15 de Agosto de 2021, às 19:00
Sempre que tentamos explicar o que é k-pop, citamos a criatividade de seus clipes musicais, chamados de MVs, que conquistam os espectadores por suas coreografias e idols carismáticos, mas que as vezes também contam histórias e tem uma mega produção digna de Oscar.
Gangnam Style, do PSY, foi o primeiro vídeo de toda a história do YouTube a atingir um bilhão de visualizações na plataforma, e hoje em dia grupos como BLACKPINK e BTS quebram seus próprios recordes a cada lançamento.
Que tal aprender um pouquinho mais sobre o que é um MV de k-pop e, de quebra, conhecer alguns MVs incríveis que contam histórias? Vem com a gente!
MV é, literalmente, a abreviação de Music Video. O termo é muito utilizado dentro do k-pop, mas fãs de outros estilos musicais também estão aderindo à sigla para se referir aos clipes de seus artistas preferidos.
Uma das principais propostas dos MVs (e de clipes musicais em geral) é o marketing: divulgar a música para que mais pessoas possam conhecê-la e consumi-la.
Se dedicar a criar um bom clipe faz parte do trabalho essencial para alavancar a popularidade dos artistas. Principalmente nos tempos atuais, quando virais nas redes sociais podem salvar carreiras. No k-pop, o Momoland é uma grande prova disso.
Mas MVs não são feitos apenas com o propósito de marketing: muitos vídeos são complementos para a música, se apoiando na arte visual para expandir os significados da letra.
Em geral, os MVs apresentam um misto de cenas com coreografias em grupo e tomadas individuais nas quais os integrantes dublam a música e fazem gracinhas para a câmera.
Mas a atuação não fica de fora quando os idols assumem posições de personagens em uma mini história que está sendo narrada no MV, como se ele fosse um pequeno filme. E são desses MVs cinematográficos que contam histórias que queremos falar hoje!
Locações, figurinos, maquiagem, CGI, atores/dançarinos de apoio, acessórios, equipamentos… tudo isso custa dinheiro e torna os MVs de k-pop extremamente caros.
Nem todas as empresas revelam os gastos por trás de seus projetos, mas é sabido que alguns vídeos de grupos como T-ARA e Infinite chegam perto de um milhão de dólares. BTS, EXO e BLACKPINK também fazem vídeos que não aparentam ser nada baratos.
Mas isso não significa que apenas artistas financeiramente bem-sucedidos possam produzir ótimos MVs: muitos clipes incríveis de baixo orçamento também são vistos por aí, como Bboom Bboom, que salvou o Momoland do disband. Mais do que dinheiro, a criatividade conta muito na hora de produzir um MV.
Antes mesmo do estilo furar a bolha, vídeos de artistas como PSY e Orange Caramel já chamavam a atenção entre usuários da internet por suas peculiaridades, apostando em um quesito mais comédia, bastante único.
Entenda a evolução dos videoclipes até se tornarem o que são hoje
No entanto, não são só os clipes inusitados que chamam atenção no k-pop: há muitas produções que apostam em roteiros dignos de premiações cinematográficas, contando histórias em meio às coreografias sincronizadas — e, por vezes, até deixando as danças de lado para focar 100% nas tramas.
Referências a filmes também são bastante comuns, como você verá na nossa seleção abaixo.
Se o Oscar desse prêmios aos MVs de k-pop, esses com certeza mereciam uma estatueta por Melhor Direção e Melhor Roteiro Original!
Para começar, vamos de T-ARA com seu clipe musical que é um verdadeiro curta-metragem: o mini-filme de Day By Day apresenta uma história de vingança em um mundo apocalíptico, com mulheres poderosas ao estilo ninjas assassinas. Vale a pena conferir!
O preferido dos youtubers de react: além do MV de Please Don’t trazer os perfeitos vocais do solista K.will em uma de suas melhores músicas, o clipe estrelado pela cantora e atriz Dasom, do grupo Sistar, e os atores Seo Inguk (Doom at Your Service) e Ahn Jae Hyun (Blood) traz um plot twist que só vendo para entender:
Conheça 10 idols do k-pop que também atuam em dramas e filmes
O MBLAQ não está mais ativo, mas foi um dos grupos de k-pop que deixou um imenso legado para as novas gerações. O MV de This is War é cheio de ação, drama, romance e reviravoltas dignas de um k-drama e, se você não conhece, precisa vê-lo agora mesmo:
As meninas do Dreamcatcher são conhecidas como as Fadas Góticas do K-pop e seus MVs sempre trazem boas referências a filmes de terror desde quando elas ainda eram rookies.
Em Chase Me, sua música de estreia, o grupo se inspirou em O Iluminado para o clipe oficial:
Novos grupos de k-pop que vale a pena ficar de olho em 2021
Os meninos do SHINee, príncipes do k-pop, também foram buscar referências em um grande filme, The Rocky Horror Picture Show (1975), para seu MV de Married To The Music, ambos misturando elementos dos longas de terror e dos teatros musicais. É genial!
Quem também sempre traz referências a filmes em seus MVs é o grupo Twice. Em What Is Love? percebemos cenas inspiradas em Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990) e La La Land: Cantando Estações (2016), mas outros clipes do grupo, como Cheer Up e TT, também se baseiam em grandes sucessos do cinema.
Se gostou dos MVs de k-pop acima, confira também:
Achou que o BTS ficaria de fora? Os reizinhos do k-pop sempre arrasam em seus MVs, que não só contam histórias, mas são verdadeiras obras de arte!
E o melhor de tudo é que vários dos clipes do septeto estão interligados, formando uma longa história que faz o Army quebrar a cabeça para entender.
Saiba tudo sobre as principais teorias por trás dos MVs do BTS!
Se inscreva em nossa newsletter gratuita e receba dicas e materiais por e-mail
Obrigado por se inscrever na newsletter! Nos vemos em sua caixa de entrada 💜
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.