28 de Março de 2023, às 12:00
Carolina Giraldo Navarro é dona de vários hits de sucesso e voltou a chamar atenção depois de lançar um clipe com Shakira. Mas, afinal, quem é Karol G?
Mesmo que não conheça a biografia da artista, se você curte reggaeton ou trap latino, com certeza já ouviu alguma música dela por aí.
Karol G começou a cantar ainda na adolescência, viralizou em 2018 e já lançou hits com diversos artistas de sucesso. Em 2021, ela foi a artista com mais reproduções no YouTube, superando recordes de grandes nomes da indústria musical.
E aí, quer saber mais sobre a estrela colombiana? Vem com a gente!
Carolina Giraldo Navarro nasceu no dia 14 de fevereiro de 1991, na cidade de Medellín, Colômbia. Ela começou postando vídeos no YouTube fazendo covers de músicas famosas, ainda na adolescência.
Quando tinha 14 anos, ela se apresentou no Factor XS, versão colombiana do programa The X Factor. De início, a apresentação foi meio a contragosto, já que Karol era extremamente tímida na adolescência.
Mas depois, mesmo não tendo chegado à final do programa, ela saiu de lá com um saldo positivo, que a ajudou a ingressar de vez na música: muitos contatos feitos, experiência de trabalhar com outros artistas e, claro, as primeiras aparições na televisão.
Em 2008, depois de concluir o ensino médio, ela foi para Nova York com o pretexto de estudar inglês, mas queria mesmo era a oportunidade de conhecer de perto a indústria musical norte-americana, onde estavam vários de seus ídolos.
Apesar das tentativas, o sucesso não veio fácil. Em 2012, Carolina chegou a desistir da carreira musical.
O responsável por não deixá-la parar foi o pai, Guillermo Giraldo. Nas palavras dela: ele me disse: não penso em te ajudar nem com um centavo em algo que não seja música, porque eu sei o que tenho aqui, sei quem você é e o que pode conquistar.
De volta a Nova York para estudar “qualquer coisa que não fosse música”, ela acabou se deparando com um curso um tanto diferente, que a ajudou a entender melhor a indústria, e foi assim que retomou a corrida pelo sucesso.
O ano de 2012 foi de grandes reviravoltas e foi também nesse período que ela conseguiu o sucesso com uma composição original, 301, lançada em parceria com o cantor Reykon, El Líder.
Pouco tempo depois, ela quase conseguiu um contrato com a Universal Records, em Miami, mas foi dispensada pela gravadora, que não quis apostar em um nome feminino para o reggaeton.
Depois da recusa, Karol G e o pai decidiram seguir com a carreira da artista de forma independente e começaram a viajar pela Colômbia se apresentando onde fosse possível.
A estratégia deu certo — a turnê independente trouxe popularidade e fez com que Karol G ficasse conhecida na Colômbia. Como fruto, veio a parceria com o cantor norte-americano Nicky Jam, em Amor de Dos.
Em 2016, Karol assinou contrato com a Universal Music Latin, gravadora com a qual segue até hoje. Seu primeiro hit mundial veio no ano seguinte, com Ahora Me Llama, parceria com o porto-riquenho Bad Bunny.
Ahora Me Llama foi o primeiro single do álbum de estreia da cantora, Unstoppable. Por causa dele, em 2018 ela ganhou o Grammy Latino na categoria de Melhor Artista Revelação.
Como você deve ter notado, Karol G sempre esteve em busca de boas parcerias — algo muito comum no universo do reggaeton.
Em 2019, ela lançou Tusa, com Nicki Minaj, música latina número 1 nas paradas musicais em 2020. Seu terceiro álbum de estúdio, KG0516, trouxe inspirações em nomes como Ariana Grande e Beyoncé, mirando a ascensão no mercado norte-americano.
Em 2022, Karol G se apresentou pela primeira vez no Coachella e subiu ao palco usando as cores da bandeira colombiana. Na setlist do show, ela homenageou grandes nomes da música latina, como Shakira, Ricky Martin, Daddy Yankee, Selena Quintanilla e Gloria Estefan.
Recentemente, Karol chamou a atenção do mundo todo ao gravar em parceria com sua conterrânea, a rainha colombiana Shakira. O feat, que já era aguardado há anos pelos fãs, foi na música TQG, abreviação de “Te Quedó Grande” (ficou grande pra você, em tradução livre).
A música fala sobre ter se tornado boa demais para o ex-parceiro. Além da origem colombiana, as duas estrelas compartilham o fato de terem sido traídas. Karol conta que sempre quis gravar com Shakira e que, ao saber sobre o desfecho do relacionamento da cantora com o ex-marido, percebeu que tinha a música ideal.
Enquanto Shakira canta abertamente sobre o fim do casamento com Piqué, como já fez em BZRP, Karol G fala sobre o ex-noivo, o cantor porto-riquenho Anuel AA.
Os dois anunciaram o término em 2021, depois de várias polêmicas envolvendo traições e até suspeitas de que se tratava de um relacionamento abusivo.
No dia 24 de fevereiro de 2023, Karol lançou seu quarto álbum de estúdio, Mañana Será Bonito. O primeiro single do álbum, Provenza, havia sido lançado quase um ano antes, em abril de 2022.
O nome do disco, de acordo com ela, é uma frase que ela sempre diz a si mesma quando tem um dia ruim: “tudo bem, amanhã vai ser lindo”.
De acordo com a própria cantora, Mañana Será Bonito é um álbum que fala mais sobre Carolina do que sobre Karol G. Em uma nova fase da carreira, a artista traz músicas com diferentes emoções — tristeza, raiva, perdão, recomeço e empoderamento.
E aí, gostou de saber mais sobre quem é Karol G? Consagrada como um dos maiores nomes da música latina, ela é dona de vários hits de sucesso e tudo indica que muitos outros ainda virão por aí. Vem conferir nossa playlist com as melhores músicas da Karol G!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.