Melhores shows do Rock in Rio: relembre 10 momentos marcantes

Festivais e shows · Por Érika Freire

5 de Julho de 2021, às 19:00


Um dos maiores festivais de música do mundo é do Brasil! 😆 A primeira edição do Rock in Rio foi realizada em 1985 e, desde então, muitas bandas fizeram história com shows inesquecíveis e emocionantes.

Rock In Rio
Créditos: Divulgação

Já foram realizadas 20 edições do RIR, que trouxeram ao Brasil grandes bandas de rock e artistas consagrados da música. Uma das cenas mais marcantes do Rock in Rio foi encabeçada pela banda Queen com o hino Love Of My Life, e o público acompanhando em coro com o líder Freddie Mercury.

São mais de 30 anos de festival e dá pra imaginar a quantidade de momentos que tornaram o evento esse gigante da música. 

Bora relembrar juntos alguns dos melhores shows do Rock In Rio?  

Os melhores shows do Rock in Rio

Relembre alguns dos shows mais marcantes que aconteceram no festival:

Queen

O Queen fez uma das apresentações mais emocionantes da história do Rock in Rio em 1985. 

A banda fez dois shows nos dias 11 e 18 de janeiro, sendo o primeiro com recorde de 300 mil pessoas! Freddie Mercury liderou o coro com o público em Love Of My Life, cena que marcou a apresentação e emociona os fãs até hoje. 

Os sucessos Bohemian Rhapsody, We Are the Champions, We Will Rock You e I Want to Break Free também fizeram parte do setlist.  

Relembre as 10 melhores músicas do Queen

AC/CD 

Ainda no RIR de 1985, outro show muito lembrado foi o do AC/DC. Antes de confirmar presença no festival, a banda exigiu que o sino de meia tonelada, que na época o vocalista Brian Johnson usava na música Hells Bells, viesse para o show.  

A organização do festival mandou trazer o sino em um navio, porém, na hora de montar o palco não aguentou e um sino de gesso foi improvisado.

https://www.youtube.com/watch?v=fV_C4UFZadk&ab_channel=LostSoul01

Bruce Springsteen

O galã e rockstar Bruce Springsteen fez um show de respeito na edição de 2013. Foram quase três horas em cima do palco esbanjando fôlego e simpatia. 

Foi considerada a melhor apresentação do RIR de 2013, com um setlist bem bacana que contemplou todas as faixas do álbum Born in the USA, além de muitas outras. De quebra, o The Boss mandou Sociedade Alternativa, do Raul Seixas, para delírio da galera.   

Guns N’ Roses

Em 1991 ocorreu a segunda edição do festival nos dias 18 a 27 de janeiro. O Guns N’ Roses era a banda mais aguardada da edição e marcava ainda a primeira vez do Guns no país. A banda, que estava em uma ótima fase da carreira, veio com tudo e não decepcionou. 

Sweet Child o’ Mine, It’s So Easy, Mr. Brownstone e Patience foram algumas das canções que fizeram parte do setlist. 

As 12 melhores músicas do Guns N’ Roses

Beyoncé

Com o passar dos anos, o festival agregou artistas de outros estilos, principalmente do pop. Em 2013 a diva Beyoncé recebeu muitos elogios pelo show, abrindo com Run The World.

Destaque para o final da apresentação de Beyoncé, com uma homenagem de leve ao funk com o hit Lek Lek.      

Biografia da Beyoncé: conheça a trajetória da diva pop

Iron Maiden 

O Iron Maiden marcou presença em diversas edições do festival, mas o show de 2001 entrou para a história do Rock In Rio. 

Os britânicos estavam, naquele momento, encerrando a turnê Brave New World, cujo álbum homônimo havia sido lançado no ano anterior. O show simplesmente marcava a volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden e os fãs foram presenteados ainda com diversos clássicos da banda. 

Conheça a discografia do Iron Maiden, ícone do heavy metal

Red Hot Chili Peppers

O Red Hot Chili Peppers é outra banda que se destaca entre as apresentações mais marcantes do festival. O show de 2001 foi considerado o primeiro grandioso da banda no Brasil, que estava voltando ao país pela segunda vez. 

Anthony Kiedis e companhia haviam lançado recentemente o disco Californication, álbum que colocou a banda outra vez no top. O guitarrista John Frusciante estava de volta ao Red Hot, o que fez o show ser ainda mais especial para os fãs.

Capital Inicial

Algumas bandas brasileiras tiveram seu grande momento no festival e uma delas foi o Capital Inicial

Figurinha carimbada do Rock in Rio, o show de 2011 teve de tudo um pouco: músicas do Aborto Elétrico, hits do Acústico MTV, crítica do Dinho Ouro Preto ao José Sarney e show interrompido por conta de pessoas passando mal.

Dinho jogou garrafinhas de água para o público no intuito de ajudar.    

As melhores do Capital Inicial: 11 músicas para relembrar

a-ha

Outro show marcante do Rock in Rio é o da banda norueguesa a-ha. Eles estiveram presentes na edição de 1991 com um show que bateu recorde de público com 200 mil pessoas. 

Óbvio que o trio tocou Take on Me, Crying in the Rain e Hunting High and Low, grandes sucessos do A-ha. 

Aerosmith

Com um setlist que misturou canções mais populares com outras importantes do passado, o Aerosmith mostrou que ainda tinha muita energia pra fazer rock and roll na edição de 2017. 

Foram os grandes destaques da noite do dia 21 de setembro em uma apresentação com direito a covers, solos, jams e improviso. Livin’ On The Edge, Rag Doll, Crazy, Dream On, Walk This Way foram apenas algumas das canções do setlist. 

https://www.youtube.com/watch?v=uvkg7Dcvs6I&ab_channel=MusicVideoArchives

As 15 melhores músicas do Aerosmith, o fenômeno do hard rock

A história do Rock in Rio

O Rock in Rio foi criado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e a primeira edição ocorreu em 1985. 

Foram 10 dias de festival com 15 atrações nacionais e 16 bandas gringas. Uma das inovações do evento foi iluminar a plateia, colocando o público como parte do espetáculo. 

Em um um terreno de 250 mil metros quadrados, a organização do evento construiu o que ficou conhecida como Cidade do Rock, divida entre palcos, lojas, lanchonetes e toda uma estrutura para receber 1,5 milhão de pessoas. 

Cidade do Rock
Créditos: Divulgação

Queen, Iron Maiden, Whitesnake, Ney Matogrosso, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso foram algumas das atrações do Rock in Rio de 85.  

A segunda edição, realizada em 1991, aconteceu no estádio do Maracanã e contou com as bandas: Guns N’ Roses, Faith No More, Titãs, Sepultura, Engenheiros do Hawaii, Megadeth entre outras. 

O Rock in Rio realizou ao todo 20 edições, com mais de 2.300 artistas escalados e um público que passa dos 10 milhões de pessoas na plateia.

Rock In Rio Lisboa
Créditos: Divulgação

Em 2004, o festival se ampliou e chegou a Lisboa, levando para o palco grandes nomes como Foo Fighters, Evanescence, Kings of Leon, Charlie Brown Jr, Metallica, Incubus, Slipknot e Paul McCartney.

Quando o Rock in Rio chegou na Europa, ficou 10 anos sem edições no Rio de Janeiro e além de Lisboa, em 2008 foi a vez de Madri receber o festival em terras espanholas. 

Somente em 2011 que o RIR voltou às origens e agora o festival se intercala com Lisboa e ocorre no Brasil de dois em dois anos. 

Ouça o melhor do Rock in Rio 2019

Enquanto a gente não pode se aglomerar, é muito bom relembrar esses momentos especiais e melhores shows do Rock In Rio, né?

Preparamos também uma playlist com alguns artistas que estiveram no Rock in Rio 2019 para você ouvir e se emocionar. 

Aproveite para ler: 


Leia também