Músicas dos vilões da Disney: relembre os temas mais marcantes

Confira as melhores músicas de vilões dos filmes da Disney!

Trilhas sonoras · Por Rafaela Damasceno

18 de Janeiro de 2024, às 12:00


Muito se fala sobre os temas das princesas e dos heróis dos filmes, mas você já parou para prestar atenção nas músicas dos vilões da Disney? Se pensarmos bem, algumas das canções são até mais marcantes do que a dos protagonistas.

Os vilões são os personagens responsáveis por momentos de tensão e clímax das narrativas. Por isso as músicas da Disney dedicadas a eles contribuem para aumentar ainda mais essas sensações em quem assiste aos seus filmes.

Pensando nisso, chegou a hora de relembrar quais são as músicas dos vilões da Disney mais inesquecíveis de todos os tempos. Não deixe de conferir! 

13 músicas dos vilões da Disney que foram eternizadas

Entre sucessos novos e antigos, os filmes da Disney estão presentes na memória e no imaginário de muitas pessoas. Agora, vamos saber quais são as músicas dos vilões da Disney que marcaram gerações. 

Pobres Corações Infelizes (A Pequena Sereia)

Uma das vilãs mais marcantes da Disney é Úrsula, do filme A Pequena Sereia. Na versão original do longa, de 1989, a bruxa canta Pobres Corações Infelizes, demonstrando toda a sua maldade e dissimulação. Na cena, ela explica a Ariel como conseguirá transformar sua cauda em um par de pernas.

O sucesso é tão grande que, na trilha sonora de A Pequena Sereia de 2023, a música também está presente,com uma nova interpretação.

Amigos do Outro Lado (A Princesa e o Sapo)

Em A Princesa e o Sapo, o Dr. Facilier, também conhecido como O Homem da Sombra, oferece às pessoas aquilo que elas mais desejam. Quando elas conseguem, caem em algum truque do vilão. 

A sua música tema é Amigos do Outro Lado e marca a experiência de qualquer espectador do longa. 

Se Preparem (O Rei Leão)

A faixa Se Preparem, do primeiro filme d’O Rei Leão, de 1994, reflete a personalidade maléfica de Scar, o irmão de Mufasa. Na época em que o filme foi lançado, muitas crianças morriam de medo quando a música tocava.

Além disso, ela gerou algumas polêmicas, já que, na cena em que Scar canta Se Preparem, as hienas marcham de forma parecida com o Reich de Hitler. 

Fogo do Inferno (O Corcunda de Notre Dame)

Quem assistiu a O Corcunda de Notre Dame (1996), com certeza teve calafrios ao conhecer o vilão Claude Frollo. 

Em seu ato principal, ele interpreta Fogo do Inferno, com uma letra que explica todos os atos de vilania deste homem, que não vê problemas em seus feitos terríveis. 

Príncipe Ali (Aladdin)

A canção Príncipe Ali, de Aladdin (1992), nos apresenta à versão rica, mas falsa, do pobre ladrão Aladdin. Quem canta é o gênio, direcionado ao feiticeiro Jafar. 

Na cena, podemos perceber todo o ressentimento do vilão da trama, que não consegue ver alguém mais rico e mais poderoso que ele. 

Cruela Cruel (101 Dálmatas)

Além de ser maldosa com seres humanos, Cruela Devil também faz uma grande maldade com os cachorros em 101 Dálmatas. A sua música tema é Cruela Cruel, que descreve a personagem como vaidosa, extravagante e sem escrúpulos. 

Essa descrição se confirma com o objetivo da mulher de transformar os filhotes em um casaco de pele. 

Gaston (A Bela e a Fera)

O vilão de A Bela e a Fera (1991) é Gaston, que não mede esforço para conseguir o que quer. O seu principal desejo é conquistar o coração de Bela – e nós já sabemos que ele não consegue. 

Sua Mãe Sabe Mais (Enrolados)

Em Enrolados, a releitura do conto de fadas Rapunzel, dos irmãos Grimm, a maldade é representada por uma vilã, Gothel. Ela é a madrasta da protagonista, responsável por sequestrá-la e prendê-la no alto de uma torre.

O seu tema é Sua Mãe Sabe Mais, em que Gothel justifica as suas atitudes cruéis, dizendo que age por amor, como mãe de Rapunzel. 

Meu, Meu, Meu (Pocahontas)

O Governador Ratcliffe é o grande vilão do clássico filme musical da Disney de 1995, Pocahontas. Ganancioso e interesseiro, ele passa por cima de todos que o impedem de conquistar seus objetivos.

Meu, Meu, Meu é a sua música tema. Na letra, conseguimos perceber o quanto a sua personalidade é perigosa. 

Eu Quero Ser Como Você (O Livro da Selva)

No filme O Livro da Selva, de 1994, o orangotango é o grande vilão, que tenta descobrir uma maneira de viver como os seres humanos, ao conviver com Mogli, o menino lobo. Esse desejo é revelado na letra de Eu Quero Ser Como Você

Monstro Verde II (O Estranho Mundo de Jack)

O Bicho Papão, representado por um saco de pano gigante, é o grande vilão do filme O Estranho Mundo de Jack (1993). Existe vilania maior do que destruir o Natal? Esse é o objetivo do personagem.  

É por esse motivo que Monstro Verde II, a sua música tema, entrou na nossa lista de músicas de vilões da Disney. 

No Escuro da Noite (Anastasia)

Rasputin é um dos vilões mais importantes da literatura russa. Ele está presente no conto de fadas Anastasia, super tradicional no país. A Disney adquiriu os direitos do longa, que foi lançado originalmente pela 20th Century Fox em 1997. 

No Escuro da Noite é a música deste vilão, que já causou e ainda causa muito medo nas crianças que assistem ao filme. 

Brilhe (Moana: Um Mar de Aventuras)

Não se engane pela melodia relaxante e tranquila de Brilhe. Ela disfarça a letra cheia de crueldade do vilão Tamatoa, um gigante e ganancioso crustáceo de Moana: Um Mar de Aventuras. 

Relembre os melhores trechos de músicas da Disney

Além de embalar as cenas inesquecíveis dos filmes da Disney, as frases dessas músicas também marcaram gerações ao longo dos anos. 

Por isso, depois de saber quais são as músicas de vilões da Disney mais marcantes, chegou a hora de relembrar as melhores frases de canções da Disney

Frases de músicas da Disney

Leia mais:


Leia também