Quem é Gracie Abrams? Tudo sobre a nova queridinha do pop

Conheça Gracie Abrams, a cantora que mistura indie e pop!

Biografias · Por Ana Paula Marques

28 de Novembro de 2024, às 12:00


Tem muita gente curiosa para saber quem é Gracie Abrams, cantora e compositora norte-americana que está vivendo um momento de ascensão meteórica na música pop. 

Gracie Abrams no vídeo de Free Now Extended Play
Reprodução / YouTube

Aos 25 anos e indicada ao Grammy de Artista Revelação em 2024, a artista conquistou destaque com o sucesso de That’s So True e por sua conexão com grandes nomes como Olivia Rodrigo e Taylor Swift.

Pouco a pouco, a cantora se desvencilha das comparações, encontrando sua própria voz e despontando como uma das grandes promessas do pop contemporâneo. Continue lendo para saber tudo sobre Gracie Abrams!

Quem é Gracie Abrams? Conheça a nova promessa do pop

O primeiro passo para entender quem é Gracie Abrams passa pela família da cantora. Ela é filha do famoso diretor e produtor J.J. Abrams, criador de séries como Lost e diretor de filmes da franquia Star Trek, e de Katie McGrath, cofundadora da Bad Robot Productions.

Na prática, isso significa que a cantora cresceu em um ambiente imerso em criatividade, em meio a grande influência familiar no mundo do entretenimento.

Batizada como Gracie Madigan Abrams, a artista nasceu em 7 de setembro de 1999, em Los Angeles, na Califórnia, e desde cedo demonstrou paixão pela música: ainda na infância, ela aprendeu a tocar violão, guitarra e piano.

Além disso, passou a utilizar a escrita como uma forma de expressar suas emoções, e durante a adolescência começou a compartilhar vídeos caseiros nas redes sociais, interpretando covers e composições próprias.

Após anos lançando músicas de forma independente, Gracie deu um passo decisivo ao lançar, em 2019, seu primeiro single oficial, Mean It, pelo selo da Interscope Records, o que a colocou de vez no radar da música global.

Entre o pop e o indie: como é o estilo musical de Gracie Abrams

Ao longo de sua jovem, mas promissora carreira, Gracie Abrams já desenvolveu um estilo musical próprio, caracterizado por uma fusão de pop, indie e folk.

O resultado é um som delicado e emocional, que se conecta diretamente com seus ouvintes, como grandes sucessos de suas maiores referências geracionais, Taylor Swift e Olivia Rodrigo. 

As composições de Abrams são conhecidas pelas letras intimistas, em que ela traduz sentimentos complexos e experiências pessoais em histórias honestas, frequentemente ligadas ao coração partido e à vulnerabilidade emocional, com melodias minimalistas.

A artista já revelou que é fortemente influenciada por nomes como Taylor Swift, Joni Mitchell, Bon Iver e Phoebe Bridgers, cujos estilos também se baseiam na habilidade de transformar emoções em experiências musicais. 

Leia Mais: Biografia da Taylor Swift, uma das maiores estrelas do pop.

Quem é Gracie Abrams: os primeiros lançamentos da cantora

Acostumada a compor e cantar desde a infância, Gracie Abrams não perdeu tempo no começo de sua carreira: o primeiro EP da artista chegou às plataformas em 2020, menos de um ano depois do lançamento de seu primeiro single. 

Minor apresentou ao grande público o estilo introspectivo de Abrams, que logo de cara conquistou um público fiel com faixas como 21 e I Miss You, I’m Sorry

Em 2021, a cantora lançou um novo EP, This Is What It Feels Like, que ajudou a reafirmar sua habilidade de transformar experiências pessoais em música, com hits como Feels Like e Rockland

Foi nessa fase que a artista teve sua estreia nos palcos, com turnês pelos Estados Unidos e Europa, além de sua participação como atração de abertura na turnê Sour, de Olivia Rodrigo.

O aguardado álbum de estreia, Good Riddance, chegou às lojas em 2023 e a alçou ao status de atração de abertura da The Eras Tour*, a bem-sucedida turnê de Taylor Swift. A parceria com a loira resultou na colaboração em us., faixa indicada ao Grammy 2025. 

O sucesso continuou com o lançamento de seu segundo álbum, The Secret of Us, que foi lançado em 2024 e já emplacou quatro hits nas paradas norte-americanas, dando início a uma turnê internacional que percorrerá vários continentes até 2025.

Leia Mais: Olivia Rodrigo: saiba quem é a grande revelação do pop em 2021.

O processo criativo de Gracie Abrams

Ao longo de sua jovem carreira, Gracie Abrams desenvolveu um processo de composição profundamente pessoal, que começa com reflexões escritas em seus diários. É nesses registros que ela explora emoções e pensamentos, transformando-os em letras intimistas.

Inicialmente, a intenção da artista era apenas compor para outras cantoras, mas a falta de intérpretes para suas músicas levou-a a assumir também o papel de cantora. Foi assim que ela começou a lançar seus trabalhos, em plataformas como Instagram e SoundCloud.

A partir desses trabalhos iniciais, a artista construiu um público fiel e atraiu o interesse de artistas como Lorde e Billie Eilish, hoje suas amigas.

Aos poucos, sua trajetória ganhou impulso com colaborações importantes: desde 2021, Gracie começou a trabalhar com Aaron Dessner, do The National, conhecido por sua parceria com Taylor Swift. 

Dessner foi coautor e produtor de mais de dez músicas do álbum de estreia de Gracie, e a parceria abriu portas para que ela se conectasse com Taylor Swift, que a convidou para abrir shows da The Eras Tour

Além disso, Abrams se aproximou da cantora Olivia Rodrigo pela internet, após o lançamento de Minor: a cantora ex-Disney admite que a produção foi uma de suas inspirações ao compor seu primeiro grande sucesso, driver’s license, lançado em 2021.

Apesar do crescente sucesso, Gracie – que já foi apontada como affair do ator Paul Mescal –  mantém sua vida pessoal em grande parte discreta, preferindo concentrar-se na música, para deleite dos fãs. 

Não perca essa chance!

As vendas já começaram com descontos incríveis de 60% OFF – de R$99 por apenas R$39!

Essa é a hora de elevar seus estudos com música a outro nível. Corra e aproveite antes que acabe! 🚀


Leia também