Nothing Compares 2 U: a história do maior hit de Sinéad O’Connor

Conheça a história de Nothing Compares 2 U, música composta por Prince que fez sucesso na voz de Sinéad O’Connor.

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

9 de Agosto de 2023, às 12:00


A história de Nothing Compares 2 U não teria sido a mesma sem a inconfundível voz de Sinéad O’Connor. 

A cantora e compositora irlandesa, que faleceu em julho deste ano, aos 56 anos, foi protagonista de um raro acontecimento: quando um cover se torna mais famoso do que a música original.

Sinéad O’Connor
Créditos: Divulgação

É isso mesmo que você leu: a música mais famosa da carreira de O’Connor não era uma canção original, mas sim uma regravação de uma faixa do lendário Prince!

Lançada em 1990, no álbum I Do Not Want What I Haven’t Got, a música vendeu milhões de cópias, chegou ao topo da Billboard Hot 100 e rendeu um Grammy de Melhor Performance Musical Alternativa à cantora irlandesa.

Considerada uma das 500 melhores músicas da história pela revista Rolling Stone, a faixa não é isenta de polêmicas, com direito a uma suposta ameaça de Prince contra O’Connor.

Quer saber mais? Vem conferir o significado de Nothing Compares 2 U, da Sinéad O’Connor!

Nothing Compares 2 U: a história do grande sucesso de Sinéad O’Connor

O começo da história de Nothing Compares 2 U remonta a 1984, quando o cantor e compositor Prince escreveu a faixa para um projeto alternativo, a banda The Family.

O coletivo foi criado para que Prince pudesse exercitar seu lado mais criativo, sem deixar de surfar no sucesso de Purple Rain, lançada naquele ano. Ele escrevia as faixas e as cedia à banda, sem fornecer os vocais.

A música, entretanto, não foi muito bem recebida pela crítica e pelo público, o que poderia ter significado o “enterro” definitivo da canção. Foi aí, porém, que Sinéad O’Connor entrou na história.

A marca de Sinéad O’Connor na história de Nothing Compares 2 U

Em meados de 1990, Sinéad O’Connor estava colhendo os louros do seu primeiro álbum de estúdio, The Lion and The Cobra, que lhe rendeu fama internacional. O agente da artista, então, sugeriu que ela regravasse Nothing Compares 2 U.

Sinéad, que havia acabado de perder a mãe e lidava com as consequências de uma relação complicada com ela, ficou tocada pela canção escrita por Prince. Aceitou a sugestão e, em um só take, gravou os vocais da faixa.

O canto visceral de Sinéad O’Connor impactou tanto os produtores em estúdio que foi utilizado integralmente. Para deixar maior ênfase à voz da cantora, a música foi reduzida a apenas alguns acordes essenciais.

O resultado são os tremendos vocais de O’Connor, ecoando sobre todo o resto.

O icônico vídeo de Nothing Compares 2 U

A faixa ganhou um vídeo igualmente assombroso: o foco é o rosto da cantora, de cabeça raspada, com gola alta, a única coisa iluminada no vídeo minimalista, gravado em frente a um fundo preto.

Para garantir um toque ainda mais pessoal e gutural ao clipe, a cantora deixa escorrer duas lágrimas no auge da música, inundada pela emoção.

O olhar melancólico de O’Connor se tornou referência no audiovisual nos anos seguintes, inspirando até Miley Cyrus na produção do clipe bem-sucedido de Wrecking Ball (2013).

Sinéad O’Connor x Prince: a briga em torno de Nothing Compares 2 U

Em seu livro de memórias, Rememberings (2021), Sinéad O’Connor revelou um incidente tenso envolvendo Prince.

Ela afirmou ter sido confrontada por Prince por falar muitos palavrões em suas entrevistas. Após a “bronca”, o saudoso cantor sugeriu que eles deveriam fazer uma guerra de travesseiros para superar a crise.

Tudo parecia bem, até que O’Connor descobriu que Prince havia colocado um objeto escondido dentro da fronha do travesseiro para machucá-la.

Sentindo-se ameaçada e temendo por sua segurança, O’Connor decidiu fugir no meio da noite e foi até mesmo perseguida por Prince até conseguir deixar a mansão do cantor, em Hollywood.

A história de Nothing Compares 2 U: o significado da música

O significado de Nothing Compares 2 U gera acalorados debates entre especialistas e fãs de boa música há mais de três décadas.

Há quem diga que o tema da música é um drama familiar: Prince se inspirou no processo de separação de seus pais, quando sua mãe rogava que ele implorasse ao pai para voltar ao lar.

Outros dizem que a canção se refere à uma antiga empregada doméstica do cantor de Purple Rain ou até mesmo tenha sido inspirada na vida amorosa de um amigo, Jerome Benton, que havia acabado de romper um noivado.

Para Sinead O’Connor, Nothing Compares 2 U foi uma homenagem à mãe

O significado da faixa para Sinead O’Connor, no entanto, é outro. A cantora internacional havia acabado de perder a mãe quando foi apresentada à canção por seu empresário.

Assim, Nothing Compares 2 U acabou sendo gravada como um desabafo de quem sente saudade de pessoas que foram muito especiais em sua vida.

Ela canta que tem toda a liberdade que pode querer, mas é atormentada por uma tristeza que não passa diante da perda da pessoa amada.

Nothing compares to you 

Nada se compara a você

It’s been so lonely without you here 

É tão solitário sem você aqui

Like a bird without a song 

Como um pássaro sem uma canção

Nothing can stop these lonely tears from falling 

Nada pode impedir que essas lágrimas solitárias caiam

No último verso, O’Connor até mesmo faz uma referência direta à mãe, dando um toque ainda mais pessoal à canção.

All the flowers that you planted, mama 

Todas as flores que você plantou, mamãe

In the backyard 

No quintal

All died when you went away

Todas morreram quando você se foi

A despedida de Sinéad O’Connor após quase 40 anos de carreira

O primeiro álbum da carreira de O’Connor, The Lion and The Cobra, foi lançado em 1987. Mas foi o segundo disco, I Do Not Want What I Haven’t Got, que consolidou sua fama.

Nenhum outro trabalho de O’Connor, aliás, repetiu o sucesso do álbum que incluía Nothing Compares 2 U.

A cantora lançou outros dez discos, mas apenas dois ganharam certificados de ouro no Reino Unido: Am I Not Your Girl? (1992) e Universal Mother (1994).

Aos poucos, Sinead O’Connor se aproximou da religião e foi deixando a música em segundo plano.

Sinéad O’Connor
Créditos: Divulgação

Ela foi ordenada sacerdote de uma seita católica independente em 1999 e passou a falar abertamente sobre sua jornada espiritual. Em 2018, converteu-se ao islamismo e mudou seu nome para Shuhada’ Sadaqat, vivendo de maneira reclusa.

A trágica e inesperada morte de Sinéad O’Connor

Os fãs de Sinéad O’Connor foram pegos de surpresa em 27 de julho de 2023, quando a família anunciou que a cantora foi encontrada inconsciente, aos 56 anos, em seu apartamento no sul de Londres.

A cantora, que nunca escondeu sua luta contra a depressão, vivia um período de introspecção após o suicídio de um de seus quatro filhos, em 2022.

A causa da morte de O’Connor, entretanto, ainda não foi anunciada. Embora não seja tratada como uma morte suspeita, os legistas seguem estudando os motivos que ceifaram a vida da artista irlandesa e devem divulgar um relatório nos próximos meses.

Sinead O’Connor foi homenageada na Irlanda, onde passou a maior parte de sua vida, e foi sepultada em Londres no dia 7 de agosto de 2023.

Nothing Compares 2 U e outras músicas com traduções incríveis

Como a história de Nothing Compares 2 U mostra, muitas músicas ficam marcadas por suas letras fortes e cheias de significado. Afinal, a música tem o poder de transcender fronteiras culturais e linguísticas, conectando pessoas por meio de sua essência emocional.

Por isso, aproveite para conferir o material que preparamos sobre músicas com traduções surpreendentes para se inspirar e aprender mais sobre outros idiomas!

Músicas com traduções surpreendentes


Leia também