8 de Março de 2022, às 11:00
Infelizmente, de tempos em tempos, a música brasileira perde grandes estrelas, que vão brilhar no céu. É o caso de Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta. A cantora faleceu no dia 23 de fevereiro de 2022 e já deixa muitas saudades.
Ligada ao forró desde pequena, Paulinha entrou para a banda em 1998. Foi uma parceria de sucesso, mas conturbada, já que ela chegou a sair diversas vezes para tentar outros projetos. Porém, atualmente, ela estava inteiramente dedicada ao grupo.
Para celebrar a vida dessa grande artista, vale a pena conhecer a sua biografia e as melhores músicas de Paulinha Abelha no Calcinha Preta. Não perca!
Na adolescência, Paulinha Abelha já participava de shows no interior de Sergipe.
Com muita coragem e determinação, ela perseguiu os seus sonhos e nunca desistiu de seu maior objetivo: ser uma estrela do forró. Confira agora os detalhes de sua trajetória.
Paula de Menezes Nascimento Leça Viana nasceu no dia 16 de agosto de 1978, em Simão Dias/SE. Na infância, ela trabalhava no comércio do pai.
Aos 12 anos, começou a se apresentar em trios elétricos pelo interior sergipano. Foi daí que surgiu a ideia de criar um grupo, o Flor de Mel. Por três anos, Paulinha investiu e se dedicou à banda, mas o projeto não foi para frente, por falta de recursos financeiros.
Logo depois, passou a cantar no Panela de Barro, ao lado do cantor Daniel Diau. Esse trabalho durou três anos e foi fundamental para que ela adquirisse experiência na música.
Em 1998, Paulinha Abelha foi descoberta por Gilton Andrade, empresário do Calcinha Preta. Impressionado com o seu talento, ele a convidou para fazer parte da banda.
Foi o início de uma parceria que duraria mais de 12 anos. Com o grupo, a cantora gravou 22 discos e 3 DVDs, ocupou palcos do Brasil inteiro e encantou o público com o seu carisma único e a sua voz inigualável.
No início de 2010, Paulinha Abelha saiu do Calcinha Preta. Ela queria participar de outro grupo, o GDO do Forró.
Meses mais tarde, em agosto, ela deixou a banda para dar início a um novo projeto ao lado do então marido. A dupla Paulinha & Marlus ficou na ativa por um tempo, e ela só voltou para o Calcinha Preta em 2014.
Em março de 2016, a cantora anunciou uma nova saída do grupo, dessa vez para integrar o trio Gigantes do Brasil, ao lado dos outros ex-integrantes Silvânia Aquino e Daniel Diau. O projeto não durou muito e, em dezembro do mesmo ano, Silvânia & Paulinha se lançaram como uma dupla.
A parceria das duas chegou ao fim em 2018. Na época, Paulinha Abelha retornou ao Calcinha Preta e permaneceu no grupo até seu falecimento.
Atualmente, o marido de Paulinha Abelha era o dançarino Clevinho Santos. O casal estava junto desde 2017. Apesar de ser um grande sonho da cantora, eles não tiveram filhos.
A artista também foi casada durante 10 anos com Marlus Viana. Eles se conheceram no Calcinha Preta, já que ele também cantava no grupo. A separação ocorreu em 2015.
Muitas pessoas estavam se perguntando o que a Paulinha do Calcinha Preta tinha, e por que ela estava internada.
No dia 11 de fevereiro, após retornar de uma turnê em São Paulo, ela deu entrada em um hospital em Aracaju, com muitas dores nos rins.
Dias depois, o seu quadro se agravou, apresentando insuficiência renal. Para receber melhores cuidados, foi transferida para a UTI do Hospital Primavera, localizado também na capital do estado.
Até que, no dia 17, ela entrou em coma profundo. Muitas teorias foram levantadas para descobrir o que causou o coma de Paulinha Abelha.
No dia 07/03, os resultados de um exame toxicológico e de uma biópsia revelaram que a cantora teve um quadro complexo de saúde, relacionado à uma falha grave no fígado.
Paulinha teria sofrido uma debilitação do órgão devido ao uso de um mix de substâncias, que incluíam remédios para regular o humor, o sono e o apetite, entre outros.
Além da insuficiência renal aguda, a certidão de óbito da cantora mostra que ela sofreu de hepatite, hipertensão séptica e meningoencefalite, e seu caso foi apresentado pelos médicos como um quadro de comprometimento multissistêmico.
Infelizmente, no dia 24 de fevereiro de 2022, às 19h26, ela não resistiu e morreu aos 43 anos.
O velório de Paulinha Abelha foi realizado no dia 24 de fevereiro, no Ginásio Constância Vieira, em Aracaju/SE.
Na internet, muitos famosos se manifestaram sobre a morte da artista. Juliette, Gretchen, Wesley Safadão e Sarajane estão entre eles e manifestaram os seus sentimentos de tristeza e desejaram força para a família.
Meu Nordeste está em luto pois uma das maiores vozes do forró nos deixou hoje. Paulinha Abelha marcou gerações, inclusive a minha, e é com a sua música e carisma que sempre será lembrada. Meus sentimentos aos familiares, fãs e amigos. Descanse em paz, Paulinha.
— Juliette (@juliette) February 23, 2022
Embora Paulinha Abelha tenha tentado outros projetos, o seu trabalho mais memorável foi como cantora do Calcinha Preta. Por isso, vamos relembrar agora as melhores músicas da artista na banda.
Você sabia que ela tem uma música em sua homenagem? Paulinha foi baseada em uma carta de um fã, enviada à banda quando ela se casou com Marlus Viana.
Ela é uma paródia de Without You, da Mariah Carey:
Uma das últimas canções lançadas por Paulinha Abelha no Calcinha Preta foi Liga Pra Mim. Ela está no álbum ao vivo do grupo, gravado em Caruaru.
Agora, esse hit vai ajudar a eternizar a voz da cantora:
Manchete Dos Jornais está entre as antigas do Calcinha Preta, que todos os fãs se lembram até hoje.
Para entrar no modo nostalgia!
Em Sonho Lindo, Paulinha Abelha arrasa com a sua voz inconfundível. Mais uma canção para recordarmos o seu talento.
O Brasil perdeu uma grande artista, e o que nos resta é ouvi-la cantar mais uma vez:
O forró é o estilo principal do Calcinha Preta, e também era o preferido de Paulinha Abelha.
Agora que você relembrou a biografia da cantora e as suas melhores músicas, chegou a hora de homenageá-la com a nossa lista de 13 músicas antigas do forró!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.