17 de Julho de 2023, às 12:00
Muitos sucessos nacionais se inspiraram na música internacional. Mas sabia que o contrário também já aconteceu? É o que você vai descobrir através da história de Interstate Love Song, do Stone Temple Pilots.
A banda americana surgiu em 1980, na mesma época que Pearl Jam e Alice in Chains. Com uma sonoridade bem parecida, o Temple Pilots não chamou muita atenção da crítica na época e acabou em segundo plano.
Mas não se pode dizer o mesmo do público. O grupo chegou a vender 40 milhões de discos ao longo de sua carreira. Entre os sucessos que marcaram os seus mais de 30 anos, está Interstate Love Song — que, acredite se quiser, foi inspirado na MPB.
Quer saber mais detalhes sobre a origem do hit e conferir uma análise completa da letra? Saiba tudo sobre Interstate Love Song, do Stone Temple Pilots, e sua história.
Interstate Love Song, um dos maiores sucessos do Stone Temple Pilots, foi lançado no disco Purple, de 1994. A música rapidamente alcançou as primeiras posições nos charts da Billboard: o número 1 veio no dia 17 de setembro de 1994.
Até hoje, a faixa é lembrada como uma das melhores do Temple Pilots. Agora, chegou a hora de saber mais sobre a história por trás de Interstate Love Song.
O baixista do Stone Temple Pilots, Robert DeLeo, revelou em seu Instagram, em 2022, que a criação de Interstate Love Song aconteceu enquanto o grupo estava em turnê pelos Estados Unidos, em 1992.
Segundo o músico, ele estava no caminhão de equipamentos da banda quando começou a dedilhar uns acordes de bossa nova em seu violão de cordas de nylon.
O guitarrista do Temple Pilots, Dean DeLeo, que também é irmão de Robert, contou que, assim que ouviu a melodia, já no quarto de hotel em Atlanta, sabia que se tratava de um novo hit.
O vocalista, Scott Weiland também começou a cantarolar ao ouvir a canção, criando uma espécie de prévia do refrão e deixando a bossa nova original mais com a cara do Stone Temple Pilots.
Trabalhando juntos, os integrantes chegaram à melodia de Interstate Love Song que conhecemos hoje, uma mistura de vários estilos de rock: grunge, alternativo, country e hard rock.
Ter um violão de cordas de nylon, de acordo com Robert DeLeo, foi essencial para que a canção fosse composta. Além disso, ele também ressaltou a sua admiração pela MPB, que o influenciou na sonoridade de Interstate Love Song.
No vídeo do Instagram, DeLeo também contou que conseguiu comprar o violão da família de Ben Harper, por 25 dólares, depois de muito tempo buscando pelo instrumento.
Outras músicas que também foram criadas com esse tipo de violão foram Years, do álbum Perdida (2020), e She Brings The Rain, de seu trabalho solo, Lessons Learned (2022).
O título de Interstate Love Song já nos dá uma ideia do contexto em que ela foi escrita. A “Canção de Amor Interestadual”, em português, representa muito bem uma composição que aconteceu durante a turnê do Stone Temple Pilots nos anos 90.
O autor dos versos emotivos da canção foi Scott Weiland, que já esclareceu em entrevistas que eles falam sobre problemas que ele estava tendo com a sua noiva, Janina Castaneda.
Durante as gravações de Purple, o músico disse que tentou esconder muitas coisas dela e por isso o relacionamento estava em crise.
Em sua autobiografia, Not Dead & Not for Sale: A Memoir, de 2011, ele explicou que Jannina perguntava se ele estava bem e ele respondia que sim, mas era mentira. No fundo, ele já estava entregue ao vício em heroína.
Vamos entender mais essa história na nossa análise das estrofes de Interstate Love Song?
Waiting on a Sunday afternoon
Esperando, numa tarde de domingo
For what I’ve read between the lines
Pelo que li nas entrelinhas
Your lies
Suas mentiras
Feelin’ like a hand in rusted shame
Sentindo-me igual a uma mão enferrujada de vergonha
So do you laugh at those who cry?
Então você ri daqueles que choram?
Reply?
Responda?
As mentiras contadas por Weiland à Jannina aparecem logo na primeira estrofe da música. Nessa parte, ele tenta se colocar na mente dela, tentando adivinhar o que ela esperava dele.
Leavin’ on a southern train
Partindo em um trem vindo do sul
Only yesterday you lied
Apenas ontem você mentiu
Promises of what I seemed to be
Promessas do que eu parecia ter sido
Only watched the time go by
Apenas observei o tempo passar
All of these things you said to me
Todas essas coisas que você me disse
Apesar da inspiração biográfica na vida do vocalista do Stone Temple Pilots, a canção pode se encaixar em vários casos de crises em relacionamentos. Afinal, muita gente faz promessas, mas não consegue cumpri-las.
O primeiro verso, que fala sobre um trem partindo para o Sul, também pode indicar o fim da relação, em que um vai embora e o outro fica se lembrando dos sonhos que não serão concretizados.
Breathing is the hardest thing to do
Respirar é a coisa mais difícil de fazer
With all I’ve said and
Com tudo o que eu disse e
All that’s dead for you
Tudo que está morto para você
You lied, goodbye
Você mentiu, adeus
Mais uma vez, parece que o cantor tentou entrar na cabeça de sua noiva para ler seus pensamentos e que, caso ela descobrisse as mentiras, terminaria com ele.
Se pensarmos na biografia do artista, pode ser que essa parte fosse um prelúdio do que estava por vir: Scott Weiland faleceu em 2015, de overdose de heroína.
Como a poesia pode ter significados bem diferentes para cada pessoa, ao ouvir a letra de Interstate Love Song, muita gente se identifica com a mensagem final.
Nos últimos versos, temos a constatação de que, quando tudo parece morto na relação, é hora de dizer adeus. É uma pena que esses versos também traduziram a vida de Weiland.
Gostou de saber mais sobre Interstate Love Song, do Stone Temple Pilots, e a história desse hit icônico?
Aproveite que você já está no clima dos anos 90 e confira a nossa lista com as melhores bandas de grunge para celebrar o estilo!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.