2 de Outubro de 2022, às 12:00
Em atividade desde 2008, Key é um dos nomes mais influentes quando falamos de k-pop. Integrante do SHINee, os príncipes do estilo musical, é ainda dono de uma carreira solo de grande sucesso.
Além de suas atividades como cantor e dançarino, Key também conquistou o coração do público com sua personalidade ousada e sem filtro, que faz dele uma das celebridades mais sinceras e carismáticas da música coreana.
E se você quer descobrir mais sobre a vida e obra desse artista incrível, veio ao lugar certo!
Confira abaixo um resumo de sua carreira e curiosidades que você precisa saber sobre Key, integrante do SHINee e grande divo do k-pop!
Kim Kibum nasceu no dia 23 de setembro de 1991 em Daegu, na Coreia do Sul. Como sua mãe estava doente e seu pai sempre estava ocupado com o trabalho, ele foi criado por sua avó.
Ele passou nas audições da SM Entertainment em 2005 e logo começou o seu treinamento para se tornar idol. Enquanto se preparava para sua estreia, apareceu como um dos dançarinos de apoio do filme Attack on the Pin-Up Boys (2007), estrelado pelos integrantes do Super Junior, seus colegas de empresa.
A estreia de Key como integrante SHINee aconteceu em 2008, com a música Replay. O primeiro EP do grupo da segunda geração do k-pop foi um grande sucesso, atingindo posições altas nos principais charts coreanos.
Logo após sua estreia, Key já começava a chamar atenção em programas de televisão, nos quais seu carisma era evidente. Ao longo dos anos, colaborou com artistas como Xiah, TRAX, Girls’ Generation, Leeteuk, EXO, BoA e muitos outros.
Em 2012, Key estreou nos teatros com a versão coreana do musical Catch Me if You Can, sucesso da Broadway. Em 2014, se juntou ao seu amigo Woohyun (INFINITE) para um duo chamado Toheart, que até mesmo recebeu um prêmio de popularidade no Golden Disc Awards daquele ano. A dupla também se apresentou no Brasil.
Depois de atuar nos palcos, Key também começou a mostrar seus talentos através de dramas coreanos exibidos na televisão. Sua estreia marcada pelo programa Drinking Solo, em 2016, rendeu grandes elogios a Key como ator.
Em 2018, sua estreia solo foi anunciada. Antes do lançamento do álbum, Key chegou a apresentar uma de suas b-sides, Chemicals, nos palcos do Seoul Fashion Week. O lançamento oficial do disco Face aconteceu no dia 26 de novembro, contendo dez faixas. One of Those Nights, em parceria com o Crush, foi o lead single do trabalho.
Em dezembro do mesmo ano, Key também realizou seu debut no Japão com o EP Hologram. Seus primeiros shows solo tiveram 11 apresentações esgotadas, sinal de seu enorme talento mesmo como solista.
Em meio a atividades com o SHINee, como solista, projetos de atuação e de entretenimento, Key precisou dar uma pausa em sua carreira para cumprir com seu alistamento militar obrigatório. Ele se alistou em março de 2019 como membro da banda militar, e recebeu sua dispensa oficial em outubro de 2020.
Key retomou suas atividades em 2021, participando de programas de TV como DoReMi Market e I Live Alone, além do concerto on-line Beyond Live, comeback com seu EP Bad Love, parceria com a Taeyeon (Girls’ Generation) e vários outros lançamentos.
Em 2022, lançou seu segundo álbum completo, Gasoline, e fará novos shows pela Coreia e Japão até o fim do ano.
Sua playlist precisa dessas músicas!
Antecipando a estreia de seu disco solo, Key soltou a faixa Forever Yours como pré-release. O trabalho é uma parceria com a cantora Soyou, ex-integrante do Sistar.
Faixa que marcou a estreia solo de Key no k-pop, One of These Nights é a faixa principal de seu primeiro álbum, FACE, e contou com a participação especial do cantor Crush. Focada em vocais, entregou ainda uma grande coreografia e clipe artístico.
Dando início também a suas atividades solo no Japão, a poderosa Hologram foi a faixa principal de seu primeiro trabalho internacional.
O projeto Station, da SM, dava a seus artistas a oportunidade de experimentar sonoridades e estilos. Em parceria com Hanhae, Key lançou em fevereiro de 2019 a dramática Cold.
Em 2019 chegou a vez do lançamento de seu álbum repackage, I Wanna Be, cuja faixa homônima contou com a participação da rapper Soyeon, integrante do (G)I-DLE.
Hate That… foi o primeiro single de Key após sua dispensa no exército. O trabalho contou com a participação especial de Taeyeon, integrante do Girls’ Generation que é uma de suas amigas mais próximas. Os dois também trabalham juntos no programa de variedades Amazing Saturday.
Em setembro de 2021, o mini álbum Bad Love chegou com grande ênfase no lado artístico de Key, com inspiração em filmes espaciais e nos visuais icônicos de David Bowie.
Já em 2022, Key se coloca como vilão para Gasoline, com uma construção visual e sonora ousada e destemida, sem medo de explodir. O lançamento repercutiu nas redes sociais e colocou o nome de Key entre os principais assuntos do momento.
O novo disco do integrante do SHINee contou ainda com a participação de Jeno, do NCT, dando continuidade ao seu conceito de vilão, desta vez em uma pegada futurista e sci-fy. Villain foi performada nos programas musicais semanais da Coreia.
Outra faixa marcante de seu novo disco é Another Life, também influenciada pela pela sonoridade dos anos 70/80/90, conceito de seu mais recente trabalho solo.
SHINee é, sem dúvidas, um dos grupos mais talentosos e populares do k-pop. Além de Key, os membros Onew, Jonghyun, Minho e Taemin também fizeram história na música coreana. Aproveite para conhecer os membros do lendário SHINee!
Se inscreva em nossa newsletter gratuita e receba dicas e materiais por e-mail
Obrigado por se inscrever na newsletter! Nos vemos em sua caixa de entrada 💜
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.