Membros do Roupa Nova: conheça todos os integrantes do grupo

Conheça Serginho Herval, Kiko, Nando, Ricardo Feghali, Cleberson Horsth, Fábio Nestares e o eterno Paulinho, os membros do Roupa Nova!

Biografias · Por Rafaela Damasceno

31 de Maio de 2024, às 12:00


Mais de 40 anos de estrada, hits inesquecíveis e muita história para contar. É isso que os membros do Roupa Nova têm em comum. Além, é claro, de um talento incomparável. 

Os artistas por trás das melhores músicas do Roupa Nova passaram por muitos desafios juntos, ao longo da trajetória do grupo. Sem falar nas conquistas, que marcaram a cultura brasileira e o coração de uma legião de fãs apaixonados.

Roupa Nova
Reprodução / YouTube

Serginho Herval, Kiko, Nando, Ricardo Feghali, Cleberson Horsth, Fábio Nestares e o eterno Paulinho contribuíram para o sucesso da banda. Cada um à sua maneira e com as suas habilidades artísticas, os músicos construíram uma grande sintonia, que transparece nos discos e nos palcos. 

Por isso, vale a pena saber um pouco mais sobre os membros do Roupa Nova. Vamos lá?

Os integrantes do Roupa Nova

O Roupa Nova surgiu nos anos 1980 e, desde então, alcançou grandes feitos na música brasileira. Tanto que é muito difícil alguém nunca ter ouvido alguma música do grupo, não é mesmo? 

Mas quem são as pessoas, os membros que fazem o Roupa Nova acontecer? Saiba tudo sobre os músicos que doam o seu talento à banda.

Paulinho

Paulo César dos Santos, o Paulinho, nasceu no dia 6 de setembro de 1952, no Rio de Janeiro. Desde os anos 70, ele tocava nos bailes da noite carioca. Então foi questão de tempo até que começasse a tocar no grupo Os Famks.

Oito anos depois, a banda passou por mudanças e mudou seu nome para Roupa Nova. Assim, a voz de Paulinho é a que mais ouvimos nas principais canções da banda. É o caso de Canção de Verão, Clarear, Sensual, Volta pra Mim e Whisky a Go-Go

Em 14 de dezembro de 2020, Paulinho faleceu, em decorrência da covid-19. Até hoje, os fãs do Roupa Nova se lembram com muito carinho do músico e, nos shows, os integrantes fazem questão de homenageá-lo, com um vídeo no telão. 

Serginho Herval

Sérgio Herval Hollanda de Lima é natural do Rio de Janeiro e nasceu em 3 de fevereiro de 1958. Ele é baterista e cantor no Roupa Nova e um dos mais amados pelos fãs do grupo.

A sua história na música começou ainda na infância. Aos 5 anos, Serginho tocava bateria com latas improvisadas em sua casa. Aos 12, passou a tocar em bailes. Foi o início de uma carreira de grandes feitos.

Em 1978, ele entrou para o Roupa Nova e continua na banda até hoje. A sua voz é a principal em grandes hits como Dona, Anjo, De Volta ao Começo e A Viagem. 

É difícil não reconhecer a voz de Serginho Herval, já que muitas das músicas em que ele foi o vocalista estão presentes nas trilhas sonoras de novelas brasileiras famosas, como Renascer e A Viagem. 

Kiko

Eurico Pereira da Silva Filho, ou simplesmente Kiko, também é carioca. Ele nasceu no dia 13 de outubro de 1952 e é o guitarrista do Roupa Nova.

Aos 13 anos, ele aprendeu a tocar guitarra, com um instrumento emprestado de um amigo. Em pouco tempo, passou a se apresentar em bailes e logo recebeu o convite para entrar no grupo Os Famks.

Kiko é conhecido pelos seus solos emocionantes, que marcaram várias das canções do Roupa Nova. Além do grupo, o guitarrista também contribuiu com muitos artistas brasileiros consagrados da MPB, como Gal Costa, Rita Lee, Ney Matogrosso e muitos outros. 

Em 2015, Kiko soltou a voz na faixa Tempo de Encarar, que faz parte do álbum em comemoração aos 35 anos do Roupa Nova. 

Ele também já compôs várias letras memoráveis do grupo, incluindo Felicidade e a icônica A Lenda, que ficou famosa no repertório da dupla Sandy e Júnior. 

Nando

Luis Fernando Oliveira da Silva, mais conhecido como Nando, nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de junho de 1953. Ainda na escola, começou a sua história com a música e escolheu o baixo para ser seu instrumento.

Na época, ele e seu pai construíram o próprio baixo, por não existirem bons modelos disponíveis no mercado . Em 1971, ele entrou no grupo Os Famks, que, anos mais tarde, se transformaria em Roupa Nova.

Nando continua assumindo o baixo no grupo, mas também toca violão em algumas faixas. Ele também já compôs alguns sucessos, como Meu Universo É Você, Vício e Chama.

No canal do Roupa Nova, Nando se destaca por apresentar o programa Histórias e Canções. Na atração, ele recebe convidados especiais para conversar sobre temas relevantes para o grupo e as histórias das suas composições. 

Cleberson Horsth

Cleberson Horsth Vieira de Gouvea é mineiro, natural da cidade de Manhumirim. Ele nasceu no dia 1 de fevereiro de 1950 e se mudou, aos 4 anos, para o Rio de Janeiro. 

Com uma formação acadêmica erudita, Cleberson estudou acordeon na infância e teclado na adolescência. Logo depois, formou-se na Escola Nacional de Música. 

Um dia, ao substituir o tecladista d’Os Famks, conseguiu a vaga na banda, que logo se transformou em Roupa Nova. Além do grupo, Cleberson Horsth também é produtor musical e produziu os álbuns de muitos artistas gospel, como Aline Barros Kleber Lucas. 

Ricardo Feghali

Outro mineiro no Roupa Nova, Ricardo Feghali nasceu em Belo Horizonte, no dia 26 de maio de 1955. No grupo, ele é principalmente tecladista, mas contribui com vocais, violão e guitarra.

De origem libanesa, Ricardo é sobrinho da icônica cantora Sabah. Por isso, recebeu influências musicais da família desde a infância. Nos anos 60, ele fez parte do grupo Los Panchos Villa, do qual também participaram sua irmã Jandira, além de Paulinho e Kiko.

Na década de 1970, compôs a música Rainy Day, sob o pseudônimo de Richard Young, para a trilha sonora da novela Locomotivas

Além de ser um dos integrantes do Roupa Nova, Ricardo Feghali também é produtor e já recebeu 3 Grammys pela produção de álbuns musicais. 

Fábio Nestares

O integrante mais novo e mais recente do Roupa Nova é Fábio Nestares, que nasceu no dia 08 de fevereiro de 1972. O vocalista entrou para o grupo oficialmente em 2021, após a morte de Paulinho. Desde 2015, ele já substituía o músico em algumas apresentações e foi a escolha unânime dos demais integrantes da banda.

O seu primeiro trabalho como vocalista da banda foi em uma live do Dia dos Namorados, em junho de 2021. Desde então, ele tem sido muito elogiado pelos fãs e pela crítica, não como um simples substituto, mas como uma voz que agrega ao conjunto de talentos que é o Roupa Nova. 

Uma curiosidade sobre Fábio Nestares é que ele conheceu a banda aos 11 anos e se apaixonou pelas músicas. Paulinho sempre foi um dos seus grandes ídolos e agora, sempre que sobe no palco, é dele que se lembra, com muito carinho. 

As melhores frases românticas do Roupa Nova

Falar de amor é o que os membros do Roupa Nova mais sabem fazer. Ou melhor dizendo, cantar sobre o amor é o que eles mais fazem de melhor. 

Pensando nisso, não deixe de conferir a nossa seleção com as melhores frases do Roupa Nova para refletir sobre esse sentimento tão profundo e importante em nossas vidas.

Frases: Roupa Nova

Leia também