19 de Abril de 2025, às 12:00
Por transmitirem uma atmosfera de paz e contemplação, as músicas católicas em latim mantêm até hoje a sua tradição nas cerimônias religiosas. Sua influência vem do canto gregoriano, um gênero de música sacra cristã cujas origens remontam às tradições judaicas de recitação dos salmos.
Muito utilizado pela Igreja Católica Apostólica Romana, surgiu na Idade Média e mantém a sua relevância nas missas, em momentos de louvor e adoração.
Por ser o idioma oficial da igreja por séculos, o latim tem uma presença marcante na liturgia católica. Que tal conhecer alguns cantos gregorianos famosos? Confira a nossa seleção especial!
Há séculos, o canto gregoriano é visto como um grande legado da música sacra cristã. Tanto que as músicas católicas em latim têm raízes profundas na tradição judaica de recitação dos salmos. Com suas melodias sublimes, o estilo litúrgico transcende o tempo.
O canto gregoriano e os hinos católicos tradicionais nos convidam a excelentes momentos de introspecção e fé.
O frade católico italiano São Tomás de Aquino é conhecido por sua extensa obra em Teologia e Filosofia. Além disso, criou algumas composições litúrgicas como Pange Lingua Gloriosi Corporis Mysterium.
O hino é inspirado na festa de Corpus Christi e foi criado para celebrar a Eucaristia. Seus versos finais, conhecidos como “Tantum Ergo”, são frequentemente entoados na adoração ao Santíssimo Sacramento.
Composição em latim criada por Mozart em 1791, Ave Verum Corpus foi composta para a festa de Corpus Christi. Mozart teria escrito o hino para um amigo que era músico da igreja de St. Stephan em Baden bei Wien.
Um belíssimo hino eucarístico muito executado em celebrações litúrgicas.
Um dos cânticos litúrgicos latinos geralmente cantado ao final do Rosário, Salve Regina é um hino mariano cuja autoria é atribuída ao monge Hermano Contracto. Ele teria escrito por volta de 1050, no mosteiro de Reichenau, no Sacro Império Romano-Germânico.
Salve, Regina, Mater misericordiae
Salve, Rainha, Mãe misericordiosa
Vita, dulcedo, et spes nostra, salve
Vida, doçura e esperança nossa, salve
Ad te clamamus, exsules filii Hevae
A vós brandamos os degredados filhos de Eva
Ad te suspiramus, gementes et flentes
A vós suspiramos, gemendo e chorando
Essa é uma das músicas católicas em latim na voz de Andrea Bocelli. Panis Angelicus é outro hino escrito por São Tomás de Aquino. O tenor Luciano Pavarotti também gravou o canto.
A tradução exalta o pão eucarístico como alimento espiritual dos fiéis.
O padre italiano Marco Frisina, diretor do Pastoral Workship Center, no Vaticano, é o autor de Anima Christi. A letra faz referência à Eucaristia e destaca o poder redentor do sangue de Cristo derramado na cruz, que traz a salvação aos fiéis.
Flos Carmeli é um hino em latim de oração Carmelita usado pela primeira vez como sequência para a Festa de São Simão Stock. Escrito por São Simão Stock, o cântico é dedicado a Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Ordem dos Carmelitas.
É conhecido por ser uma oração de devoção mariana bastante utilizada em celebrações carmelitas.
Trecho do hino “Verbum Supernum Prodiens”, O Salutaris Hostia é mais uma entre as músicas católicas em latim, composta por Santo Tomás de Aquino para as Laudes no Ofício Divino.
A letra fala sobre auxílio contra as adversidades e pede força ao Divino. Geralmente, é cantado na adoração e na exposição do Santíssimo Sacramento.
Os primeiros versos de Da Pacem Domine são como um pedido de paz aos tempos de guerra e conflito. Com uma melodia solene, é um poderoso cântico para os momentos de oração.
Outro destaque entre as músicas gregorianas é Tantum Ergo. Composto por São Tomás de Aquino, o hino foi encomendado pelo Papa Urbano IV, por volta de 1264, e expressa profunda adoração a Cristo presente na Eucaristia.
Considerado um um dos mais belos textos da tradição católica, Adoro Te Devote costuma ser cantado durante a Adoração ao Santíssimo Sacramento e em missas solenes.
Também escrito por São Tomás de Aquino, destaca-se pela beleza de sua poesia e pelo profundo sentido de fé na presença real de Cristo na hóstia consagrada.
Cantado nas celebrações litúrgicas da festa do Pentecostes, Veni Creator Spiritus, é uma invocação ao Espírito Santo. É conhecido por ser um dos hinos mais antigos da Igreja, datado do século IX.
Extraído do Evangelho de Lucas, Magnificat faz referência ao cântico de Maria, mãe de Jesus. Além de exaltar a grandeza de Deus, a letra sugere que, da união e do amor, veio o Salvador.
Magnificat, Magnificat é o canto de amor
Minha alma engrandece a Deus, meu Salvador
Canta coração, alegre e feliz
Com gratidão a Deus bendiz
Outro belíssimo hino mariano com letra em latim, O Sanctissima é cantada em alguns países durante as celebrações de Natal.
Por volta de 1814, Beethoven teria retomado a melodia original, transformando o hino em uma peça grandiosa com instrumentos de corda e piano.
Bastante popular entre os cristãos, Regina Caeli é um canto que homenageia a Virgem Maria. O hino é tradicionalmente cantado no Tempo Pascal como forma de celebrar a ressurreição de Jesus.
Conta-se que o Vaticano manteve Miserere Mei, Deus em segredo por 150 anos! Escrita por Gregorio Allegri no século XVI, apenas a Capela Sistina tinha autorização para reproduzir o hino.
Contudo, Mozart teria ouvido a canção duas vezes, transcrevendo-a de memória.
Agora que você conheceu essas belíssimas músicas católicas em latim, não deixe de conhecer o que é a música sacra. Você vai entender tudo sobre um dos estilos musicais mais antigos do mundo.
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.