O que é fado? Saiba mais sobre a música popular portuguesa

História da música · Por Érika Freire

30 de Janeiro de 2021, às 19:00


Conhecido por retratar a alma portuguesa e ser a canção das emoções, o fado é um dos estilos musicais mais tradicionais de Portugal. 

fado
Créditos: Divulgação

Muito tradicional nos bairros de Alfama e Mouraria, em Lisboa, o gênero era presente nos cafés, tabernas e ambientes considerados transgressores, frequentados por prostitutas, marujos, artistas e músicos.    

Mas, essa ideia caiu por terra e o fado ganhou o respeito merecido. O estilo foi, inclusive, declarado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2011.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a música popular portuguesa?

O que é fado?

O fado é um estilo musical muito tradicional em Portugal, conhecido pelas músicas que traduzem as emoções de um povo, abordam a saudade e o cotidiano dos menos favorecidos, com ritmo repleto de melancolia.

É muito comum no fado temas como perda, ausência, resignação… É por isso que, no passado, o fado era visto como a música dos marinheiros e do proletariado de maneira geral. 

O Fado de José Malhoa
O Fado de José Malhoa / Créditos: Divulgação

A palavra fado significa destino, o que endossa ainda mais as características do gênero, que tem uma origem incerta. Porém, é fato que ele se popularizou em Lisboa a partir do fim do século XIX.

O estilo português costuma ser cantado por uma pessoa, o fadista. Outros músicos fazem o acompanhamento com a guitarra portuguesa. Tudo é interpretado com bastante expressividade, levando grande emoção aos espectadores.  

Fadista Amália Rodrigues
Amália Rodrigues / Créditos: Divulgação

Para os portugueses que migraram para o Brasil na década de 30, o fado teve um papel essencial para que eles se reconectassem com suas origens através dos programas de rádios dedicados ao gênero. 

De acordo com Martha Tupinambá de Ulhôa, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, muitos portugueses desconheciam o fado e só ao chegar ao Brasil é que tiveram acesso aos programas de rádio e puderam redescobrir Portugal enquanto pátria.

É por isso que, apesar de hoje o fado ter se tornado um gênero universal, cantado e admirado em diversos lugares do mundo, é Portugal que expressa o melhor do estilo, reconhecido pela forma de manifestar o amor, as emoções e a vida de um povo.  

Cantores populares de fado

Listamos os cantores que marcaram a história do fado:

Amália Rodrigues

A voz mais aclamada do fado português é Amália Rodrigues, nascida em Lisboa em 1920. Ficou conhecida no mundo inteiro como a rainha do fado e como uma das cantoras mais importantes do século XX.

Amália ajudou a tornar o fado mais popular e conhecido ao redor do mundo e inspirou vários artistas do gênero. A fadista vendeu mais de 30 milhões de cópias e faleceu em 1999, em Lisboa. 

Amália Rodrigues
Créditos: Divulgação

Carlos do Carmo

Outro grande nome do fado é Carlos do Carmo. Sua carreira começou a deslanchar na década de 70, em Portugal, e também no exterior. 

Ele é apontado por renovar o gênero musical e deixar um caminho para os futuros fadistas. Entre as suas canções mais aclamadas estão: Canoas do Tejo, Lágrimas de Orvalho e Lisboa Menina e Moça. Carlos faleceu aos 81 por conta de aneurisma, em janeiro de 2021.

Carlos do Carmo
Créditos: Divulgação

Cuca Roseta

Entre os jovens cantores de fado, Cuca Roseta é um dos destaques. A fadista nasceu em Lisboa, na região de São Jorge de Arroios. A cantora iniciou a sua carreira oficialmente em 2011, mas antes já cantava fado e participava de concursos.

Cuca se apresenta pelo mundo levando a sua interpretação suave e chama a atenção pela voz delicada. Seu trabalho de destaque é o disco Riû, lançado em 2015.  

Cuca Roseta
Créditos: Divulgação

Dulce Pontes

Na década de 90, Dulce Pontes colaborou para o fado ressurgir, cantando não apenas em português, mas em outros idiomas, como inglês, árabe, galego e até grego. A cantora nasceu em 1969 perto de Lisboa, em uma cidade chamada Montijo.

Além do fado, Dulce é adepta do folk, música clássica e pop. É produtora, arranjadora e escreve poesia.

Dulce Ponte
Créditos: Divulgação

Alfredo Marceneiro

Nascido em Lisboa em 1891, Alfredo Marceneiro tinha uma voz inconfundível e ficou marcado como o fadista da época.

Sua maior paixão era cantar fado para o público nas noites lisboetas e por isso era difícil conseguir fazê-lo gravar algo. Mas em 1961 ele gravou The Fabulous Marceneiro, que se tornou um clássico do fado.  

Alfredo Marceneiro
Créditos: Divulgação

Mariza 

Nascida em Moçambique, a fadista Mariza é considerada hoje uma das mais famosas e importantes do mundo.

Já realizou shows em Los Angeles, Nova Iorque, Paris, Brasil, além de outros lugares do mundo. Chegou a comentar que a diferença do fado portugues e do brasileiro é que os brasileiros choram sorrindo e os portugueses sorriem chorando.

Já vendeu mais de um milhão de discos em todo o mundo e é considerada, pelo The Guardian, uma diva da música.

Mariza
Créditos: Divulgação

José Afonso

Conhecido por fazer experimentações no fado, José Afonso nasceu em Aveiro, em 1929. Ele costumava usar poemas de autores portugueses para transformar em fado e se tornou figura fundamental na renovação da música portuguesa nos anos 60.

Entre seus discos mais importantes estão: Cantigas Do Maio, lançado em 1971 e Venham Mais Cinco, de 73.  

José Afonso
Créditos: Divulgação

5 músicas famosas de fado

Agora, você confere 5 músicas de fado imperdíveis para quem deseja conhecer melhor este importante gênero musical. 

Povo Que Lavas No Rio

Interpretado pela maior representante do fado, Amália Rodrigues, Povo Que Lavas No Rio é um poema de Pedro Homem de Mello. 

Joaquim Campos o musicou e Amália o deu voz e o gravou em 1961, tornando-se uma canção polêmica na época da ditadura em Portugal.

Cabelo Branco É Saudade 

Outro fado que vale a pena conhecer é Cabelo Branco É Saudade, interpretado por Alfredo Marceneiro. A canção apresenta lindos versos e ficou conhecida também como Mais Uma Noite de Fado.

Amar demais, é doidice
Amar de menos, maldade

Cansaço

A fadista Ana Moura renovou o clássico Cansaço, de Amália Rodrigues, presente em suas gravações de 1965 e 1968. A letra deste belíssimo fado foi escrito pela própria Amália. 

Quem dorme na minha cama
E tenta sonhar meus sonhos?

Canoas do Tejo

Canoas do Tejo é uma das músicas de maior destaque da carreira de Carlos do Carmo, apontado por críticos como o Sinatra do fado. 

Ó Gente da Minha Terra 

Mais um poema de Amália Rodrigues que virou música nas mãos do compositor Tiago Machado e eternizado na voz de Mariza, uma das maiores expoentes do fado contemporâneo.  

Ó Gente da Minha Terra faz parte do disco Mariza Fado Em Mim.

Seleção fado

Agora que você já sabe tudo sobre o estilo, continue no clima da música portuguesa e vem conferir a nossa seleção fado.

seleção fado

Leia também