13 de Dezembro de 2024, às 12:00
O anúncio de Moana 2 deixou muitos fãs surpresos, já que a continuação do primeiro filme não era esperada. A obra fez sucesso em 2016, quando foi lançada no cinema, não apenas pela história, mas também pela trilha sonora.
Com instrumentais divertidos e letras cativantes sobre o amor pela família e a busca por aventuras, cada faixa se conecta perfeitamente à narrativa do filme, criando uma experiência imersiva na cultura polinésia.
Para alguns fãs, a trilha sonora de Moana contempla algumas das melhores músicas da Disney. Será que a parte 2 mantém o legado? Conheça mais sobre o filme e a relevância da trilha sonora para a narrativa.
Para a equipe do filme, a trilha sonora de Moana 2 é pensada para dar sentido à jornada da protagonista em sua busca por identidade.
Por isso, a questão cultural é enfatizada nas letras e nos instrumentos para dar visibilidade a esse processo de autodescoberta da personagem.
Tulou Tagaloa (Sei e Va’ai Mai) é a faixa de abertura de Moana 2. Os instrumentos musicais e a língua falada evidenciam que a questão da identidade cultural é muito importante à protagonista.
A abertura, inclusive, é muito próxima à versão do primeiro filme, despertando a nostalgia dos espectadores.
Em We’re Back, somos apresentados ao que aconteceu na vila após o fim do primeiro filme: os cidadãos estão prosperando e Moana é vista com muito orgulho por ter proporcionado a libertação de todos. Todos admiram sua coragem e o fato de ser amiga de um semideus.
Beyond, faixa-título de Moana, mostra a personagem se preparando para desbravar uma aventura maior do que qualquer coisa que ela já viveu. Na letra, ela entende seu chamado, mas também sofre ao ter que abrir mão da vida que ama.
They’re calling me
Eles estão me chamandoI must reply
Eu preciso responder
But if I leave
Mas se eu partir
How could I ever say goodbye?
Como poderia dizer adeus?
My Wish For You (Innocent Warrior) traz algumas semelhanças com a faixa de mesmo título presente no filme anterior, mas adiciona novas camadas instrumentais que acompanham o crescimento de Moana.
Cantada em samoano e tokelau, a faixa, mesmo que com poucos versos, também serve como uma homenagem à representação cultural apresentada no filme.
Em Finding The Way, novamente a cultura polinésia é apresentada na grande tela através da trilha sonora.
O título, que pode ser traduzido como “encontrando o caminho”, passa uma mensagem de esperança quando Moana está prestes a embarcar em uma aventura desconhecida, mas seus ancestrais a guiam pelas águas.
What Could Be Better Than This? mostra Moana tentando convencer seus companheiros de jornada a aproveitar o momento em que eles estão. A protagonista está otimista em meio ao mar, mas nem todos vibram com a mesma energia.
A personagem Matangi solta a voz em Get Lost, apresentando-se como uma deusa que ficou presa por muito tempo e, ao contrário do que se poderia esperar, não está interessada em ser boazinha. Para ela, viver perigosamente é o único caminho possível.
There ain’t no fun in holdin’ back, babe
Não há graça em se segurar, amor
You gotta enjoy the thrill of livin’ dangerously
Você tem que aproveitar a adrenalina de viver perigosamente
Can I Get A Chee Hoo? dá destaque ao personagem Maui, semideus que embarca em mais uma aventura ao lado de Moana. Na faixa, ele tenta animá-la, destacando o quanto ela é forte e só dá orgulho aos seus ancestrais.
Com seu bom humor, Maui se esforça para que Moana não desista do seu legado quando as forças malignas começam a vencer o grupo.
Mana Vavau é uma música de tristeza e esperança cantada por Maui. Ele vê Moana morta ao seu lado, mas não se dá por vencido: ao entoar o mantra, o personagem busca ajuda do plano divino para que a jovem receba mais uma chance.
Em Beyond (Reprise), Moana canta junto com os viajantes sobre manter o espírito explorador vivo em seu povo. Em um momento empoderador, todo o grupo canta junto:
We can rise, we will rise, we will rise
Nós podemos subir, nós vamos subir, nós vamos subir
Decididos a não olhar para trás e não serem puxados para baixo, a reprise traz uma nova mensagem positiva.
Devido ao sucesso de We Know The Way no primeiro filme, a música aparece novamente na trilha sonora de Moana 2. A faixa, que toca próximo ao fim, ajuda a encerrar um novo ciclo na vida da protagonista e evidencia uma conexão com o início da sua jornada.
Beyond (End Credit Version) é o encerramento oficial de Moana 2. Na música, a protagonista deixa claro que ela pode explorar o mundo inúmeras vezes, mas sempre voltará para o seu lar verdadeiro e para os braços de sua família.
Sua viagem pelo mar traz respostas não apenas sobre si mesma e sua identidade, mas ajuda também a fortalecer o seu povo e dar novas possibilidades para que eles cresçam, sonhem e desbravem o mundo.
Depois de ouvir uma boa trilha sonora, nada melhor do que continuar no clima. As playlists de músicas da Disney vão alimentar a criança que existe dentro de você, dando um toque de magia aos dias mais simples. Tem coisa melhor?
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.