Peso Pluma: quem é o cantor que está no topo das paradas?

Prepare-se para saber tudo sobre a trajetória do cantor mexicano Peso Pluma, nova revelação do rap latino.

Biografias · Por Rannyson Mykael

14 de Julho de 2023, às 12:00


Ao ver a lista das músicas mais ouvidas de 2023, é possível que você tenha se perguntado: afinal, quem é o cantor Peso Pluma? Seu nome tem aparecido em diversas listas renomadas e a curiosidade só aumenta.

Peso Pluma cantor
Créditos: Divulgação

Junto a outros mexicanos populares, como Eslabón Armado, o país tem crescido consideravelmente como um lugar onde se produzem grandes hits.

É possível que você conheça as músicas pelo som, talvez, apesar de não associar a um rosto — ainda!

Mas que tal mudar isso? Conhecer a história de um artista ajuda a criar uma conexão mais forte com suas músicas e entender algumas referências em suas composições. Pronto para saber quem é o cantor Peso Pluma?

Tudo sobre Peso Pluma, o cantor mexicano que alcançou as paradas mundiais

Hassan Emilio Kabande Laija, nome de nascença de Peso Pluma, nasceu em Zapopan, uma cidade localizada na zona metropolitana de Guadalajara, no México.

No entanto, ainda muito jovem, ele já teve contato com outras culturas ao ir cursar o seu Ensino Médio no Texas, nos Estados Unidos.

Atualmente com 23 anos, o rapper nasceu em 15 de junho de 1999 e é um geminiano de carteirinha.

Sua carreira musical é muito recente, considerando que ele começou a se dedicar à área em 2020. Em menos de 3 anos, Peso Pluma chegou ao topo das paradas mais importantes do mundo. A trajetória é impressionante!

De onde vem o apelido Peso Pluma?

Na luta livre, existe uma categoria chamada peso pluma, ou seja, aquela que inclui os lutadores mais leves – pode ser traduzida como peso pena para representar a comparação.

Pluma adotou este como seu apelido e nome artístico após uma conversa com Marco Antonio Barrera, um dos lutadores mexicanos mais famosos de todos os tempos.

O rapper também é conhecido como La Doble P, PP ou Doble P, sempre fazendo referência ao Peso Pluma, como ele decidiu adotar. Não há um significado mais profundo, mas uma questão de identificação.

Começo da carreira

Assim como muitos outros artistas, o rapper começou a flertar com a música timidamente. Primeiro ele aprendeu a tocar violão, por volta dos 15 anos, ao assistir a vídeos no YouTube.

Depois disso, ele se arriscou em escrever suas próprias músicas. As composições eram mais focadas em seus sentimentos, relatando o que ele estava sentindo no momento, algo realmente bem pessoal.

Conforme foi crescendo, Peso Pluma foi amadurecendo cada vez mais em sua relação com a música.

Peso Pluma Cantor
Créditos: Divulgação

Primeiros discos lançados

Em 2020 sua carreira começou a tomar forma com o lançamento do álbum Ah y Qué?. As 12 faixas receberam uma avaliação moderada, assim como o projeto seguinte, Efectos Secundarios, lançado em 2021.

Ambos os álbuns mostram o processo de maturidade e familiarização de Peso Pluma com o seu próprio som. Ele amadureceu como artista entre um ano e outro, incorporando marcas culturais das músicas do México em sua produção.

Tudo serviu para preparar o público para o álbum que o lançou diretamente para o topo.

Maiores sucessos de Peso Pluma

2023 está sendo o ano de Peso Pluma. Ele chegou a emplacar seis músicas entre as 50 mais ouvidas do Spotify ao redor do mundo inteiro, um feito impressionante.

Além disso, ele sustenta vários outros recordes, como mais de 14 bilhões de views no TikTok e mais de 48 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

LADY GAGA

Todo esse sucesso chamou a atenção de outros artistas, rendendo parcerias que agradaram o público. É o caso da faixa LADY GAGA, com participação de Gabito Ballesteros e Junior H.

Na música, que faz alusão a uma das maiores estrelas do pop, os artistas cantam sobre ostentação. O título chama a atenção, mas não faz nenhuma referência direta à cantora.

Ella Baila Sola

Ella Baila Sola é outra música de Peso Pluma que fez sucesso. Ela alcançou o topo do Spotify Global e rendeu diversos recordes ao rapper e a Eslabón Armado, com quem ele colabora.

A canção fez sucesso e se consolidou como a primeira música mexicana no topo da parada de streaming da Billboard, além de ser a música mexicana com mais streamings em apenas um dia.

Bye

A temática focada em relacionamentos permanece em Bye, na qual Peso Pluma fala sobre um rompimento e a dor que vem junto com o momento.

Sendo constantemente comparado ao rapper Bad Bunny, PP, como Peso Pluma também é conhecido, chegou como uma força imparável no mundo da música.

PRC

Em PRC, música em parceria com Natanael Cano, Pluma mostra a versatilidade de suas músicas ao focar mais no estilo de vida despojado com o qual vem lidando após a ascensão.

Apesar do que ele fala na música, aproveitamos esse bem ou mal, eu não vou reclamar dessa vida, o rapper já disse em entrevistas que a correria da vida tem o impedido até mesmo de ver sua mãe.

Talvez, com o passar do tempo, ele consiga encontrar o meio termo ideal, já que o seu sucesso é imparável.

Apresentação no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon

A primeira performance ao vivo do rapper aconteceu no programa de Jimmy Fallon, um dos clássicos da televisão norte-americana. Para um artista com apenas três anos de carreira, foi um marco incrível!

Na oportunidade, ele cantou a música Ella Baila Sola, aproveitando para divulgar o seu hit em parceria com Eslabón Armado.

O rapper falou um pouco sobre a sua experiência e reforçou: “Fui o primeiro artista regional mexicano a cantar no programa. Isso já diz o bastante”, o que comprova que ele é, realmente, um dos principais cantores latinos da atualidade.

Para aumentar a playlist: rappers latinos para ouvir

Bad Bunny é a referência para muitos artistas e Peso Pluma também tem inspirado uma nova geração de rappers latinos a mostrarem sua voz. A gente agradece! Por aqui, a playlist está cada vez mais completa.

Rappers latinos

Leia mais:


Leia também