mulher que deu à luz a uma criança, e a mulher morreu no parto, isso é de uma imaginação incrível. Muitas vezes minhas canções, embora tenham algo de mim, não possuem intenção autobiográfica.
A primeira vez que eu li isso fiquei muito assustado. As pessoas realmente têm muita criatividade.
Muita gente acabou acreditando no boato por ele se encaixar como uma luva em uma das possíveis interpretações para a letra, principalmente o refrão:
E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu
É fato que Djavan realmente teve uma esposa chamada Maria: Maria Aparecida dos Santos Viana, com quem foi casado entre 1972 e 1998.
Ela ainda está viva e estava com o cantor quando a música foi composta e lançada. Logo, não há nenhuma esposa e filha falecidas na biografia do músico.
Falando sobre o significado da música, em 2013 o cantor contou ao programa Viva Voz sua intenção com a letra:
Eu nunca tive por essa música uma impressão de tristeza, embora ela fale sobre um grande amor que não aconteceu. É uma música que conta uma história, de maneira leve, e a confusão é isso [com o refrão], mas ele não está se lamentando. Ele está concluindo a história que acabou de contar.
Ou seja, a história da música Flor de Lis é muito simples: trata-se de uma canção sobre um amor que chegou ao fim após o personagem da letra ter cometido um erro que foi imperdoável para a sua amada:
Valei-me, Deus
É o fim do nosso amor
Perdoa, por favor
Eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez
Tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei
Por mais que os sentimentos dele fossem verdadeiros, Maria permaneceu fria e irredutível. O personagem a compara a uma flor-de-lis: uma planta solitária, que cresce em terrenos secos:
O destino não quis
Me ver como raiz
De uma flor de lis
Uma curiosidade sobre a flor-de-lis é que ela é usada como símbolo da França, em referência a valores como lealdade, soberania, poder e honra. Podemos deduzir que Maria seria uma mulher de princípios muito fortes.
Assim, ela partiu, deixando as ilusões românticas dele na poeira.
O personagem conclui dizendo que o seu jardim da vida, onde ele esperava que florescesse uma bela história de amor, ressecou de tal forma que nada ali floresceu, nem mesmo uma margarida (flor conhecida por ser resistente e fácil de pegar e de se desenvolver).
Agora que você conferiu a verdadeira história da música Flor de Lis, aproveita e vem ler a biografia de Djavan e saber mais sobre um dos maiores nomes da MPB!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.