4 de Agosto de 2023, às 12:00
Hwasa é uma das idols mais importantes do cenário atual do k-pop não só por sua longa e bem-sucedida carreira, seja como integrante do Mamamoo ou como cantora solo, mas também pelo impacto causado por suas falas e feitos na indústria, principalmente no que se diz aos padrões de beleza.
Confira os principais detalhes sobre a cantora, de sua vida pessoal à carreira solo em constante ascensão, e como ela se tornou sinônimo de força com a forma como lida com as críticas!
Ahn Hye-jin (안혜진) nasceu no dia 23 de julho de 1995 em Jeonju-si. A partir de 2014, passou a ser conhecida pelo nome artístico de Hwasa, ganhando reconhecimento ao redor do mundo como integrante do MAMAMOO, um grupo dos grupos femininos de maior destaque do k-pop atual.
O nome verdadeiro da Hwasa é Ahn Hye-jin (안혜진).
Hwasa significa “brilhar intensamente” em coreano. Ela optou por usar um nome artístico como cantora porque seu nome, Hyejin, é muito comum na Coreia.
E se você já se perguntou por que a música da Hwasa se chama Maria, tem uma explicação também: esse é o nome católico da cantora!
Na Coreia, católicos batizados na igreja recebem também um nome bíblico, e o de Hwasa é Maria, a mãe de Jesus.
Muitas pessoas acreditam que a Hwasa é mãe, mas isso não é verdade. A suposta filha da Hwasa, que já apareceu em várias fotos publicadas pela cantora, é na verdade sobrinha da artista.
As duas possuem uma relação muito próxima e amamos ver o carinho de Hwasa pela pequena!
Na época de sua estreia no k-pop, Hwasa recebeu muitos comentários negativos em relação à sua aparência. Anti-fãs exigiam que ela saísse do grupo, dizendo que “o Mamamoo seria um girl group bonito se não fosse pela Hwasa”.
Em diversas entrevistas a artista disse que não se deixava ser ferida por esse tipo de comentários e usou as críticas para se tornar mais forte, buscando mudar a percepção das pessoas ao mostrar quem ela realmente é.
Um dos momentos mais marcantes da carreira de Hwasa foi na turnê 4Season F/W Concert do Mamamoo, em 2019, quando ela usou o seu bloco solo para contar um pouco de sua história.
Falando sobre as críticas que recebia sobre sua aparência, viralizou com a frase Se eu não me encaixar nos padrões de beleza de hoje, vou me tornar um padrão novo e diferente.
Hwasa tem continuamente usado seu espaço no k-pop para desafiar os padrões de beleza e o que é esperado do comportamento de uma idol feminina, aparecendo sem maquiagem em programas de televisão e performando em roupas sensuais que nem sempre agradam o público conservador.
Em um caso recente, Hwasa foi acusada de indecência pela associação Solidariedade de Pais de Estudantes e Proteção dos Direitos Humanos pela coreografia de Don’t em uma performance na Universidade Sungkyunkwan.
Mesmo sendo processada, Hwasa não demonstrou nenhum sinal de medo e até debochou do caso. No Summer Swag, a artista comentou em meio ao escândalo: Eu estava mais preocupada em não conseguir alcançar as notas altas, devido à minha dor de garganta, do que em ter sido processada.
Dessa forma, sabemos que Hwasa está ciente de todos os comentários negativos que recebe, mas segue fiel ao que acredita e não pretende mudar seu jeito de ser para agradar. Não importa o quão criticada eu seja, no final eu vou cantar na frente dessas pessoas. Estou muito feliz por estar nos palcos, disse uma vez.
Hwasa fez sua estreia no cenário do k-pop em 2014 como uma das integrantes do quarteto feminino Mamamoo, formado pela RBW Entertainment, pelo qual lançou músicas de grande sucesso, como Starry Night, Wind Flower, Egotistic e Hip.
Hoje, Hwasa também tem uma carreira solo estável no k-pop. Como cantora, lançou Twit, Maria e I’m a B como singles principais ao longo dos anos, faixas marcadas pelo estilo único da artista, muita ousadia e indiretas para os haters.
Ela também colaborou com artistas como Loco, Onewe, DPR Live, Uhm Jung Hwa, HyunA e diversos outros nomes de grande influência da música coreana — e até mesmo internacional, como a participação especial em uma versão de Physical, da Dua Lipa.
Em 2020, Hwasa também integrou o grupo temporário Refund Sisters ao lado de Uhm Jung Hwa, Lee Hyori e Jessi. Formado pelo popular programa de variedades Hangout with Yoo, o grupo lançou uma única música, Don’t Touch Me, e todos os lucros do sucesso foram doados para instituições de caridade.
E falando em programas de TV coreanos, Hwasa também é uma artista muito influente na televisão e já marcou presença em programas de destaque como Hidden Singer, Show!terview e Music Universe K-909.
Ela também foi uma das principais membros do I Live Alone, programa que mostra o dia a dia de celebridades que moram sozinhas, e chegou a ganhar o seu próprio programa de entrevistas, Hwasa Show.
Em 2023, integra o Dancing Queens on the Road ao lado de outras estrelas do k-pop que se destacam quando o assunto é dança, incluindo Kwon BoA, Lee Hyori, Uhm Jung Hwa e Kim Wan Sun.
Hwasa encerrou seu contrato com a RBW Entertainment em 2023, mas ao contrário do que muitos pensam, ela não saiu do MAMAMOO.
Hwasa agora é uma artista da P Nation, a agência do PSY, e foi prometido que eles farão o possível para que ela continue a participar das promoções do Mamamoo — assim como a integrante Wheein fez após deixar a RBW em 2021. Ambas continuam como membros do girl group.
Hwasa faz parte do MAMAMOO, um dos maiores grupos de k-pop. Quer saber mais sobre os principais nomes da música pop coreana? Vem com a gente desvendar os maiores sucessos da indústria idol coreana!
Se inscreva em nossa newsletter gratuita e receba dicas e materiais por e-mail
Obrigado por se inscrever na newsletter! Nos vemos em sua caixa de entrada 💜
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.