2 de Setembro de 2024, às 11:30
Você sabia que músicas sobre saúde mental são utilizadas até mesmo em sessões de musicoterapia, por seu poder de ajudar pessoas em situação de dificuldade?
A saúde mental ainda é um assunto polêmico em muitos meios, o que é prejudicial para a prevenção e o combate a essas mazelas.
É importante discutir o assunto para mostrar que todo mundo está sujeito a esses problemas e, com o tratamento certo, é possível superar as adversidades. Nesse sentido, o poder da música de transmitir mensagens pode ser um caminho para superar um momento de fragilidade emocional.
Não é coincidência que grandes nomes da música, como Emicida, Renato Russo e muitos outros assinaram composições que abordam temas como depressão, ansiedade e outros transtornos mentais. Veja só!
Se você é do tipo de pessoa que não presta muita atenção nas letras das canções que escuta, é provável que já tenha escutado uma das músicas sobre saúde mental e nem tenha percebido.
Grandes artistas de renome nacional e internacional já utilizaram seus talentos para cantarem sobre o tema em uma perspectiva pessoal e intimista, ajudando a ampliar a consciência social com sua arte.
Confira alguns exemplos!
Com sample de Belchior e colaboração de Majur e Pabllo Vittar, Emicida assina AmarElo, uma música simultaneamente delicada e forte, que aborda temas como suicídio, depressão e superação.
O nome da faixa foi meticulosamente escolhido: o mês da campanha nacional de prevenção ao suicídio é o Setembro Amarelo.
A melancólica One More Light ganhou tons ainda mais trágicos após a morte do vocalista do Linkin Park, Chester Bennington, que tirou a própria vida.
A música fala sobre a importância de deixar as pessoas ao seu redor saberem que você se importa com elas.
Pabllo Vittar assina uma das músicas sobre saúde mental mais comentadas dos últimos anos: Indestrutível, considerada um hino contra o bullying e a homofobia.
Na faixa, Vittar aparece em uma versão bem diferente daquela que os fãs estão acostumados, trocando a irreverência pela reflexão em uma música lenta e emocionante.
Shawn Mendes, que interrompeu sua última turnê para cuidar da saúde mental após o término com Camila Cabello, não foge da raia na hora de falar sobre o tema.
Em In My Blood, o cantor canadense comenta sobre suas recorrentes crises de ansiedade e a vontade de desistir, até lembrar que a derrota não está no seu sangue.
Composta em parceria com a banda mineira 14 Bis, Mais Uma Vez é uma das composições lançadas após a morte de Renato Russo e deixa uma mensagem de inspiração para os ouvintes.
Quem acredita sempre alcança, canta a voz grave do músico, em uma letra carregada de otimismo e da certeza de que dias melhores estão por vir.
Talvez uma das mais famosas músicas sobre saúde mental da indústria pop nas últimas décadas, Skyscraper foi lançada por Demi Lovato logo depois de voltar de sua primeira internação por distúrbios alimentares, em 2011.
A canção fala sobre os sentimentos, problemas e dificuldades que a cantora enfrentou em decorrência de seus transtornos mentais, enquanto garante que ela vai voltar a se erguer, como um arranha-céu.
Escrita por Sandy em parceria com Tiago Iorc e o marido, Lucas Lima, Me Espera fala sobre a sensação de paralisia que sucede uma crise de ansiedade e a depressão.
A letra convida o ouvinte a praticar a empatia com as pessoas que enfrentam transtornos mentais, mesmo por trás de todo o caos.
O BTS é um grupo desde sempre preocupado e investido na promoção da saúde mental. Os ídolos sul-coreanos até lançaram uma trilogia de álbuns sobre amor próprio e empatia, chamada Love Yourself.
A faixa I’m Fine faz parte desse projeto e fala sobre a paz de encontrar a serenidade depois de uma fase difícil, mostrando que até as batalhas mais ferrenhas uma hora chegam ao fim.
Você sabia que a animada Bédi Beat, um dos primeiros sucessos de Duda Beat, também é uma das músicas sobre saúde mental?
Cantando da perspectiva de quem já se libertou da dor, a cantora lembra que a tristeza pode tirar alguém do rumo e causar sofrimento mental sem que a pessoa sequer perceba.
Considerada um dos maiores sucessos do Green Day, a balada Boulevard of Broken Dreams fala sobre a solidão, a depressão e os impulsos suicidas gerados por transtornos mentais.
Meu coração superficial é a única coisa que está batendo, canta o intenso Billie Joe, enquanto reforça sua intenção de seguir em frente, mesmo que sozinho.
Esqueça o batidão animado que consagrou o Blackpink no cenário musical mundial: em You Never Know, as meninas adotam um tom intimista para falar sobre os ataques de ódio que recebem e a perseguição dos haters.
A faixa aborda a insegurança gerada pelos comentários maldosos e convida os ouvintes a terem mais empatia com os outros, incluindo os artistas, pessoas que estão sujeitas a transtornos mentais como todas as outras.
Clarice Falcão comenta, em Minha Cabeça, as bizarras projeções que a mente humana é capaz de produzir durante uma crise de ansiedade, transformando pesadelos em coisas quase palpáveis.
A cantora comenta a importância do apoio emocional e do tratamento correto que mostrem à pessoa que sofre aquilo que é real e o que não é.
Uma das melhores músicas sobre saúde mental dos últimos tempos, Shake It Out mostra com mudanças de tempo e variações vocais a montanha-russa de emoções que é a vida com ansiedade.
Em um momento, a pessoa se sente forte o suficiente para lutar contra seus próprios demônios, mas no outro, se vê em posição de fragilidade. Uma verdadeira obra-prima de Florence Welch.
As músicas sobre saúde mental cumprem um importante papel social à medida que conscientizam e alertam a respeito dos perigos dos transtornos que assolam boa parte da população.
Para não perder o embalo, confira as melhores músicas sobre esperança para se inspirar e encontrar forças para seguir em frente mesmo nas horas mais difíceis!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.