Músicas com duplo sentido: surpreenda-se com a nossa lista

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

16 de Setembro de 2022, às 19:00


Quando paramos para analisar as letras de algumas canções, é muito comum nos depararmos com músicas com duplo sentido.

Afinal, a ambiguidade e outras figuras de linguagem são muito usadas pelos compositores e despertam diversas sensações no público. 

É por isso que, quando descobrimos o significado original de algumas músicas, ficamos surpresos e até mudamos a nossa percepção inicial sobre elas. 

Pensando nisso, que tal conhecer a nossa lista de músicas com duplo sentido? Você vai se surpreender com a mensagem por trás delas! 😱

Músicas com duplo sentido: 24 canções com significados surpreendentes

Letras que carregam mais de um significado e transmitem uma mensagem nas entrelinhas são muito comuns em qualquer estilo musical.

Agora, você confere a nossa seleção das principais músicas com duplo sentido. 

Vou de Táxi — Angélica

Para quem não sabe, Angélica era uma das apresentadoras de programas infantis mais famosas do Brasil nos anos 90. Mas, em 1988, ela lançou o hit Vou de Táxi, que tinha uma letra bem inadequada para os baixinhos. Olha só este trecho: 

Mas no banho

Foi só me tocar

De repente

Lembrei do teu olhar

Eva — Banda Eva

Quem canta Eva, da Banda Eva, super empolgado(a), pulando em shows de axé, nem imagina que a letra é sobre o fim do mundo! É isso mesmo que você leu. 

O significado por trás da música Eva é bem aterrorizante e apocalíptico.

Tem Coca Aí Na Geladeira — Bezerra da Silva

Com certeza, a primeira vez que você ouviu Tem Coca Aí Na Geladeira, do Bezerra da Silva, você imaginou o refrigerante, não é mesmo?

Mas, ao prestarmos atenção nos seus versos, conseguimos perceber de que se trata de outra coca, bem proibida… 🤔

If U Seek Amy — Britney Spears

Músicas com duplo sentido em inglês? Temos também! If U Seek Amy, da Britney Spears, aparentemente cria uma personagem, a Amy, que está sendo perseguida por alguém. 

Mas, se você reparar na primeira letra das palavras do título e o seu som em inglês, vai perceber que elas formam uma mensagem subliminar: F-U-C-K-Me. 

Rock Das Aranhas — Raul Seixas

Raul Seixas tem várias músicas com duplo sentido das antigas e uma delas é Rock Das Aranhas. Basta imaginar o que o cantor queria dizer ao citar as duas aranhas e a cobra.

Cálice — Chico Buarque

Os artistas lançavam muitas músicas com duplo sentido na época da ditadura, como uma forma de burlar a censura e expressar a sua indignação com o governo vigente. 

Cálice, de Chico Buarque, é um desses exemplos, que usa figuras bíblicas para mostrar a sua resistência ao sangue derramado pelos militares. 

Aproveite também para entender o significado completo de Cálice.

Whistle — Flo Rida

A tradução do inglês para o português do título de Whistle, do Flo Rida, é “apito”. Ao analisarmos a letra, percebemos que o rapper convida uma garota a aprender a usar o seu apito. Entendedores entenderão…

Na Boquinha Da Garrafa — É o Tchan

Se tinha uma banda que sabia lançar músicas de duplo sentido nos anos 90 era É o Tchan. Na Boquinha Da Garrafa é um desses casos que basta pensar com um pouquinho de malícia que você consegue desvendar a sua ambiguidade.

Fugidinha — Michel Teló

A palavra Fugidinha, que dá título ao grande hit de Michel Teló, parece indicar a vontade de fugir com a pessoa amada ou até mesmo uma traição, mas ela também pode ser interpretada como um ato bem mais explícito que esse. 

Malandragem — Cássia Eller

Uma das canções de maior sucesso da carreira de Cássia Eller é Malandragem. Em um dos trechos, há uma mensagem nas entrelinhas que alguns fãs atribuem ao uso de drogas: mudo uma planta de lugar. 

Por falar nisso, vale a pena conhecer a história por trás de Malandragem

Exagerado — Cazuza

Mais uma música com duplo sentido da MPB, Exagerado, do Cazuza, tem um verso com a palavra “canudo” que pode ter dois significados: o diploma ou a cocaína, droga na qual o cantor era viciado. 

Para matar a sua curiosidade, vale a pena ler a nossa análise de Exagerado.

Bohemian Rhapsody — Queen

Bohemian Rhapsody, um dos maiores sucessos do Queen, trata de vários temas, mas um deles é mais subjetivo: Freddie Mercury traduziu nos versos o processo de matar o seu eu heterossexual do passado. 

Um significado de Bohemian Rhapsody que poucos fãs imaginam.

Água de Coco — Leonardo

Há uma infinidade de músicas de duplo sentido no sertanejo. Água de Coco, do Leonardo, fala sobre uma mulher que está se deliciando com a bebida e tem um jeito sensual de segurar e sugar o canudinho. 🤭

A Pipa do Vovô — Marchinhas de Carnaval

Este é um verdadeiro clássico das marchinhas de Carnaval. A Pipa do Vovô já provocou muitas risadas de quem presta atenção nos seus versos. 

E você, já sabe qual é a metáfora da expressão “pipa do vovô”?

A Barata — Só Pra Contrariar

Se você foi criança nos anos 90, com certeza achava graça da letra de A Barata, do Só Pra Contrariar. Mas será que você já conseguia entender o duplo sentido desse pagode? 

Vale prestar atenção de novo na letra e tentar encontrá-lo. 

Flores — Titãs

Você sabia que Flores, do Titãs, pode ser interpretada como uma canção sobre suicídio? Essa ideia é transmitida nos seguintes versos:

Os punhos e os pulsos cortados

E o resto do meu corpo inteiro

Relembre Flores na íntegra:

Prenda o Tadeu — Maria Alcina

O clássico Prenda o Tadeu, de Maria Alcina, é um bom exemplo de música de forró com duplo sentido.

A letra resgata uma história bem popular do folclore mineiro, de uma moça direita que perde a virgindade para um homem, que nesse caso se chama Tadeu.

Alegria, Alegria — Caetano Veloso

Mais uma do período da ditadura, Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, é um hino de resistência, principalmente por dizer que o personagem da canção caminha “contra o vento”. 

Na análise de Alegria, Alegria, podemos perceber que o verso fala sobre um ato de rebeldia, sobre ir contra a censura. 

Só Dou Carona pra Quem Deu Pra Mim — Teodoro e Sampaio

Está na cara que o verbo “dar” no título de Só Dou Carona pra Quem Deu Pra Mim, de Teodoro e Sampaio, não está no seu sentido original. 

Peacock — Katy Perry

Peacock, em inglês, significa “pavão”. Mas, ao ouvirmos a palavra na voz de Katy Perry, escutamos uma gíria da língua inglesa usada para se referir ao órgão sexual masculino.

Lepo-Lepo — Psirico

Sucesso de coreografias no Carnaval, o Lepo-Lepo, do Psirico, tem uma coreografia para o refrão já nos faz perceber que a letra é cheia de malícia e conotação sexual. 

All My Life — Foo Fighters

Quem ouve as batidas pesadas de All My Life, do Foo Fighters, nem imagina que ela tem uma conotação mais picante. O próprio vocalista da banda e compositor da letra, Dave Grohl, já confirmou que se trata de uma metáfora, principalmente nesta estrofe traduzida:

I love it, but I hate the taste

Eu amo isso, mas odeio o gosto

Weight keeping me down

O peso está me afundando

Como Eu Quero — Kid Abelha

Outra canção que aborda os relacionamentos abusivos é Como Eu Quero, do Kid Abelha. Essa temática fica clara no refrão: eu quero você como eu quero

Mas é claro que há outros versos de Como Eu Quero que também são analisados por essa perspectiva de falsa canção de amor.

Hotel California — Eagles

Muitas teorias e mitos rondam o clássico Hotel California. Por isso, os versos do Eagles podem ser considerados de duplo sentido e até o título indicaria um hospital psiquiátrico. 

Por isso, Hotel California não poderia faltar na nossa lista.

Surpreenda-se com a tradução de algumas músicas

Agora que você já morreu de rir ou ficou perplexo(a) com a nossa seleção de músicas com duplo sentido, chegou a hora de se surpreender com canções internacionais. Confira 8 músicas que têm tradução bem diferente do que você imaginava.

Músicas com traduções surpreendentes

Leia também