K-pop e o serviço militar: entenda o alistamento na Coreia do Sul

Saiba como o serviço militar obrigatório afeta a carreira dos idols de k-pop!

#kpoppers · Por Karoline Póss

13 de Agosto de 2023, às 12:00


Se você está por dentro do mundo do k-pop, provavelmente já ouviu falar sobre o tão temido serviço militar obrigatório que leva os idols a se afastarem dos palcos por um tempo. Mas como funciona o exército coreano e por que os astros precisam se alistar?

k-pop e serviço militar: grupo ONF
Grupo ONF / Créditos: Divulgação

Para te ajudar, vamos explicar como funciona o sistema do serviço militar na Coreia, quais idols precisam se alistar e o porquê, além de outras informações relevantes para você entender melhor o que está por trás do alistamento dos artistas de k-pop no serviço militar.

K-pop e serviço militar: como funciona a relação dos idols e o exército na Coreia do Sul?

Entenda de uma vez por todas como funciona o serviço militar na Coreia do Sul e como isso afeta os idols coreanos!

Qual a idade para servir o exército na Coreia do Sul?

Assim como no Brasil, o alistamento militar é obrigatório para os homens acima de 18 anos na Coreia do Sul. No entanto, por lá, o alistamento pode ser adiado até os 28 anos.

A regra é válida para os coreanos nascidos no país, mas também pode se aplicar aos que possuem dupla nacionalidade e tenham vivido pelo menos três anos na Coreia. Nestes casos, é possível escolher manter a dupla nacionalidade ou abrir mão da nacionalidade coreana aos 18 anos.

Aqueles que decidirem renunciar a nacionalidade coreana não precisarão se alistar, mas passarão a ser vistos legalmente como estrangeiros no país, enquanto quem escolher manter ambas as nacionalidades terá que cumprir o alistamento. 

É o caso, por exemplo, do Vernon do grupo Seventeen, que nasceu nos Estados Unidos mas escolheu a cidadania coreana e, por isso, precisará se alistar até os 28 anos. 

Estão isentos do serviço militar aqueles de etnia coreana que nasceram no exterior e não possuem passaporte coreano, sendo, portanto, considerados estrangeiros na Coreia. É o caso de idols como BM, do KARD, e Mark, do NCT

Como é o serviço militar na Coreia do Sul?

Os alistados na Coreia precisam servir em uma das áreas das Forças Armadas (exército, exército naval, marinha ou aeronáutica), como policiais ou servidores públicos, sendo o último caso destinado aos homens que não possuem condições físicas de servirem como soldados ativos.

Um exemplo de idol designado ao serviço público é o Heechul, do Super Junior, que fraturou a perna em um acidente de carro em 2006. Assim, após as quatro semanas de treinamento básico, o idol seguiu como oficial público por 24 meses entre os anos de 2011 e 2013.

Quanto tempo um idol fica no exército?

O tempo de alistamento de artistas de k-pop no serviço militar é o mesmo dos demais cidadãos, mas varia conforme a posição a que foram designados. 

Exército: 21 meses
Marinha: 21 meses
Exército naval: 23 meses
Força aérea: 24 meses
Serviço público: 24 meses

Por que os idols adiam o alistamento?

Para os idols, uma pausa de quase dois anos na carreira pode se tornar um grande obstáculo, já que isso significa um longo hiatus. Em meio a um cenário competitivo e com novos nomes surgindo diariamente, ficar inativo é preocupante e, visando passar o máximo de sua juventude nos palcos, os idols tendem a adiar o alistamento até o prazo final.

Também é devido a isso que as empresas de k-pop não enviam todos os membros de seus boygroups ao mesmo tempo.

No caso do Super Junior e do EXO, por exemplo, os grupos atuaram com formação reduzida enquanto os integrantes iam aos poucos para o exército

Já no caso do INFINITE, o grupo ficou cinco anos em hiatus enquanto os integrantes se alistavam, cada qual em seu próprio ritmo, e se reuniram nos palcos em 2023, após todos terminarem suas obrigações militares.

Quem do BTS vai pro exército em 2023?

Enquanto membros como Jin e j-hope já estão cumprindo suas obrigações militares, os demais integrantes seguem mantendo o nome BTS em alta através de atividades solo, lançando músicas ou atuando como produtores para outros artistas. Assim, o grupo não ficará totalmente inativo até o retorno oficial.

Segundo suas idades, é esperado que RM, Suga e Jimin se alistem ainda em 2023. V e Jungkook, por serem mais novos, teriam a opção de adiar seu alistamento até o próximo ano, mas ao que tudo indica eles também irão se alistar em 2023 para minimizar o período de inatividade do BTS, visando o retorno das atividades em grupo para o segundo semestre de 2025.

BTS
Créditos: Divulgação

No entanto, isso é apenas um rumor. A Big Hit Entertainment ainda não divulgou informações oficiais sobre os próximos passos do alistamento dos membros do BTS

Idols que já serviram ao exército coreano 

Confira alguns dos idols mais famosos do k-pop que já se alistaram e concluíram com sucesso suas obrigações militares.

Donghae

Donghae, do Super Junior, serviu como policial recruta entre outubro de 2015 e julho de 2017, cumprindo agenda como policial ativo na Agência da Polícia Metropolitana de Seul. 

Lee Donghae
Créditos: Divulgação

Taecyeon

Por ter dupla cidadania, Taecyeon poderia ter escolhido não se alistar, mas o membro do 2PM honrou seus deveres como cidadão coreano e serviu como soldado ativo entre os anos de 2017 e 2019.

k-pop e serviço militar: Taecyeon
Créditos: Divulgação

L

Kim Myungsoo, mais conhecido pelo nome artístico de L, é integrante do grupo INFINITE e um popular ator que precisou dar uma pausa nos k-dramas logo no auge de sua carreira – mas provou que nem mesmo uma pausa longa como essa foi o suficiente para tirá-lo de cena, já retornando à televisão com um papel principal no drama Numbers.

k-pop e serviço militar: L (Kim Myungsoo)

Key

Você sabia que o exército coreano tem uma banda? Chamada de Banda do Exército da República da Coreia, essa é uma unidade de cerimônias estatais formada por soldados. Key, do SHINee, fez parte da banda durante seu serviço militar.

k-pop e serviço militar: Key
Créditos: Divulgação

ONF: o grupo que se alistou junto! 

Nadando contra as regras silenciosas do k-pop, cinco dos seis membros do ONF se alistaram no exército praticamente ao mesmo tempo, exceto pelo integrante U, que por ser japonês não precisa servir na Coreia.

Eles foram o primeiro grupo de k-pop a realizar esse feito, e chamaram grande atenção ao serem vistos juntos no exército, inclusive alavancando sua popularidade com performances para os soldados.

O alistamento do ONF levantou discussões positivas sobre grupos de k-pop se alistarem ao mesmo tempo, e o crescente sucesso do grupo pode representar que isso se torne uma nova tendência para os idols das novas gerações.

Hiatus no k-pop 

Ainda confuso sobre o que é hiatus no k-pop e como isso afeta a carreira de um grupo? Confira o nosso texto que explica tudo sobre o hiatus e exemplos de grupos que voltaram com tudo mesmo após uma longa pausa nas atividades!

Hiatus no k-pop

Aprenda coreano com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e receba dicas e materiais por e-mail

Obrigado por se inscrever na newsletter! Nos vemos em sua caixa de entrada 💜


Leia também