17 de Julho de 2024, às 12:00
Desde seu lançamento, em 1989, o significado da música Oceano, do cantor Djavan, tem gerado curiosidade por parte dos ouvintes. Afinal, não falta impacto poético em uma canção que já começa com o amanhecer no mar alto da paixão!
Um hino ao amor em suas mais diversas formas, a música utiliza a metáfora do oceano de forma central, representando a vastidão do amor e a profundidade dos sentimentos, simbolizando também a inconstância e a efemeridade da vida.
Clássico instantâneo, a música fez parte da trilha sonora de novelas, ganhou versão em inglês e segue até hoje entre os maiores sucessos da discografia de Djavan. Continue lendo para descobrir seu verdadeiro significado!
Os anos 80 foram bastante movimentados para o cantor Djavan, com sete álbuns de grande sucesso lançados.
Ele se firmou como nome consagrado na MPB, com uma discografia elogiada pela crítica, com hits como Lilás e Meu Bem Querer.
Antes da virada da década, contudo, o artista surpreendeu os fãs com seu nono álbum de estúdio. Embora o disco tenha recebido o nome Djavan, a produção acabou marcada na história como “aquele disco do Oceano”, em referência a sua música mais famosa.
A canção mantém a complexidade harmônica e melódica que tornou o cantor apreciado em todo o Brasil, além de apresentar grande maturidade lírica e emocional, refletida em seu refinamento musical e na sofisticação da composição.
Embora outras músicas do artista, como Flor de Lis, Samurai e Lilás, também explorem o amor e as emoções, Oceano faz isso destacando a vastidão e a profundidade desses sentimentos, usando o mar como uma metáfora central.
Na música, o oceano representa tanto a imensidão do amor quanto a sua capacidade de consumir, fazendo uso de muitas metáforas e imagens líricas que agregam uma beleza melancólica, na qual a saudade e a necessidade do outro são palpáveis.
Djavan deixou o significado de Oceano “escondido” logo na primeira estrofe da canção. O cantor inicia com a imagem do amanhecer no “mar alto da paixão”, que associa o sentimento amoroso à vastidão e à força do oceano.
A referência ao amanhecer simboliza um novo começo, mas a ausência da pessoa amada transforma essa nova aurora em um momento de solidão e desolação, a ponto de o “tempo ruir”. A saudade, então, firma-se como uma experiência dolorosa e desgastante.
Assim que o dia amanheceu lá
No mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim
As estrofes seguintes reforçam essa mensagem, enfatizando a importância de ter a pessoa que se ama em sua vida, fazendo uso de hipérboles para expressar que nada tem sentido na ausência da pessoa amada.
Enfim, de tudo o que há na terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar
Longe de ti, tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri
A paralisação de tudo ao seu redor indica uma estagnação emocional, uma vida em suspenso, marcada pela dor da ausência, já preparando o terreno para o melancólico refrão.
Djavan recorreu ao uso de metáforas que aprofundam a sensação de imensidão e complexidade do amor, comparado a um deserto. Isso sugere tanto a vastidão quanto a aridez e os desafios do sentimento.
Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores
Não sabe voltar, me dá teu calor
Ainda no refrão, a frase você deságua em mim, e eu, oceano traz mais força à letra, pois permite que a pessoa amada “flua” para dentro do personagem da canção. Essa fusão desponta como símbolo da união emocional e interdependência entre os amantes.
Vem me fazer feliz, porque eu te amo
Você deságua em mim, e eu, oceano
E esqueço que amar é quase uma dor
Esse amor intenso, comparável a uma força da natureza, torna-se ainda mais poderoso com a estrutura repetitiva da letra, com a reincidência dos versos e do refrão. É uma escolha lírica que reforça a ideia de um ciclo contínuo de amor e perda, alegria e dor.
A repetição também enfatiza a obsessão do personagem com a presença da pessoa amada e a impossibilidade de encontrar felicidade ou crescimento sem ela. O oceano torna-se um espaço de profundidade emocional extrema, tão imenso quanto incerto.
Leia Mais: Confira o significado de Se, música enigmática de Djavan
Desde o lançamento, no final da década de 80, Oceano firmou-se como uma das músicas mais famosas do repertório de Djavan.
A faixa esteve presente em todos os shows e turnês do artista alagoano, sendo uma das mais pedidas pelo público em praticamente todas as apresentações do cantor.
Além disso, a música ganhou uma versão em inglês, Puzzle of Heart, incluída no álbum de mesmo nome, lançado exclusivamente no exterior em 1990.
A letra, contudo, é bem diferente, trocando a metáfora do oceano pelo enigma dos quebra-cabeças.
Like a puzzle of hearts, your love makes me whole
Como um quebra-cabeça de corações, seu amor me torna completo
Each of us missing part of the other’s soul
Cada um de nós perdendo parte da alma do outro
As long as I live
Contanto que eu viva
No less will I give
Nem menos vou dar
A íntegra da letra aponta que uma pessoa só pode ser verdadeiramente completa quando tem todas as peças do quebra-cabeças do amor em mãos, isto é, quando ama e é amada de volta.
O significado de Oceano, de Djavan, mostra o talento do cantor em compor letras poéticas e profundas, capazes de representar toda a riqueza do sentimento humano.
Aproveite para conhecer também a história da música Flor de Lis, que já esteve envolvida em muitos boatos e teorias dos fãs!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.