Quem é Gabriel Sater: conheça o ator do Trindade, em Pantanal

Biografias · Por Érika Freire

23 de Agosto de 2022, às 19:00


Se você quer saber quem é Gabriel Sater é porque está super antenado na novela Pantanal. O remake da Globo está fazendo o maior sucesso, assim como o personagem Trindade, interpretado pelo ator e compositor Gabriel Sater.

Gabriel Sater
Créditos: Divulgação

Filho primogênito do cantor, compositor e violeiro Almir Sater com Selene Albuquerque, Gabriel estreou oficialmente na música em 2006, com o lançamento de seu primeiro álbum Gabriel Sater Instrumental

O cantor tem mais quatro álbuns lançados e, além de interpretar o peão Trindade, faz parte da trilha sonora da novela Pantanal com a música Amor de Índio, composição de Beto Guedes que virou tema de Juma e Jove.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a história de Gabriel Sater? Vem que a gente te conta tudo! 

Quem é Gabriel Sater?

O ator, cantor e compositor Gabriel Sater tem 40 anos, nasceu em 1981, em São Paulo e é casado com a produtora Paula Cunha. 

Filho de Almir Sater, ele é o mais velho entre seus irmãos Ian e Bento Sater. Admirado pelo trabalho do pai, considerado um dos maiores compositores e violeiros do país, Gabriel começou na música nos anos 90, mas só em 2006 lançou oficialmente sua carreira com o primeiro CD, composto de nove canções instrumentais. 

Na sequência, lançou outros três álbuns: A Essência do Amanhecer, de 2009, Indomável, de 2014, e o disco Ao Vivo no MINIDocs

Gabriel Sater Instrumental
Créditos: Divulgação

Em comemoração aos seus 20 anos de carreira, lançou o DVD Quando For a Hora, que conta com participações de Renato Teixeira, Sergio Reis, Paulo Simões e Luiz Carlos Sá.

Apaixonado por música, Gabriel revelou que chegava a passar 12 horas tocando violão. Podemos notar que a sua dedicação fez dele um ótimo violeiro, como as cenas da novela Pantanal têm mostrado. 

Carreira de ator de Gabriel Sater

Ainda criança, fez uma participação na primeira versão de Pantanal, em 1990. Na ocasião, o seu pai interpretava Xeréu Trindade e ele nunca imaginaria que 20 anos depois voltaria à trama no papel que foi de seu pai na novela da TV Manchete.

Mas sua estreia oficial como ator aconteceu em 2014, quando fez o Viramundo na novela global Pedacinho de Chão.  

Gabriel Sater como Viramundo, em Meu Pedacinho de Chão
Gabriel Sater como Viramundo, em Meu Pedacinho de Chão / Créditos: Divulgação

O ator e compositor fez trabalhos no cinema, nos filmes Malasartes e o Duelo com a Morte, de 2017 e Coração de Cowboy, de 2018. No teatro, Gabriel participou do musical Nuvem de Lágrimas, de 2015.   

Atuação na novela Pantanal

Apesar da longa carreira de artista, o peão Trindade deu uma enorme projeção para Gabriel Sater. Com seu olhar profundo e sedutor, Trindade vem chamando a atenção por sua beleza e por conta do tom de mistério que envolve o peão. 

Ele teria uma espécie de pacto com o diabo, por isso tem o dom de revelar segredos, prever o futuro e aconselhar outros personagens da novela. Quando o “cramunhão” olha firme e respira fundo, senta que lá vem histórias curiosas. 😂

Para o papel, Gabriel emagreceu 14 quilos e contou muito com o apoio de seu pai, Almir Sater. Como foi ele que interpretou o personagem Trindade na primeira versão da novela, Gabriel recorreu ao pai para entender as nuances do peão e assim imprimir o seu toque pessoal. 

Em entrevistas sobre seu papel na novela, o ator comentou que esse é um Trindade com nova luz e cores, porém, muito inspirado no personagem vivido por seu pai

Gabriel Sater e Almir Sater estão contracenando juntos em Pantanal, pois seu pai vive o chalaneiro Eugênio. Nas rodas de viola, ponto forte da trama onde os violeiros tocam os famosos “modão”, Gabriel e Almir já apareceram fazendo duelos de viola.   

Gabriel e Almir Sater
Créditos: Divulgação

Em suas redes sociais, Gabriel demonstrou alegria e gratidão por contracenar com seu pai em Pantanal:

Dividir as cenas com meu pai, com certeza, é um dos momentos mais especiais da novela, e representando um papel que um dia foi dele! Forte emoção e grande responsabilidade!.

As músicas mais tocadas de Gabriel Sater

Enquanto o peão Trindade esbanja charme e faz sucesso em Pantanal, Gabriel Sater segue firme com a sua agenda de shows pelo Brasil, com a turnê Quando For a Hora. 

Para conhecer mais sobre sua carreira musical, vamos a seguir conhecer algumas das principais canções do cantor: 

Amor de Índio

Amor de Índio é uma das canções mais ouvidas de Gabriel Sater atualmente, por causa da repercussão em Pantanal. 

Para esta versão da música de Beto Guedes, Gabriel contou com a ilustre participação do maestro João Carlos Martins.

Noite de Tempestade

Escrita em parceria com Luiz Carlos Sá, Noite de Tempestade é mais uma canção de Gabriel Sater presente na trilha sonora de Pantanal. Na trama, essa é a música que Xeréu Trindade compôs para sua amada, Irma.  

Boca do Mato

O trabalho musical de Gabriel Sater é bastante inspirado nas canções de seu pai, Almir Sater. O som encantador da viola está presente em Boca do Mato, que fala sobre solidão, estrada e amores mal vividos.   

Aonde Você For

A linda introdução de violino vai te cativar logo de cara na música Aonde Você For. A letra fala sobre querer ir aonde o amor nos levar, perseguir e encontrar o amor é o caminho que faz a gente continuar seguindo em frente. 

Cabelos de Fogo

Presente no álbum Indomável, a música Cabelos de Fogo é mais uma parceria de Gabriel Sater com Luiz Carlos Sá e fala sobre a intensidade da paixão, comparando-o com o fogo: 

A brasa

Que queima meu coração

Vem do fogo de teus cabelos

Doce paixão 

Levemente Distantes

Embora ainda tenha a essência da música regional em Levemente Distantes, percebemos uma influência mais pop na canção, composta em parceria com Fernando D`andréa.

Despedidas, amizades, paixões e liberdade são temas abordados na letra, presente no álbum A Essência do Amanhecer, lançado em 2009. 

Nos Dias Atuais

Outra que aparece entre as mais ouvidas de Gabriel Sater é Nos Dias Atuais, também do álbum A Essência do Amanhecer. 

A letra relembra o passado, suas dores e marcas para tentar explicar os dias atuais e encontrar uma forma de viver em paz, apesar de tudo.  

Confira a análise da música Pantanal

Gostou de conhecer mais sobre a história de Gabriel Sater? Vamos continuar de carona com o tema e conferir a análise da música Pantanal, interpretada por Maria Bethânia. 

Aproveite para ler: 


Leia também