18 de Julho de 2021, às 19:00
Você sabe o que é disband? Essa palavra da língua inglesa foi muito adotada pelos fãs de k-pop e falamos muito sobre isso no texto sobre a tão temida maldição dos 7 anos, mas voltamos para explicar melhor esse termo que tira o sono dos k-poppers!
Disband, palavra em inglês que pode ser traduzida ao pé da letra como debandar, é um termo muito utilizado no k-pop para resumir a ideia de um grupo que chega ao fim.
Dizemos que um grupo deu disband quando suas atividades musicais são encerradas oficialmente.
Antigamente, era comum que o termo disband também fosse utilizado quando um integrante opta por deixar o grupo, mas esse significado tem caído em desuso.
Confira alguns dos grupos que já chegaram ao fim:
Por essa ninguém esperava! O grupo GFRIEND, que tem sido um dos grandes sucessos do k-pop com músicas como Me Gustas Tu e Mago, chegou ao fim em 2021.
As meninas, que estavam em atividade desde 2015, optaram por seguir caminhos separados de agora em diante.
Quem acompanhou o reality de sobrevivência Produce X 101 com certeza se emocionou com o debut do X1 — e chorou ainda mais quando o grupo, que deveria ter durado cinco anos, encerrou suas atividades após apenas cinco meses.
Conheça 16 grupos de k-pop formados em reality de sobrevivência
O grupo 4Minute é um desses que nós sentimos muita falta! Elas eram um dos maiores girl groups do k-pop, mas sua carreira chegou ao fim em 2016, após o vencimento de seu contrato de sete anos.
Algumas das integrantes, como a HyunA e a Jiyoon, seguem carreira solo hoje em dia.
Girl Power: os 16 maiores girl groups de k-pop da atualidade
Os fofos do Spectrum passaram dois meses em turnê pelo Brasil, mas o grupo acabou mesmo assim. Hoje em dia, o integrante Jaehan faz parte do Omega X, ao lado de outros dez garotos cujos grupos também deram disband.
10 shows de k-pop inesquecíveis que aconteceram no Brasil
A frente de seu tempo, o septeto feminino WA$$UP foi muito popular no Brasil por suas coreografias que lembram o nosso funk.
No entanto, a Coreia do Sul não foi muito a favor da ousadia das meninas, e o disband foi anunciado em 2019.
Alguns grupos já até chegaram a discutir a possibilidade de encerrar suas atividades, mas conseguiram escapar desse triste fim! Dentre eles, citamos:
O EXID fez sua estreia em 2012, mas as coisas não estavam indo bem para o grupo: o clipe de Up & Down foi gravado com um orçamento limitado e não teve bons resultados de imediato.
Mas uma fancam da integrante Hani viralizou meses mais tarde e levou o grupo ao topo do entretenimento coreano, bem quando elas já estavam se preparando para dizer adeus a carreira artística.
O Brave Girls estreou em 2011 e passou por várias formações e provações até chegar ao sucesso de hoje.
No começo de 2021, as quatro integrantes estavam se preparando para anunciar o fim do grupo aos fãs quando foram surpreendidas com a música Rollin’, de 2017, viralizando na internet.
Agora o BG é um dos maiores grupos de todo o k-pop!
O Momoland tem vários hits em sua discografia, mas nem sempre foi assim: o grupo estava passando por um momento financeiramente delicado quando lançaram BBoom BBoom.
O MV visivelmente teve baixo orçamento, mas a música é tão viciante que levou elas ao auge do estrelato!
O Oh My Girl também é um dos girl groups super populares do k-pop atual, mas em uma entrevista cedida em 2020, as integrantes revelaram que a agência delas ameaçou disbandar o grupo se o álbum Coloring Book não fosse bem sucedido. Ainda bem que o jogo virou!
O boygroup NU’EST é tido como um dos maiores sucessos da indústria do k-pop nos dias de hoje, mas eles quase enfrentaram um disband há alguns anos.
Com sua fama diminuindo a cada lançamento, os meninos toparam voltar a ser trainees e tentaram a sorte no reality show Produce 101, que deu um up poderoso na popularidade do quinteto!
Tudo que você precisa saber sobre a indústria do k-pop
O NU’EST ter se salvado do disband foi uma inspiração para vários outros grupos de k-pop, cujos integrantes também passaram a tentar a sorte na franquia Produce.
A fórmula se repetiu para o VICTON, que estava prestes a acabar em 2019, mas foi salvo pelo sucesso de Byungchan e Seungwoo no programa.
Sabendo do sucesso do BTS, esse é até difícil de acreditar.
No entanto, durante o discurso de agradecimento do MAMA 2018, o Jin revelou aos fãs que o grupo havia passado por alguns momentos difíceis naquele ano e até tinham considerado encerrar suas atividades, mas optaram por continuar juntos.
Durante o discurso, V chorou muito — e o fandom ARMY também!
Conheça o significado do nome dos maiores fandoms de k-pop
Outro grupo super famoso que também passou perto de um disband foi o BIGBANG!
O ano de 2011 foi super turbulento para os reizinhos do k-pop, com escândalos de uso de drogas e até mesmo um acidente de carro que resultou na morte de uma vítima.
No entanto, o grupo permanece firme e forte até hoje.
É muito bom ver que alguns grupos talentosos conseguiram dar a volta por cima, né?
Mas infelizmente essa ainda não é a realidade da maioria, e te convidamos para chorar de saudades por esses outros grupos de k-pop que acabaram e sentimos falta.
Se inscreva em nossa newsletter gratuita e receba dicas e materiais por e-mail
Obrigado por se inscrever na newsletter! Nos vemos em sua caixa de entrada 💜
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.