Por onde andam as Paquitas? Relembre e descubra

Saiba todos os detalhes da carreira das assistentes de palco da Rainha dos Baixinhos e surpreenda-se com o o que o destino reservou para as principais Paquitas da história da TV.

Curiosidades · Por Ana Paula Marques

17 de Novembro de 2023, às 12:00


Se você já se perguntou por onde andam as Paquitas, então continue lendo este texto, porque vamos trazer essa resposta!

Por onde andam as Paquitas
Créditos: Divulgação

As Paquitas da Xuxa formavam um grupo de assistentes de palco que conquistou o coração de milhões de crianças e adultos durante os anos 1980 e 1990. Muitas delas continuam sendo lembradas e acompanhadas por muitos fãs até os dias de hoje.

Desde o início da parceria de Xuxa Meneghel com as Paquitas, em 1984, durante o programa Clube da Criança, na TV Manchete, até o auge do sucesso com o Xou da Xuxa, essas jovens artistas se tornaram ícones do entretenimento infantil brasileiro.

Elas não apenas dançavam e interagiam com a apresentadora, mas também lançaram discos, estrelaram filmes e saíram em turnê, ampliando sua influência e conquistando fãs dedicados.

Vem conferir como estão as vidas das eternas Paquitas na atualidade!

Por onde andam as Paquitas?

As Paquitas foram as fiéis escudeiras de Xuxa Meneghel, a Rainha dos Baixinhos, até o fim do programa Planeta Xuxa, da Rede Globo, em 2002.

O que nem todo mundo sabe é que, após o término dos programas, muitas das Paquitas continuaram suas carreiras no mundo artístico. Algumas se dedicaram à música, outras seguiram carreiras na televisão, no teatro e até mesmo na moda. 

Vem descobrir por onde andam as Paquitas!

Ana Paula Almeida (Pituxa)

Atualmente com 42 anos de idade, Ana Paula Almeida está levando sua vida como publicitária, atriz e influenciadora digital, mas precisou encarar diversos desafios nos últimos anos. 

A Pituxa teve de lidar com a perda de sua mãe e o fim de um relacionamento de 9 anos, além de ter enfrentado sérias dificuldades financeiras e problemas de saúde. A loira deu a volta por cima e agora está construindo uma carreira de empresária e modelo plus size.

Por onde andam as Paquitas: Ana Paula Almeida (Pituxa)
Créditos: Divulgação

Andréia Sorvetão (Xiquita Sorvetão)

Uma das paquitas mais famosas (e polêmicas) é Andréia Sorvetão, da primeira geração do grupo no Xou da Xuxa. Desde então, ela já posou para a revista Playboy, participou do humorístico Os Trapalhões e se casou com o cantor Conrado, com quem teve dois filhos.

Ao lado do marido, ela enveredou pela música gospel e gerencia uma rede de casas de festas desde 2008. O casal também participou do reality Power Couple e rompeu relações com Xuxa após se aproximar da extrema direita na política.

Por onde andam as Paquitas: Andreia Sorvetão
Créditos: Divulgação

Letícia Spiller (Pituxa Pastel)

É possível que quem quer saber por onde andam as Paquitas não tenha muitas dúvidas em relação a Letícia Spiller, a ex-assistente de Xuxa, que mais se firmou no mundo do entretenimento.

A loira se tornou uma atriz consagrada, com papéis icônicos em novelas e filmes, como a Babalú, de Quatro por Quatro, da Globo. Na teledramaturgia, a atriz também atuou em Joia Rara e Boogie Oogie. E pode ser vista na série Cidade Invisível, da Netflix, além de inúmeras outras produções.

Por onde andam as Paquitas: Pituxa Pastel
Créditos: Divulgação

Bárbara Borges (Babunitona)

Uma das Paquitas da “New Generation”, Bárbara Borges foi direto para as novelas após deixar o grupo de assistentes de Xuxa. A atriz estreou em Porto dos Milagres (2001) e se tornou presença frequente na TV brasileira. 

Depois de quase 10 anos de Globo, a atriz migrou para a Record, onde estrelou novelas e até voltou a trabalhar com Xuxa, como repórter do talkshow Xuxa Meneghel, em 2012. A eterna Babunitona também foi a vencedora do reality A Fazenda, em 2022.

Por onde andam as Paquitas: Babunitona
Créditos: Divulgação

Andreia Veiga (Paquita Mor)

Não dá para falar sobre por onde andam as Paquitas sem citar Andreia Veiga, a primeira paquita, que manteve-se no universo artístico após sua saída, em 1988. A loira chegou a posar para a revista Playboy e foi colega de quarto da própria Xuxa no começo da carreira.

Ao longo dos anos, Andreia expandiu seu horizonte artístico, envolvendo-se com rádio, cinema e televisão, com participações notáveis no programa Mais Você, da TV Globo, e na Nativa FM. Sua atuação mais recente foi na novela Reis da TV Record. 

Por onde andam as Paquitas: Andreia Veiga
Créditos: Divulgação

Ana Paula Guimarães (Catuxa)

Mais um dos nomes da primeira geração das Paquitas, Ana Paula Guimarães se tornou a paquita Catuxa após vencer um concurso realizado no próprio programa da Xuxa, desbancando candidatas como Luciana Vendramini. 

A loira até tentou a carreira de atriz, mas foi como diretora que alcançou notável sucesso, trabalhando em produções famosas, como as novelas Guerra dos Sexos, Ti-Ti-Ti e Caras e Bocas, na Rede Globo.

Por onde andam as Paquitas: Catuxa
Créditos: Divulgação

Bianca Rinaldi (Xiquita Bibi)

Uma das paquitas mais famosas, Bianca Rinaldi fez uma transição de sucesso para a carreira de atriz após cinco anos de contribuição para o programa da Xuxa. Ela estreou na novelinha teen Malhação em 1997 e fez sucesso na primeira versão de Chiquititas, no SBT.

De lá para cá, a atriz protagonizou diversas novelas na emissora de Silvio Santos, migrou para a Record, retornou à Globo e está atualmente no SBT, protagonizando a novela infantil Romeu e Julieta.

Leia Mais: Volte ao passado! Relembre o melhor da música infantil antiga.

Por onde andam as Paquitas: Xiquita Bibi
Créditos: Divulgação

Cátia Paganote (Miúxa)

Mais conhecida como Miúxa, Cátia Paganote fez parte da segunda geração das Paquitas durante o Xou da Xuxa e tentou a sorte como cantora de pagode antes de migrar para a política. Ela chegou a se candidatar a vereadora e deputada estadual, sem sucesso.

Hoje, ela divide seu tempo entre as atividades de influencer e apresentações em shows e eventos privados. Cátia também é uma das ex-paquitas mais próximas de Xuxa e esteve no lançamento do novo longa da rainha dos baixinhos, Uma Fada Veio Me Visitar (2023).

Por onde andam as Paquitas: Cátia Paganote
Créditos: Divulgação

Graziella Schmitt (Grazi Modelão)

Continuando nossa lista de por onde andam as Paquitas, chegamos a outra ex-paquita que se enveredou pela carreira artística: Graziella Schmitt, parceira de Bárbara Borges na “New Generation”. A atriz passou uma temporada no Japão antes de se firmar nas telinhas.

No Brasil, ela estrelou o seriado Sandy e Júnior e teve papéis em diversas produções como da Rede Globo. A artista também teve passagens de sucesso pelo SBT e Record.

Por onde andam as Paquitas: Grazi Modelão
Créditos: Divulgação

Relembre o sucesso Ilariê

Agora que você já sabe por onde andam as Paquitas, aproveite para descobrir o verdadeiro significado do hit Ilariê, de Xuxa.

A música mais famosa da Rainha dos Baixinhos está envolvida em lendas e mitos que tornam sua história ainda mais curiosa!

Significado de Ilariê, da Xuxa

Leia também