9 de Outubro de 2023, às 12:00
Conhecida por ser um dos maiores sucessos de sua carreira, são muitas as teorias sobre Sorte Grande (Poeira), de Ivete Sangalo. Embora a canção seja tipicamente de axé, combinando elementos eletrônicos e de samba-reggae, a letra gerou polêmica e foi alvo de críticas.
Como uma música alegre, dançante e com letra divertida pode gerar diferentes teorias, levando até a acusações de mensagens subliminares?
O entendimento de uma canção depende muito da interpretação subjetiva e individual de cada um, e nem sempre corresponde ao que de fato o compositor quis transmitir.
Presente no álbum Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso, lançado em 2003, Sorte Grande (Poeira), está entre as melhores músicas de Ivete Sangalo. Vamos entender melhor as teorias por trás da música?
Composta por Lourenço Olegário dos Santos Filho, a música Sorte Grande (Poeira), de Ivete Sangalo, não se destacou apenas nas paradas de sucesso, desde que foi lançada, em 2003.
A canção também ganhou interpretações e teorias surpreendentes no meio religioso. Algumas pessoas identificaram na letra uma suposta relação com a passagem bíblica do livro de Apocalipse, capítulo 12 versículo 9, que diz:
O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.
Segundo a tradição cristã, Lúcifer foi um anjo que caiu do céu após ser expulso por se rebelar contra Deus. Quem levantou a bola para tal teoria sobre Sorte Grande (Poeira), de Ivete Sangalo, foi o pastor Gion Lucas, durante sua participação no Maceió Podcast.
De acordo com a visão do pastor, a letra seria uma declaração de amor ao diabo, que teria levantado poeira quando caiu do céu.
Ele se baseou logo nos primeiros trechos de Sorte Grande (Poeira):
A minha sorte grande foi você cair do céu
Minha paixão verdadeira
Viver a emoção, ganhar teu coração
Pra ser feliz a vida inteira
Contudo, é notável que os versos da canção se referem à sorte pelo fato da personagem ter se deparado com uma paixão. Ela a sente como sendo um sentimento verdadeiro e usa o termo caiu do céu com o sentido de ter sido por acaso.
Afinal, sabemos o quanto é difícil encontrar alguém compatível para iniciar um relacionamento saudável, principalmente um amor de verdade. Por isso, o verso apenas traduz a emoção e a alegria do encontro.
É como uma celebração por ter se deparado com um afeto profundo, ao ponto dela ter a sensação de que pode ser para a vida toda.
Como boa parte das letras pop, Sorte Grande (Poeira), é carregada de muito romantismo e fantasias a respeito do amor, mas está longe de ser uma declaração ao diabo. Os próximos versos reforçam os sentimentos de afeição e carinho pela pessoa.
A menção à palavra anjo costuma ser algo comum em algumas relações para designar o quanto uma pessoa faz bem a outra. Querubim, do hebraico, significa aquele que é abençoado e propício.
Em várias tradições religiosas, o anjo Querubim é uma figura celestial de forma humana e mensageiro divino. Porém, na letra da música Sorte Grande (Poeira) a palavra é usada para dar uma qualidade ao ser amado.
É lindo o teu sorriso
O brilho dos teus olhos
Meu anjo querubim
Doce dos meus beijos
Calor dos meus braços
Perfume de jasmim
Aqui, o verso descreve as mudanças a partir do amor, quando alguém chega e transforma a vida, proporcionando prazer e tirando as coisas do lugar no melhor sentido, e não de uma maneira caótica.
Chegou no meu espaço, mandando no pedaço
Com o amor que não é brincadeira
Pegou, me deu um laço, dançou bem no compasso
De prazer, levantou poeira
Como podemos observar, as teorias sobre Sorte Grande (Poeira), de Ivete Sangalo, podem ser até engraçadas e geram diferentes tipos de polêmicas que costumam aquecer as redes sociais, mas não representam qualquer verdade absoluta ou mensagens subliminares por trás da letra.
Inclusive, muitos internautas viram nas falas do pastor Gion Lucas desrespeito e intolerância religiosa, uma vez que a música de Ivete Sangalo não foi a única analisada durante o podcast.
Ele também teceu críticas à canção Faraó, de Margareth Menezes, afirmando que a letra seria sobre “macumbaria”. Porém, a letra na realidade aborda as divindades e faz referências à cultura afro-brasileira.
Em seu ano de lançamento, em 2003, a música Sorte Grande (Poeira), de Ivete Sangalo bateu recorde de execuções em um único dia, sendo tocada nas rádios nacionais 399 vezes.
Outra canção da cantora também foi alvo de polêmicas e intolerância religiosa: o sucesso Festa, lançado em 2001. Grupos religiosos acusaram a música de promover o candomblé, religião de matriz africana.
Em 2004, Sorte Grande (Poeira) venceu como melhor música no prêmio Melhores do Ano.
O que você achou sobre as teorias sobre Sorte Grande (Poeira), de Ivete Sangalo? Aproveite e vem conhecer algumas das cantoras brasileiras da atualidade que estão dando uma nova cara à música nacional.
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.