Músicas de propaganda: relembre 10 grandes sucessos

Listas musicais · Por Renata Arruda

7 de Dezembro de 2019, às 19:00


Quem nunca assistiu a uma propaganda e depois ficou horas — e até dias — com a música martelando na cabeça? 

A música de uma propaganda é um dos elementos mais importantes na publicidade, de tal maneira que a escolha da canção certa pode definir o triunfo (ou o fracasso) de um comercial.

Por isso, muitas marcas apostam na utilização de músicas famosas em seus anúncios, com o objetivo de proporcionar a emoção certa em seus consumidores e criar uma relação de familiaridade com eles.

Hoje nós vamos relembrar as dez melhores músicas de propaganda, aquelas que fizeram grande sucesso e que enchem nossos corações de nostalgia. 💕

Pra você ter um gostinho, olha o que vem por aí:

  • What a Wonderful World — Coca-Cola
  • Fake Plastic Trees — Fundação Síndrome de Down
  • Should I Stay or Should I Go — Honda Civic
  • Blame — Renner
  • Aquarela — Faber-Castell 
  • E muitas outras!

As 10 melhores músicas de propaganda

Selecionamos alguns dos comerciais que combinaram de maneira perfeita a mensagem com a trilha sonora e, por isso, são lembrados até hoje. Vem com a gente curtir esses clássicos!

What a Wonderful World — Coca-Cola

Um mundo mais lúdico, feliz e colorido: essa era a ideia por trás do comercial batizado como Big Splash, lançado pela Coca-Cola em 2009.

Na trilha, uma versão rock and roll de What a Wonderful World, de Louis Armstrong, é cantada por Joey Ramone.

Fake Plastic Trees — Fundação Síndrome de Down

A propaganda Carlinhos emocionou muita gente nos anos 90 e até hoje é lembrada como uma das mais belas já feitas.

Grande parte disso é devido à canção Fake Plastic Trees, doada pelo Radiohead, encaixar perfeitamente com a sensibilidade do comercial.

Should I Stay or Should I Go — Claro

Devo ficar ou devo ir? é a pergunta que dá título a um clássico do The Clash.

Should I Stay or Shold I Go? foi utilizada pela Claro para anunciar o serviço Claro Teste, a música casou direitinho com a propaganda, que mostra várias pessoas em situações de indecisão.

Blame — Lojas Renner

Lançada por Tiago Iorc em 2008, a música Blame fez um grande sucesso com o público ao ser utilizada na propaganda da Lojas Renner, anunciando a coleção de outono/inverno 2010.

Filmado em Londres, o comercial é cheio de estilo e atitude 😎

Aquarela — Faber-Castell 

Considerado um dos melhores comerciais da história da publicidade brasileira, o vídeo da Faber-Castell embalado por Aquarela é inesquecível.

Se você também se emociona quando assiste, que tal aproveitar para conhecer a história da música de Toquinho?

M79 — Vivo

Com o comercial Vivo Balão, a banda indie Vampire Weekend acabou se tornando mais conhecida no Brasil: isso porque a música M79 embalou uma propaganda da marca em 2009 e deixou muita gente curiosa para saber mais sobre a faixa.

Forever Young — Mitsubishi Pajero

A propaganda da Mitsubishi usou uma versão punk rock de Forever Young, do Alphaville, pra fazer uma brincadeira defendendo que a lama proporcionada pela experiência com o carro deixa a gente mais jovem do que qualquer tratamento de beleza. Concorda? 😆

Winter Beats — Honda Civic 

A banda I Break Horses pode não ser muito conhecida no Brasil, mas a faixa Winter Beats ficou famosa ao ser utilizada na propaganda do Honda Civic em 2013, mostrando toda a autossuficiência do carro.

Today — Visa

Narrada por Antônio Fagundes, a propaganda da Visa utilizou a música Today, grande hit do Smashing Pumpkins, em um vídeo que motiva a gente a encarar cada dia como uma oportunidade para mudar nossas vidas. Inspirador! 

Someone Is There Waiting For My Song — Mercado Livre

A doce Someone Is There Waiting For My Song, de Aselin Debison, aqueceu nossos corações em 2006, ao embalar o comercial do Mercado Livre.

No vídeo, um rapaz anuncia a venda de um beijo e encontra uma compradora interessada. Fofo 😊

Sex Machine — Renault 

Lançada em 1999, a divertida propaganda do Renault Clio ficou conhecida como Guerapa!

A ideia era mostrar que o carro é tão rápido, que quando ele passa tocando Sex Machine, de James Brown, tudo o que se consegue ouvir é o início do refrão 😂

Extra: jingles inesquecíveis

Além das músicas que são utilizadas nos comerciais, há também aquelas feitas especialmente para as propagandas. São os chamados jingles.

O mais bacana dos jingles é que, quando eles funcionam, são capazes de entrar na cabeça das pessoas e não sair mais, podendo ser lembrados por anos e até décadas!

Separamos algumas propagandas com jingles tão marcantes que não podiam ficar de fora dessa lista! Com certeza você já ouviu todos:

Pôneis Malditos — Nissan

A sarcástica propaganda da Nissan provocou a concorrência com a música Pôneis Malditos, insinuando que o motor das outras tinha apenas de pôneis que atolavam, enquanto o da marca tem 172 cavalos. Afrontosa!

Cabelo Enroladinho — Johnson’s Baby

Cantada por Hélio Ziskind, a voz por trás do famoso ratinho que tomava banho no Castelo Rá-Tim-Bum, Cabelo Enroladinho caiu nas graças da criançada em 2011 e faz sucesso até hoje!

Big Mac — Mc Donald’s

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim, é o Big Mac!

Quem nunca cantarolou esse clássico do Mc Donald’s? Desde seu surgimento em 1974 (1983 no Brasil), o jingle do Big Mac ganhou diversas versões e é uma das músicas mais cantadas em todo o mundo!

Mamíferos — Parmalat

A propaganda da Parmalat encantou tanto o público ao trazer crianças pequenas vestidas de filhotinhos que ficou quatro anos no ar!

Além da música ser uma fofura, quem não fica com o coração derretido na cena final? 😍

Pipoca e Guaraná —  Guaraná Antártica

Lançado em 1991, o comercial do Guaraná Antártica com a música Pipoca e Guaraná foi um hit tão grande que até hoje não tenha quem não saiba cantar a letra toda!

Relembre outros clássicos 

Essas músicas de propaganda marcaram época e apostamos que você vai sair desse post cantando.

Quer relembrar outras músicas icônicas da TV brasileira? Vem relembrar alguns temas de novela que também marcaram época.

Temas de novelas

Leia também