Jimmy Page: 10 curiosidades sobre o guitarrista do Led Zeppelin

Descubra todos os segredos de um dos maiores guitarristas do mundo da música: Jimmy Page, do Led Zeppelin. Surpreenda-se com o que você vai ler a seguir.

Curiosidades · Por Ana Paula Marques

13 de Dezembro de 2023, às 12:00


Que tal conhecer algumas curiosidades sobre Jimmy Page, do Led Zeppelin? O lendário guitarrista de uma das mais conhecidas bandas de rock é excêntrico e cheio de peculiaridades que o tornam ainda mais surpreendente!

O músico inglês é uma figura icônica no cenário musical, conhecido não apenas por sua virtuosidade na guitarra, mas também por suas contribuições como produtor musical e compositor. 

Ele reuniu uma formação poderosa, ao lado de John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant, para dar origem ao Led Zeppelin, uma das maiores bandas de rock da história. 

Page tem uma relação de proximidade com o Brasil, é cidadão honorário do Rio de Janeiro e é conhecido por sua relação com o misticismo.

Quer saber mais? Continue lendo para descobrir curiosidades sobre Jimmy Page, do Led Zeppelin!

Jimmy Page, do Led Zeppelin: 10 curiosidades sobre o guitarrista

Nascido como James Patrick Page em um subúrbio de Londres, Jimmy Page começou sua jornada musical bem cedo: aos 8 anos, descobriu um violão abandonado e passou a nutrir uma paixão histórica pela música. 

Confira algumas curiosidades sobre essa lenda do rock!

Paixão pela música desde a infância

O contato de Jimmy Page com a música começou quase que por acaso. Aos 8 anos, ele descobriu um violão velho escondido do porão da casa para onde havia acabado de se mudar com a família, em Surrey. 

Inspirado por Elvis Presley e o cantor folk Lonnie Donegan, Page começou a aprender a tocar guitarra como autodidata e absorveu influências do rockabilly e do blues. 

Uma das curiosidades sobre Jimmy Page, do Led Zeppelin, é que sua primeira aparição na TV foi no programa All Your Own, uma competição de talento infantil, em 1957, quando ele tinha apenas 13 anos!

As carreiras que Jimmy Page quase seguiu

Embora seja um músico precoce, não foi sempre que Page sonhou em seguir carreira no mundo das artes. O artista considerou uma carreira na ciência inicialmente e sonhava em trabalhar no ramo da Biologia para descobrir uma cura para o câncer.

Após ser hospitalizado por mononucleose após uma turnê com a banda Neil Christian and the Crusaders, aos 18 anos, ele começou a pintar e chegou a se matricular na Sutton Art College, na Inglaterra.

A era pré-Led Zeppelin

Depois de se recuperar e decidir investir tudo em seu futuro na música, Page passou a se destacar na cena de blues de Londres, tocando com bandas como Cyril Davies All-Stars e Alexis Korner’s Blues Incorporated.

Ele tocou com músicos como Jeff Beck, Eric Clapton, The Kinks e The Who, além de acompanhar cantoras como Marianne Faithfull e Petula Clark. O artista chegou a se tornar produtor, mas seu desejo de experimentar ao vivo o levou de volta aos palcos. 

A origem do Led Zeppelin

Em meados de 1968, Jimmy Page deixou a banda The Yardbirds para reunir uma formação poderosa: ele convocou John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant para formar o lendário Led Zeppelin

A banda rapidamente conquistou fama global, tornando-se uma das mais místicas e consagradas do rock britânico. 

Jimmy Page curiosidades
Créditos: Divulgação

A relação de Jimmy Page com o Brasil

Você sabia que Jimmy Page tem uma relação bem próxima com o Brasil? Além de encontros com músicos brasileiros, ele também já passou várias temporadas por aqui, especialmente na Chapada Diamantina, na Bahia.

O guitarrista chegou a inaugurar a Casa Jimmy, um abrigo para jovens sem lar no Rio de Janeiro, o que lhe rendeu o título de Cidadão Honorário da cidade. 

O artista tem muito interesse na cultura brasileira e ainda tem um imóvel na cidade baiana de Lençóis. Uma das visitas mais frequentes em sua casa na Inglaterra, aliás, é a cantora baiana Margareth Menezes.

O ocultismo na vida de Jimmy Page

O astro do heavy metal e do rock tem uma profunda ligação com o ocultismo, que o levou a tomar uma decisão extraordinária em 1970: a compra da Boleskine House.

A casa fica às margens do misterioso Lago Ness e foi anteriormente propriedade de Aleister Crowley, o mais famoso ocultista do século XX, que realizou rituais de magia negra no local até 1933. 

Relatos de satanistas, visões, barulhos inexplicáveis e assombrações deram à casa uma aura ainda mais misteriosa. Partes do filme The Song Remains the Same, produzido pelo Led Zeppelin, foram inclusive gravadas no local!

Os símbolos de Page e do Zeppelin

Uma das curiosidades de Jimmy Page, do Led Zeppelin, mais interessantes é sua fixação em símbolos e representações pessoais. Ele escolheu o enigmático símbolo conhecido como ZoSo para representar a si mesmo.

A palavra ZoSo é uma versão peculiar do símbolo que parece ter sido desenhada pelo próprio Jimmy Page, mas se originou muito antes. A primeira aparição registrada do símbolo é do século XVI, em um livro sobre alquimia.

A escolha de um símbolo ancestral, com raízes profundas na tradição alquímica, revela a meticulosidade de Page ao integrar elementos do ocultismo em sua identidade artística. 

Jimmy Page curiosidades
Créditos: Divulgação

O lado produtor de Jimmy Page

Jimmy Page não era apenas compositor e guitarrista do Led Zeppelin. Ele também assumiu a função de produtor no primeiro álbum da banda britânica. A empreitada consumiu mais de 30 horas de trabalho, ao custo final de 1.700 libras. 

Os esforços de Page não estavam limitados apenas aos gêneros tradicionais de rock e blues: ele também estudou influências como folk, música clássica e música indiana.

A icônica guitarra de dois braços

Se você já viu alguma apresentação ao vivo do Led Zeppelin, provavelmente se surpreendeu com a famosa guitarra double neck, ou guitarra de dois braços, de Jimmy Page. O guitarrista ajudou a popularizar esse peculiar instrumento.

Muitos dos clássicos da banda foram interpretados por Jimmy Page usando a EDS-1275, uma guitarra double neck na cor cereja, como o megahit Stairway to Heaven.

Page utiliza esse instrumento para ampliar as texturas das partes harmônicas das músicas, alternando habilmente entre os dois braços da guitarra double neck. O recurso se tornou comum entre bandas que contam apenas com um guitarrista. 

Um dos maiores guitarristas da história

Entre todas as curiosidades de Jimmy Page, do Led Zeppelin, esta talvez seja a “menos” surpreendente: o guitarrista é considerado um dos maiores e mais influentes guitarristas da história. 

A revista Rolling Stone o descreveu como “o pontífice do power riffing” e o coloca em terceiro lugar na lista de 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos, atrás apenas de Chuck Berry e Jimi Hendrix. 

Ele também está na lista de melhores guitarristas de todos os tempos da marca de instrumentos Gibson e da Classic Rock, além de estar no Rock and Roll Hall of Fame.

Curiosidades de Jimmy Page, do Led Zeppelin: as melhores músicas da banda

Se você gostou de conhecer algumas curiosidades de Jimmy Page, do Led Zeppelin, não deixe de conferir a seleção que fizemos das melhores músicas do Led Zeppelin.

Nossa playlist inclui sucessos como Kashmir, Black Doge o hit atemporal Stairway To Heaven, entre muitas outras músicas incríveis!


Leia também