Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história da música Roxanne, clássico do The Police

Analisando letras · Por Érika Freire

15 de Fevereiro de 2022, às 12:00

Quem será Roxanne, a mulher por trás do clássico do The Police? Considerada um grande clássico do rock, a música Roxanne foi lançada no primeiro álbum do The Police, Outlandos d’Amour, de 1978.

The Police
Créditos: Divulgação

O nome da música foi inspirado no personagem da peça Cyrano de Bergerac, escrita em 1897. Mas Roxanne não é sobre uma única mulher: ela representa várias outras que trabalham na rua, se prostituindo. 😱

Foi a partir deste contexto que Sting teve a ideia da canção, considerada pela revista Rolling Stone entre as 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos, ocupando o 388º lugar.

Bateu aquela curiosidade em saber mais? Bora conhecer a história da música Roxanne, do The Police. 

A história da música Roxanne, do The Police

Em outubro de 1977, o The Police estava em Paris por conta de alguns shows que a banda faria no Nashville Club. O vocalista e líder da banda, Sting, viu perto do hotel em que estava hospedado, algumas prostitutas e as achou muito bonitas.

Com uma melodia em mente, ele logo imaginou escrever sobre estar apaixonado por uma das meninas. Esse foi o ponto de partida para compor a música Roxanne, um dos maiores sucessos do The Police. 

Dentro do hotel, havia um cartaz da peça Cyrano de Bergerac, cujo personagem tem uma namorada chamada Roxana. Sting lembrou ainda que a mulher de Alexandre, o Grande, também tinha o mesmo nome e o título da música ganharia um tom mais emotivo e cheio de significados.

Inspiração na bossa nova 

A princípio, o intuito de Sting era criar uma melodia para a música Roxanne que tivesse influências da bossa nova. 

O guitarrista da banda, Andy Summers, confirmou durante uma entrevista para o site UOL que Roxanne foi composta em um violão de cordas de nylon utilizando batidas da bossa nova.

The Police
Créditos: Divulgação

Mas não foi apenas na bossa nova que a banda buscou referências. O baterista do The Police, Stewart Copeland, sugeriu dar uma pitada de reggae, estilo bastante perceptível na sonoridade de Roxanne.

Participação especial do piano 

Logo na introdução da música, é possível notar um acorde de piano que entra bem no meio das batidas de guitarra, seguido de uma risada de fundo. 

É que durante a gravação, Sting sentou sem querer em cima do instrumento e começou a rir. O ocorrido acabou sendo preservado na gravação e Sting chegou a ganhar os créditos no encarte do disco como por tocar “piano traseiro”.

Contrato com gravadora e banimento da BBC

Por conta da música, a banda conseguiu um contrato com a gravadora A&M Records que se interessou em lançar como single o que se tornaria, futuramente, um dos maiores hits do The Police.

Mas nem tudo na história da música Roxanne são flores. O próprio tema da música, um homem que se apaixona por uma prostituta, fez com que a BBC banisse a canção, tomando a decisão de não incluir o hit no repertório da rádio. 

Análise da história da música Roxanne, do The Police

Agora que já conhecemos a história da música Roxanne e qual foi a motivação do The Police para compor, vamos analisar algumas das principais estrofes.

Como falamos anteriormente, o contexto da música é bem simples: a letra fala sobre um cara que se apaixonou por uma prostituta.

Roxanne, you don’t have to put on the red light
Roxanne, você não tem que acender a luz vermelha
Those days are over
Estes dias acabaram
You don’t have to sell your body to the night
Você não tem que vender seu corpo na noite
Roxanne, you don’t have to wear that dress tonight
Roxanne, você não tem que vestir este vestido esta noite
Walk the streets for money
Andar nas ruas por dinheiro
You don’t care if it’s wrong or if it’s right
Você não liga se isto é errado ou se isto é certo
Roxanne, you don’t have to put on the red light
Roxanne, você não tem que acender a luz vermelha

Neste primeiro verso, ele diz à garota que a partir de agora ela não precisa mais permanecer nessa vida. Não precisará acender luzes vermelhas e nem vender o seu corpo. 

Ao final, o verso ganha um tom de julgamento, quando o personagem questiona o fato da mulher nem parar para pensar se isso é certo ou errado. É como se ele se sentisse um pouco indignado pela atitude dela. 

I loved you since I knew ya
Eu te amei desde que te conheci
I wouldn’t talk down to ya
Eu não te menosprezaria
I have to tell you just how I feel
Eu tenho que te falar como eu me sinto
I won’t share you with another boy
Eu não dividirei você com outro garoto
I know my mind is made up
Eu sei que estou decidido disso
So put away your make up
Então tire sua maquiagem
Told you once, I won’t tell you again, it’s a bad way
Já te falei uma vez, não falarei de novo, este é um caminho ruim

Nesta parte, ele se declara dizendo que desde que a viu, logo gostou dela e por isso jamais a desprezaria. Por conta do que sente, ele não admite dividi-la com outro homem.

Não deixa de ser uma música meio machista, uma vez que se trata de um homem tentando dominar a vida de uma mulher, dizendo o que ela deve fazer.

Tanto que, como ele se mostra decidido, pede até que ela tire a maquiagem, finalizando a estrofe de maneira ainda mais inquisitiva. 

Feat com Puff Daddy e outras versões

Como toda música que faz sucesso, outros artistas acabam se interessando em regravar. A música Roxanne ganhou versões diferentes, uma gravada em 1997 com o rapper Puff Daddy. 

George Michael e a banda Fall Out Boy também fizeram covers de Roxanne. E para o musical Moulin Rouge, lançado em 2001, a música foi reformulada para fazer parte do filme estrelado por Nicole Kidman e Ewan McGregor.

Com mais de 40 anos desde o seu lançamento, Roxanne permanece como uma das canções essenciais do The Police. Tanto que, em 2003, a banda tocou Roxanne em sua apresentação no Rock and Roll Hall of Fame, além de outros dois clássicos, Every Breath you Take e Message in a Bottle. 

Conheça a história de Every Breath You Take

Outro grande sucesso do The Police é Every Breath You Take, que representa um daqueles tipos de músicas que parecem românticas, mas escondem um significado bem diferente.

Depois de conhecer a história de Roxanne, do The Police, vem com a gente conferir qual foi a inspiração de Sting para compor e a real história da música Every Breath You Take

Análise da música Every Breath You Take

Leia também: