23 de Agosto de 2022, às 19:00
Se você quer saber quem é Gabriel Sater é porque está super antenado na novela Pantanal. O remake da Globo está fazendo o maior sucesso, assim como o personagem Trindade, interpretado pelo ator e compositor Gabriel Sater.
Filho primogênito do cantor, compositor e violeiro Almir Sater com Selene Albuquerque, Gabriel estreou oficialmente na música em 2006, com o lançamento de seu primeiro álbum Gabriel Sater Instrumental.
O cantor tem mais quatro álbuns lançados e, além de interpretar o peão Trindade, faz parte da trilha sonora da novela Pantanal com a música Amor de Índio, composição de Beto Guedes que virou tema de Juma e Jove.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a história de Gabriel Sater? Vem que a gente te conta tudo!
O ator, cantor e compositor Gabriel Sater tem 40 anos, nasceu em 1981, em São Paulo e é casado com a produtora Paula Cunha.
Filho de Almir Sater, ele é o mais velho entre seus irmãos Ian e Bento Sater. Admirado pelo trabalho do pai, considerado um dos maiores compositores e violeiros do país, Gabriel começou na música nos anos 90, mas só em 2006 lançou oficialmente sua carreira com o primeiro CD, composto de nove canções instrumentais.
Na sequência, lançou outros três álbuns: A Essência do Amanhecer, de 2009, Indomável, de 2014, e o disco Ao Vivo no MINIDocs.
Em comemoração aos seus 20 anos de carreira, lançou o DVD Quando For a Hora, que conta com participações de Renato Teixeira, Sergio Reis, Paulo Simões e Luiz Carlos Sá.
Apaixonado por música, Gabriel revelou que chegava a passar 12 horas tocando violão. Podemos notar que a sua dedicação fez dele um ótimo violeiro, como as cenas da novela Pantanal têm mostrado.
Ainda criança, fez uma participação na primeira versão de Pantanal, em 1990. Na ocasião, o seu pai interpretava Xeréu Trindade e ele nunca imaginaria que 20 anos depois voltaria à trama no papel que foi de seu pai na novela da TV Manchete.
Mas sua estreia oficial como ator aconteceu em 2014, quando fez o Viramundo na novela global Pedacinho de Chão.
O ator e compositor fez trabalhos no cinema, nos filmes Malasartes e o Duelo com a Morte, de 2017 e Coração de Cowboy, de 2018. No teatro, Gabriel participou do musical Nuvem de Lágrimas, de 2015.
Apesar da longa carreira de artista, o peão Trindade deu uma enorme projeção para Gabriel Sater. Com seu olhar profundo e sedutor, Trindade vem chamando a atenção por sua beleza e por conta do tom de mistério que envolve o peão.
Ele teria uma espécie de pacto com o diabo, por isso tem o dom de revelar segredos, prever o futuro e aconselhar outros personagens da novela. Quando o “cramunhão” olha firme e respira fundo, senta que lá vem histórias curiosas. 😂
Para o papel, Gabriel emagreceu 14 quilos e contou muito com o apoio de seu pai, Almir Sater. Como foi ele que interpretou o personagem Trindade na primeira versão da novela, Gabriel recorreu ao pai para entender as nuances do peão e assim imprimir o seu toque pessoal.
Em entrevistas sobre seu papel na novela, o ator comentou que esse é um Trindade com nova luz e cores, porém, muito inspirado no personagem vivido por seu pai.
Gabriel Sater e Almir Sater estão contracenando juntos em Pantanal, pois seu pai vive o chalaneiro Eugênio. Nas rodas de viola, ponto forte da trama onde os violeiros tocam os famosos “modão”, Gabriel e Almir já apareceram fazendo duelos de viola.
Em suas redes sociais, Gabriel demonstrou alegria e gratidão por contracenar com seu pai em Pantanal:
Dividir as cenas com meu pai, com certeza, é um dos momentos mais especiais da novela, e representando um papel que um dia foi dele! Forte emoção e grande responsabilidade!.
Enquanto o peão Trindade esbanja charme e faz sucesso em Pantanal, Gabriel Sater segue firme com a sua agenda de shows pelo Brasil, com a turnê Quando For a Hora.
Para conhecer mais sobre sua carreira musical, vamos a seguir conhecer algumas das principais canções do cantor:
Amor de Índio é uma das canções mais ouvidas de Gabriel Sater atualmente, por causa da repercussão em Pantanal.
Para esta versão da música de Beto Guedes, Gabriel contou com a ilustre participação do maestro João Carlos Martins.
Escrita em parceria com Luiz Carlos Sá, Noite de Tempestade é mais uma canção de Gabriel Sater presente na trilha sonora de Pantanal. Na trama, essa é a música que Xeréu Trindade compôs para sua amada, Irma.
O trabalho musical de Gabriel Sater é bastante inspirado nas canções de seu pai, Almir Sater. O som encantador da viola está presente em Boca do Mato, que fala sobre solidão, estrada e amores mal vividos.
A linda introdução de violino vai te cativar logo de cara na música Aonde Você For. A letra fala sobre querer ir aonde o amor nos levar, perseguir e encontrar o amor é o caminho que faz a gente continuar seguindo em frente.
Presente no álbum Indomável, a música Cabelos de Fogo é mais uma parceria de Gabriel Sater com Luiz Carlos Sá e fala sobre a intensidade da paixão, comparando-o com o fogo:
A brasa
Que queima meu coração
Vem do fogo de teus cabelos
Doce paixão
Embora ainda tenha a essência da música regional em Levemente Distantes, percebemos uma influência mais pop na canção, composta em parceria com Fernando D`andréa.
Despedidas, amizades, paixões e liberdade são temas abordados na letra, presente no álbum A Essência do Amanhecer, lançado em 2009.
Outra que aparece entre as mais ouvidas de Gabriel Sater é Nos Dias Atuais, também do álbum A Essência do Amanhecer.
A letra relembra o passado, suas dores e marcas para tentar explicar os dias atuais e encontrar uma forma de viver em paz, apesar de tudo.
Gostou de conhecer mais sobre a história de Gabriel Sater? Vamos continuar de carona com o tema e conferir a análise da música Pantanal, interpretada por Maria Bethânia.
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.