22 de Março de 2021, às 19:00
Com certeza você já ouviu uma música que te fez lembrar de outra, seja pela letra parecida, pelo ritmo ou mesmo pelo tema. Afinal, como já dizia o químico Lavoisier: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
Acontece que às vezes algumas transformações acabam não mudando tanto assim, e o resultado fica parecido demais com a versão original 😅
É claro que em alguns casos isso é proposital, como quando uma música ganha uma versão em outro idioma ou em outro ritmo. Existem, por exemplo, várias músicas brasileiras que são versões de canções internacionais.
Mas, afinal, o que é plágio na música? Quando alguém registra uma obra, os direitos autorais sobre ela passam a pertencer à pessoa, e ela não pode ser apropriada por outro artista como se fosse sua.
Caso isso aconteça, aquele que não detém os direitos sobre a versão original poderá ser acusado de plágio.
Apesar de ser crime e de gerar multas altíssimas, as acusações de plágio na música são mais comuns do que você imagina. Será que seu hit favorito é, na verdade, uma cópia? Bora conferir!
Além das versões, é comum que artistas façam covers de outros cantores, ou usem trechos de músicas já existentes para se inspirar, só que às vezes a “inspiração” vai longe demais.
Antigamente, os plágios podiam até passar despercebidos, mas na era da internet sempre haverá um fã de plantão para identificar a cópia!
Vamos começar pela diva do pop, praticamente uma fábrica de hits. Em 2015, Rihanna fez sucesso com a música Bitch Better Have My Money.
Pouco tempo depois, a rapper Just Brittany acusou Rihanna de ter plagiado sua música Betta Have My Money, lançada um ano antes. Não dá pra negar que o refrão é idêntico…
A parceria entre o rapper Pitbull e a cantora Christina Aguilera dominou as pistas de dança em 2013. O ritmo de Feel This Moment é contagiante…
… mas faltou dar os créditos para a banda norueguesa A-ha, que criou Take On Me em 1985 — e é claro que os fãs não deixaram a semelhança passar despercebida. 😬
Em 2006, quando Happy Mode, da banda Koyote, foi lançada, o k-pop ainda não tinha tanta fama quanto hoje.
Mas oito anos depois, quando All About That Bass, da Meghan Trainor, virou hit, já haviam fãs suficientes do pop sul-coreano para identificar a inegável semelhança entre as duas músicas:
Depois do sucesso dos Beatles, muitas bandas tentaram copiar o estilo da banda. Mas você sabia que os garotos de Liverpool também já foram acusados de copiar outro artista?
Há quem diga que Come Together, dos Beatles, se parece mais do que deveria com You Can’t Catch Me, de Chuck Berry, outro ícone do rock.
Outro sucesso mundial que já foi acusado de plágio é Viva La Vida, do Coldplay.
O solo instrumental da música é bem parecido com If I Could Fly, do guitarrista Joe Satriani.
O rapper Vanilla Ice foi acusado de plagiar ninguém menos que a parceria entre Queen e David Bowie. Qualquer fã perceberia que o ritmo de Ice Ice Baby é idêntico ao clássico Under Pressure.
O cantor ainda tentou se justificar dizendo que havia acrescentado uma nota a mais na melodia, mas o plágio foi juridicamente comprovado.
Outra acusação de plágio que deu o que falar foi a da banda Legião Urbana, acusada de copiar o ritmo de I Don’t Care, dos Ramones, para o clássico Que País É Este.
Questionado sobre ter copiado ou não a música, Renato Russo respondeu apenas “eu não ligo”, o que foi rapidamente interpretado como uma forma inteligente de admitir o plágio.
O rei Roberto Carlos teve que pagar um milhão e setecentos mil reais ao cantor Sebastião Braga depois de ser acusado de plágio pela música O Careta, de 1987, que tem ritmo parecido com Loucuras de Amor, lançada quatro anos antes.
O hit On The Floor é um caso à parte nas acusações de plágio. A música usa trechos de Chorando Se Foi, da banda franco-brasileira Kaoma, que é mundialmente conhecida por ter inventado a lambada.
Só que, pasmem, não foi daí que veio a acusação de plágio! Jennifer foi acusada por um cantor indiano de ter plagiado a música Sochna Kya Jo Bhi Hoga.
E não para por aí! O sucesso da banda Kaoma também foi acusado de plágio por ser uma versão não autorizada de Llorando Se Fue, do grupo boliviano Los Kjarkas, cuja versão original (e autorizada) em português havia sido gravada pela cantora Márcia Ferreira.
Por falar em cover, vem conferir outras 23 músicas que são covers e quase ninguém sabe!
E aí, alguma música te surpreendeu? Pois é, as acusações de plágio na música acontecem com muita frequência, e a lista de sucessos copiados é bem longa.
Gostou do post? Para continuar na vibe, vem com a gente conferir 15 músicas que você certamente canta errado e não sabe!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.