Quem é MC Livinho? Conheça o funkeiro mais romântico do Brasil

Talvez você não saiba quem é Oliver Decesary Santos, mas o MC Livinho você conhece. Saiba tudo sobre a vida e carreira do cantor!

Biografias · Por Rannyson Mykael

26 de Julho de 2023, às 12:00


Será que você realmente sabe quem é MC Livinho? O cantor é um dos principais expoentes do gênero funk ousadia no Brasil, influenciando diversos artistas a inserirem o erotismo em suas canções.

Livinho é conhecido, principalmente, pelo hit Fazer Falta, considerada a primeira música de funk paulista a alcançar o topo nacional das paradas do Spotify.

MC Livinho
Créditos: Divulgação

No entanto, sua trajetória é bem mais complexa do que apenas uma canção de sucesso, já que o processo de composição e produção de MC Livinho é cheio de estratégia.

Vale a pena saber mais sobre a trajetória do artista — das suas principais influências às conquistas alcançadas até então.

Quem é MC Livinho? Conheça o Don Juan do funk

Oliver Decesary Santos, conhecido pelo nome artístico de Livinho, nasceu no dia 11 de novembro de 1994 — um completo escorpiano, para os interessados em signos.

Natural de São Paulo, assim como diversos outros funkeiros, Livinho começou a ter contato com a música ainda muito jovem, aos 10 anos. Ele era violinista em uma igreja e, ao longo dos anos, foi desenvolvendo uma noção cada vez melhor sobre a música, especificamente sobre questões técnicas.

A experiência foi fundamental para que Livinho entendesse melhor sobre o processo de fazer músicas, tornando-o um artista cada vez mais completo.

Primeiros contatos de Livinho com a música

Ao que tudo indica, o funkeiro foi altamente influenciado por sua mãe, uma grande fã da música, a se aproximar da arte.

Ela, por ser fã de artistas como Maria Gadú e Djavan, queria que o filho se desenvolvesse como cantor de MPB. O seu contato com o violino na igreja, inclusive, poderia tê-lo influenciado por esse caminho.

No entanto, a vida de Livinho mudou drasticamente quando ele ainda era muito novo. Tudo começou quando ele deixou a igreja que frequentava por não se comportar de acordo com os preceitos cristãos.

Após isso, ele também deixou a sua residência, indo morar sozinho, mesmo ainda sendo apenas um adolescente. Para sobreviver, ele trabalhava em uma lan-house.

Origem é considerada a primeira música de MC Livinho, lançada quando o funkeiro tinha 16 anos. Foi um momento de experimentação, no qual ele começou a explorar o romântico erótico, como gosta de descrever.

A música tem uma letra muito pessoal e serve como uma ótima apresentação de Livinho para o mundo da música. Na letra, ele fala sobre o quanto é ambicioso e deseja alcançar coisas cada vez maiores.

Projeção nacional: a ascensão de MC Livinho

Em 2012 o nome de MC Livinho começou a se popularizar no Brasil. Isso aconteceu devido ao lançamento da música Mulher Kama Sutra que, mesmo com uma letra explícita, ainda alcançou muitos ouvintes.

Para reforçar o sucesso do hit, foi feito um videoclipe com uma letra adaptada. Dessa forma, MC Livinho não seria criticado pelos termos usados na versão original.

No entanto, conforme ganhava mais e mais fãs, o funkeiro foi reformulando a sua trajetória. 

Ele deixou bem claro que não queria influenciar as crianças a falarem palavrões ou termos sexuais, por isso compôs letras mais tranquilas, focando na questão romântica. Um exemplo dessa mudança é o EP MC Livinho, lançado em 2016, em que nenhuma música possui palavras de baixo calão.

Mostrando a sua dedicação ao trabalho, o artista também lançou, ainda em 2016, o seu primeiro álbum de estúdio: Vagabundo Romântico, título que resume a sua intenção em reforçar o gênero do romance erótico.

As doze faixas mostram a diversidade do funkeiro, principalmente na música Bandida, uma parceria com Péricles, um dos maiores nomes do samba. A crítica especializada elogiou a parceria pela boa união entre diferentes ritmos.

Cheia de Marra, a música que abre o álbum, foi escolhida como single e ganhou um clipe especial pela KondZilla, famosa produtora de funk.

E provando que está atento às tendências musicais, Livinho conquistou mais um recorde em 2023 com o lançamento da música Novidade na Área, parceria com o DJ Matt D.

Classificada como um summer dance funk, um trecho da música foi disponibilizado no Tiktok e logo viralizou. Quando o lançamento completo chegou às plataformas de streaming, o público não ficou decepcionado.

Novidade da Área tem sample de Don’t You Worry Child, uma faixa de 2012 que ganhou sucesso através do trio Swedish House Mafia. Para Livinho, a associação entre house e funk desperta uma nostalgia em quem ouve.

Vale mencionar, inclusive, que Novidade na Área já chegou desbancando grandes concorrentes no Spotify Brasil, como é o caso de Tá OK, parceria entre Dennis DJ e Kevin O Chris, e Funk Rave, de Anitta.

Vida pessoal de MC Livinho: namorada, filho e muito mais!

Muitas pessoas se perguntam quem é a namorada de MC Livinho. Até 2022, ele era casado com Byanca Gabarron, mas o funkeiro anunciou o fim do relacionamento de forma oficial.

No entanto, alguns meses depois, Byanca postou um story que mostrava Livinho junto a alguns corações, indicando que talvez eles estivessem juntos novamente.

Vale lembrar que Byanca e Livinho tiveram um filho: Olivio, fruto da união entre ambos. Para o artista, a criança foi a grande virada em sua vida, já que ele começou a entender o que era realmente importante para a sua trajetória.

Ainda nesse sentido, um ponto interessante sobre a vida de MC Livinho é que, mesmo cantando funk, ele continua se considerando fiel aos princípios cristãos.

Por ter crescido na igreja — onde, inclusive, teve o seu primeiro contato com a música —, sua vida ainda é influenciada pela figura de Deus.

Para Livinho, muitas pessoas o julgam apenas por conhecer a sua carreira de sucesso como funkeiro, mas seu potencial vai além. Isso se mostra até mesmo no seu alcance vocal, por exemplo.

E quem disse que funkeiro não pode ser bom no futebol? Além de cantar, compor e produzir, MC Livinho também é um ótimo atacante. Ele passou por alguns times, incluindo o Oeste, de São Paulo, o Audax, de Osasco, e o São Caetano.

Conciliar as duas áreas, fazendo shows e jogando profissionalmente, parece ser uma tarefa árdua, mas Livinho nunca escondeu o seu amor pelo esporte.

A ascensão do funk ostentação

Entender o contexto social pode fazer com que algumas músicas façam ainda mais sentido. No caso do funk paulista, no qual os artistas trazem as suas histórias de vida, essa recomendação é ainda mais válida.

O que será que existe por trás da ostentação? Vale a pena refletir!

Tudo sobre o funk paulista

Você também pode gostar:


Leia também